CEMAFAUNA LANÇA NESTA SEXTA-FEIRA (01) LIVRO ‘BORBOLETAS NO VALE DO CATIMBAU’

blogqsp-capa-livro-borboletas

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) lançará nesta sexta-feira, 01, o livro ‘Borboletas no Vale do Catimbau’ escrito pelo biólogo Carlos Eduardo Nobre e o professor e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, Clemens Schlindwein. O evento começa às 17h, no Museu de Fauna da Caatinga no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina, sertão pernambucano.

A obra tem como principal objetivo apresentar ao público leigo, amador e acadêmico as espécies de borboletas que ocorrem no Parque Nacional do Catimbau, uma das poucas Unidades de Conservação (UC’s) de Pernambuco e do semiárido nordestino brasileiro. A elaboração deste livro surgiu em 2005, a partir da vontade de divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos biólogos Carlos Eduardo e Clemens Schlindwein sobre interações inseto-planta no recém-criado Parque Nacional do Catimbau. Esse é o primeiro guia de campo de borboletas no Brasil e ainda dá destaque à biodiversidade de um dos biomas menos conhecidos do país, a Caatinga.

Sobre os autores

Carlos Eduardo Beserra Nobre é bacharel em Ciências Biológicas e Mestre em Biologia Animal (Universidade Federal de Pernambuco). Atualmente é analista ambiental no Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, onde atua no monitoramento de Entomofauna Terrestre. Desenvolve pesquisas em Biodiversidade e Taxonomia de Lepidoptera e Odonata do Nordeste.

Clemens Schlindwein é graduado em Ciências Biológicas (Universität Hohenheim) e doutor em Ciências Naturais – Biologia (Universität Tübingen, Alemanha). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Botânica, coordenando o grupo de pesquisa: Plebeia – Ecologia de Abelhas e da Polinização. Desenvolve pesquisas em Ecologia da Polinização e assuntos associados.

Jaquelyne Costa


POR FALTA DE RECURSOS, DISQUE-DENÚNCIA NÃO TERÁ MAIS ATENDIMENTOS 24H

blogqsp-disque-denuncia

A partir do dia 1º de julho, o Disque-Denúncia de Pernambuco não vai mais funcionar 24h por dia. O horário de atendimento será reduzido e as informações só serão recebidas durante o horário comercial. A medida, segundo a superintendência, foi tomada diante da impossibilidade de renovação da parceria com o Governo de Pernambuco para o repasse de recurso financeiros à entidade. O Disque-Denúncia diz não ter condições de manter o serviço sem o auxílio.

A Secretaria de Defesa Social, por sua vez, informou que não tem qualquer tipo de gerência na administração do Disque-Denuncia e explicou que a entidade é responsável por suas decisões administrativas. “Entendemos que este serviço poderá continuar sendo prestado à população pernambucana através de outras parcerias da Organização da Sociedade Civil de Interesse Privado com a iniciativa privada, como sempre ocorreu”, esclareu em nota oficial.

Em funcionamento no estado há 16 anos, o Disque-Denúncia já recebeu mais de 500 mil informações que ajudaram a elucidar crimes emblemáticos e variam de denúncias de som alto até desaparecimentos e homicídios. Atualmente, é o maior banco de dados de denúncias sobre segurança pública do Norte e Nordeste. Criado no ano 2000 pela sociedade civil, ele era mantido em parceria com o Governo do Estado.

Entre os casos de maior destaque solucionados através da ajuda do Disque-Denúncia está o assassinato de Maristela Just, o vaso no estádio do Arruda, o desmembramento do grupo de extermínio Thundercats, a prisão da maior quadrilha de sequestros de Pernambuco e a Chacina de Poção.

COMO DENUNCIAR

Disque-Denúncia

Para realizar uma denúncia, basta telefonar para 3421-9595, na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte, ou (81) 3719-4545, no interior. Também é possível repassar informações através do site da central www.disquedenunciape.com.br, que permite o envio de fotos e vídeos. O anonimato é garantido.

Ouvidoria da SDS

Também é possível realizar denúncias anônimas através da Ouvidora da Secretaria de Defesa Social. A unidade é responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões e informações diversas sobre os órgãos vinculados. Através dos números 3183-5009, 3183-5059 ou 0800 081 5001, o cidadão poderá denunciar qualquer tipo de crime. O serviço pode ser acionado, de qualquer telefone, de segunda a sexta, das 07 às 19h. Além dos números apontados acima, a população também pode denunciar através da página da Ouvidoria na Internet ou presencialmente, na Rua São Geraldo, 110, em Santo Amaro, Recife. (Diário de Pernambuco)



CARLOS NEIVA E JOAQUIM NETO MANIFESTAM APOIO A PAULO BOMFIM E UNIDADE ESTÁ MANTIDA

blogqsp-Carlos Neiva-Joaquim Neto-Paulo Bomfim

Após um processo participativo e democrático, Carlos Neiva e Joaquim Neto manifestaram apoio a pré-candidatura a prefeito de Juazeiro pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Paulo Bomfim. Através de suas redes sociais, eles confirmaram a unidade do grupo que tem promovido as transformações no município nos últimos anos.

Um dos principais protagonistas pelo momento de grandeza que Juazeiro vivencia, com destaque para o primeiro lugar na geração de empregos em todo o Brasil, Carlos Neiva declarou apoio a Paulo Bomfim.  “Estaremos juntos com a certeza que ele reúne condições de dar continuidade ao projeto que colocou Juazeiro no rumo certo do Desenvolvimento Econômico e Social”, afirmou. Neiva terminou agradecendo o apoio de todos: “ Agradeço do fundo do meu coração e asseguro que estarei sempre à postos para servir o nosso município e lutar para que nossa Juazeiro se consolide como um bom lugar para morar, trabalhar e investir, e que seja cada vez mais desenvolvida, socialmente justa e democrática”, conclui.

Continuar lendo



ATENÇÃO TRABALHADOR, HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA SACAR ABONO DO PIS/PASEP

Da Agência Brasil

Cerca de 1,4 milhão de trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) referente ao ano-base 2014, divulgou o Ministério do Trabalho. O prazo para retirar o benefício acaba na quinta-feira (30).

De acordo com o balanço mais recente do Ministério do Trabalho, até o último dia 24, 94,14% dos 23,6 milhões de trabalhadores que têm direito ao abono salarial sacaram o dinheiro. O benefício, equivalente a um salário-mínimo (R$ 880), é pago a empregados que tenham trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2014 e tenham recebido até dois salários-mínimos por mês nesse período.

O trabalhador também precisa estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Até agora, foram sacados R$ 18,3 bilhões. Os recursos não sacados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Continuar lendo

Lomadee, uma nova esp?cie na web. A maior plataforma de afiliados da Am?rica Latina.


SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO SANTO PARA CASAIS ACONTECERÁ EM PETROLINA

blogqsp-seminariocasair-petrolina

O segundo capítulo do livro de Gênesis, na Bíblia Sagrada, nos diz: “Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne.” A esta passagem soma-se a expressão: “Só haverá um mundo novo, se houver Famílias Novas”, do fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo. E é em busca da construção de um mundo novo, tocando no que há de mais precioso e sublime como escola de amor – as famílias – que a Obra Shalom realizará, no Parque Josepha Coelho, em Petrolina, no começo do mês de julho, nos dias 02 e 03, o Seminário de Vida no Espírito Santo para Casais.

O evento que é gratuito tem como intuito levar os participantes a uma experiência com O Ressuscitado que passou pela cruz, um encontro com o Seu Amor, com o mistério da Redenção, com o Senhorio de Cristo sobre todas as coisas. “É um momento para deixar-se conquistar por Jesus e amá-Lo, permitindo que o Espírito Santo leve cada participante a trilhar um caminho de crescimento espiritual”, como explica o pastor do Grupo de Casais e membro da Comunidade de Aliança, Maurício Moisés.

Já o coordenador da Obra Shalom Petrolina, Luiz Martins, destaca a importância deste evento: “O Seminário de Vida no Espírito Santo, para nós, é uma das portas de acesso que temos para levar cada batizado a experiência do mergulho no Espírito Santo e esta é a Promessa de Deus Pai”.

Aos interessados em participar do Seminário de Vida no Espírito Santo para Casais e que desejam saber mais informações podem entrar em contato pelos telefones: (87) 99649-5481 (whatsapp/Estéfany Leite) e (74) 98833-1995(whatsapp/Ana Karla). 

Emaísa Lima

Lomadee, uma nova esp?cie na web. A maior plataforma de afiliados da Am?rica Latina.


DIRETO DE LAGOA GRANDE

BLOG DENUNCIA PERSEGUIÇÃO DA CÂMARA, APÓS DIVULGAÇÃO DE GASTOS EXCESSIVO DOS VEREADORES

Em Lagoa Grande no sertão de Pernambuco, o trabalho realizado pela imprensa local por meio de blog´s vem soando para alguns edis da Casa Zeferino Nunes como perseguição política.

É o que vem se queixando por meio de reclamações alguns edis, isso logo após serem dado conhecimento público através de postagens publicados sobre os gastos excessivos com diárias e combustíveis em 2015 por parte do legislativo lagoagrandense.

Na sessão desta terça(28), teve parlamentar que fez queixas durante a sessão, onde chegou a classificar que o trabalho da imprensa através de alguns blog´s locais estaria sendo de perseguição, deixando claro ser caracterizado como perseguição política.

Vale destacar que o trabalho realizado pela imprensa é de dar conhecimento de todos os fatos que venham a acontecerem de interesse relevante a sociedade local, regional e em todo mundo e, que agentes e figuras públicas estão sujeitas a exposições seja qual for suas ações e postura.

Somos sabedores que a imprensa hoje tem um papel importantíssimo para a sociedade Lagoagrandense e que realmente vem contribuindo maciçamente no processo político e social no dia a dia, no desenvolvimento e formação dos cidadãos e cidadãs, isso é fato nitidamente comprovado.

Frisamos ainda que, todos os conteúdos publicados no que se referi a diárias e combustíveis despesas estas  realizadas pela Câmara de Vereadores do município, são dados de acesso público e foram cuidadosamente e responsavelmente extraídos  através do Portal Tome de Conta, do Tribunal de Contas do Estado(TCE).

O Lagoa Grande Notícia, vem reafirmar a todas as figuras políticas que somos credenciados pela nossa credibilidade dada pelos nossos leitores e seguidores diante das notícias postadas a todos os dias.

O trabalho da imprensa através de blog´s estará sempre ao lado das figuras políticas e não políticas para dar apoio necessário nas divulgações das suas ações como sempre esteve e sempre estará no que tange a elogiar, criticar e aplaudir.

Fatos e acontecimentos geradores de notícias por mais escandalosos e tristes que seja, serão sempre publicados pelo LGN com um único e exclusivo objetivo de dar conhecimento ao público, isso doa a quem doer.

Diante do trabalho que realizamos, nos sentimos honrados, reconhecidos e nos leva cada vez mais a sermos responsáveis, isso perante estarmos no ranking oficial de 13ª lugar de blog de notícias mais acessado no estado de Pernambuco.

CONSTESF INICIA SEGUNDA ETAPA DO PROJETO CISTERNAS EM SOBRADINHO

blogqsp-cisternas-sobradinho

Já está em andamento a segunda etapa do Projeto Cisternas em Sobradinho, que entregará às famílias das comunidades rurais do município cerca de 100 tecnologias sociais de convivência com o semiárido, dividas entre cisternas de consumo humano, cisternas de produção e barreiros. O projeto é uma ação do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), através de convênio com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).

De acordo com o presidente do Constesf e Prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, a segunda etapa do projeto é uma ação importante para assegurar que pequenos agricultores possam continuar produzindo. “Encerramos a primeira etapa e imediatamente começamos a segunda, que vai beneficiar ainda mais famílias e garantir uma segurança hídrica para que o homem e a mulher do campo possam viver e produzir com dignidade”, frisou. Continuar lendo

ALIADOS DIZEM QUE CUNHA APRESENTARÁ RENÚNCIA ANTES DA VOTAÇÃO SOBRE A CASSAÇÃO

Aliados dizem que Cunha apresentará renúncia antes de votação sobre cassação

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
O presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pode apresentar sua renúncia ao cargo no dia 11 de julho, antes da votação do relatório sobre seu processo de cassação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
De acordo com O Globo, aliados do peemedebista informaram que a renúncia seria um “gesto de boa vontade” para tentar evitar que ele seja cassado. O ato seria semelhante ao do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que renunciou à presidência da Casa em 2007 para não perder o mandato.
As contas dos líderes da Câmara apontam que Cunha teria ao menos 28 votos a seu favor na CCJ. Porém, para aprovar o recurso apresentado por ele e atrasar ainda mais o processo, ele precisaria de 34 deputados dispostos a ajuda-lo. Auxiliares na defesa de Cunha junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) afirmam que a manutenção do mandato não é o único interesse do parlamentar.
A sua renúncia do cargo também faria com que seus processos deixassem de ser julgados pelo plenário do STF, reservado apenas aos presidentes da Câmara e do Senado, passando para a Segunda Turma, comandada pelo ministro Gilmar Mendes, que possuiria boa relação com Cunha. Além disso, como os julgamentos da Segunda Turma não são televisionados, a pressão para os ministros que absolvessem Cunha seria menor.

TEMER ANUNCIA REAJUSTE DE 12,5% NO BOLSA FAMÍLIA

Temer anuncia reajuste de 12,5% no Bolsa Família; impacto será de R$ 2,5 bilhões por mês

Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado
O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (29), o reajuste médio de 12,5 % nos benefícios do Bolsa Família. A previsão é de que o reajuste passe a valer a partir de 17 de julho. O decreto foi assinado pelo presidente em exercício Michel Temer e também prevê o aumento da linha de extrema pobreza, que passará de R$ 77 para R$ 85. Já a linha da pobreza subirá de R$ 154 para R$ 170.
De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, o impacto da  medida será de R$ 2,5 bilhões por mês, que serão garantidos por uma reserva de recursos feita pelo governo. No discurso em que anunciou o reajuste, Temer defendeu que o governo não “desmoraliza o passado” e mantém programas “exitosos”.
Apesar de dizer que o Brasil precisa do Bolsa Família, o presidente em exercício avaliou que o ideal seria que ele fosse desnecessário no futuro. “No Brasil, tem gente rica, de classe média, gente pobre e na extrema pobreza. Enquanto houver extrema pobreza, é preciso ter programas dessa natureza. Mas o objetivo é, num dado momento, ser desnecessário o Bolsa Família, essa é a intenção”, afirmou Temer.
Atualmente, cerca de 14 milhões de famílias recebem o auxílio do governo, que tem pagamento médio de R$ 164 mensais. O último reajuste foi concedido em 1º de maio de 2014.

CARTA ABERTA AO POVO DE JUAZEIRO

blogqsp-carlosneivaCaros Conterrâneos, creio que são conhecedores que o meu nome não foi escolhido para disputar a próxima eleição, o que eu muito gostaria, não por vaidade ou interesse pessoal mas para dispor de melhores e mais fortes ferramentas para servir ao nosso município além de como sempre disse, estar disposto, disponível e modestamente preparado para tal missão.

Porém, é do processo político, haviam três nomes e somente um poderia ser escolhido. Eu, sempre soube e concordei com as regras.

Nessa produtiva caminhada na vida pública tivemos muito trabalho, enfrentamos muitos problemas, mas nada que nos tirasse o entusiasmo e a força de vontade de lutar sempre por nossa Juazeiro. Estando à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR) demos prioridade a política de geração de emprego e renda, através da atração de investimentos, qualificação profissional e fomento ao empreendedorismo, citando como casos emblemáticos a conquista do Juá Garden Shopping, diversos cursos profissionalizantes, além do Projeto Juazeiro empreendedor, que tem um olhar especial para o micro empreendedor, realizado em parcerias com diversas instituições.

Colocamos Juazeiro como a primeira cidade do Brasil na geração de empregos  – dados do Caged -. Destaco também o aprendizado sobre gestão pública e especialmente as novas amizades conquistadas nessa caminhada, buscando sempre construir pontes e não muros.

Agradecemos a todos que acreditaram, torceram pelo nosso trabalho e para que fôssemos o escolhido para dar continuidade ao projeto iniciado em 2009, conduzido sob o comando do prefeito Isaac Carvalho e toda nossa equipe de dedicados e competentes servidores, desde os amigos secretários ao mais simples e não menos importante colaborador.

O escolhido para disputar o pleito foi o nosso amigo Paulo Bonfim. Estaremos juntos com a certeza que ele reúne condições de dar continuidade ao Projeto, que colocou Juazeiro no rumo certo do Desenvolvimento Econômico e Social.

Um abraço a todos. Agradeço do fundo do meu coração e asseguro que estarei sempre à postos para servir o nosso município e lutar para que nossa Juazeiro se consolide como um bom lugar para morar, trabalhar e investir, e que seja cada vez mais desenvolvida, socialmente justa e democrática.

Carlos Neiva

ITABERABA, SOL NASCENTE E RESIDENCIAL JUAZEIRO 1 E 2, AMANHECEM O DIA SEM ÁGUA NAS TORNEIRAS

blogqspsaae0O SAAE comunica aos usuários do bairro Itaberaba, Loteamento Sol Nascente, Residencial Juazeiro I e Juazeiro II que nesta quinta-feira (30), o abastecimento de água será interrompido de 08h30 às 12h, devido a troca do rolamento da bomba que abastece esses locais.

Tão logo o serviço seja concluído o abastecimento voltará a sua normalidade. Pedimos a compreensão dos usuários e reafirmamos o compromisso em continuar trabalhando para a melhoria do sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto em todo o município

PROGRAMA REVIVER VAI REALIZAR AÇÕES DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL EM PETROLINA

blogqsp-reviver
A Secretaria de Cidadania, através da Secretaria Executiva de Acessibilidade promove durante o mês de julho o Programa Reviver. O propósito é realizar ações motivacionais nos âmbitos familiar, educacional, profissional e de inclusão social,visando a independência da pessoa com deficiência.Serão ações específicas que acontecerão todas as terças-feiras, das 8h às 12h no CSU (Centro Social Urbano), sede das Associações de Pessoas com Deficiência localizado em frente ao Hospital HGU no bairro Maria Auxiliadora. Segue a programação:

Terça-feira, 05 de julho: Palestras, Oficinas e Rodas de conversas voltadas para o campo familiar. Tema: Família e Pessoa com Deficiência;

Terça-feira, 12 de julho: Palestras, Oficinas e Rodas de conversas voltadas para o campo educacional. Tema: Aluno com deficiência e o Papel da Escola na vida educacional;
Terça-feira, 19 de julho: Palestras, Oficinas e Rodas de conversas voltadas para o campo profissional. Tema: Pessoa com Deficiência, Mercado de Trabalho e Vida Independente;
Terça-feira, 26 de julho: Palestras, Oficinas e Rodas de conversas voltadas para o campo de inclusão social. Tema: O protagonismo da pessoa com deficiência na sociedade.O Programa Reviver conta com o apoio da COMUD, ADVP, APS, APAE, CSU, GRE, APA, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde.

George Lôla (estagiário)/ Cauby Fernandes

CONSELHOS DO VELHO SÁBIO*

Reflitam!! 

VALE A PENA SER NEGATIVO ?

Que valor tem pensamentos negativos? Que grande conquista foi realizada por alguém que realmente achava que não ia conseguir? Quanto tempo você gasta irritado? Quanta energia gasta com ressentimentos? Quantos dos seus esforços é direcionado negativamente? Que valor essas coisas podem lhe trazer?

TUDO TEM SEU CUSTO. Se você deixa alguém irritá-lo, você acaba de dar á essa pessoa uma parte preciosa do seu próprio ser. Vale a pena? O que isso vai trazer de bom? Se você deixa pequenas coisas atingi-lo, na verdade está permitindo que roubem momentos preciosos da sua vida.

Você não pode realmente controlar o que as outras pessoas fazem, ou o que dizem. Mas você detém o controle completo sobre a maneira que reage a essas pessoas e aos eventos á sua volta.

VER TUDO PELO LADO NEGATIVO NÃO VAI TRAZER NADA DE BOM!
Faça o esforço de manter-se positivamente focado, independentemente da situação. PROCURE PELO MELHOR E VOCE

 ACHARÁ, você encontrará energias mais do que suficientes para alcançar o sucesso e a realização. 

Por Juliano

Caros amigos!! Precisamos sempre ter pensamentos positivos, fé em Deus e acreditar em nós mesmos. De nada vale pensamentos negativos que só nos tiram momentos proveitosos. Nós não podemos mudar os pensamentos dos outros ou o que fazem, mas como diz na mensagem você tem o controle de como você deve agir com as pessoas em determinadas situações.

Pense positivo, acredite!!

Um forte abraço!!

Comentem!!

Velho Sábio

Bom dia !!

DEPUTADO GUILHERME COELHO PEDE INTERFERÊNCIA DO ITAMARATY NA REDUÇÃO DE IMPOSTOS NAS FRUTAS EXPORTADAS

blogqsp-guilherme-coelho

Condições igualitárias de competitividade com outros países que concorrem com o Brasil. Esse é o principal argumento apresentado pelo deputado federal Guilherme Coelho (PSDB-PE) ao ministro de Relações Exteriores, José Serra, em Audiência na tarde de ontem (28/06), para embasar o pedido de redução do imposto ‘Import Duty’ cobrado aos exportadores brasileiros de uvas na comercialização com a Comunidade Comum Europeia.

O deputado pede que o Itamaraty possa interferir junto às negociações do Mercosul e a Comunidade Comum Europeia para que seja zerada a alíquota do Duty para uvas frescas do Brasil, considerando que Chile, Peru e África do Sul, países também exportadores, tem a tarifa zero.

Guilherme Coelho, que é diretor da área internacional da ABRAFRUTAS, defende que é preciso resolver esta questão que se arrasta há anos. “O Vale do São Francisco exporta 95% da uva brasileira. E nós somos taxados enquanto outros países que exportam para a Comunidade Europeia não são taxados. Isso é uma concorrência desleal”, alegou.

“Ouvi com clareza as virtudes do setor que produz e exporta uvas sem sementes e melões, e os obstáculos encontrados nas vendas à União Europeia, que impõe tarifas da ordem de 11% a 14%. O Itamaraty vai se ocupar dessa questão”, garantiu o Ministro Serra.

Texto: Ricardo Alves