PETROLINA FIRMA PARCERIA COM ONG PARA CASTRAÇÃO DE ANIMAIS DE RUA

blogqsp-lossio-reunião-ONG_protegerO prefeito de Petrolina, Julio Lossio, acompanhado do secretário extraordinário de habitação, Edinaldo Lima, se reuniu nesta segunda-feira (3) com representantes da ONG  Proteger, que cuida de animais em situação de rua, oferecendo atendimento médico veterinário, acolhimento e buscando novos lares para cães e gatos, através de adoção.

Durante o encontro, foi firmada também uma parceria entre a Prefeitura de Petrolina e a ONG para a castração de animais de rua.  O prefeito abraçou a causa e encaminhou toda a documentação, necessária para a concretização do projeto, para a Vigilância Sanitária do Município, órgão que estará à frente da ação junto a ONG.

Julio Lossio também destacou o projeto do governo municipal para a implantação do Hospital Público Veterinário da cidade. O equipamento substituirá o Centro de Zoonoses e prestará serviços especializados e humanizados para animais.

ASCOM PMP    

TENENTE CORONEL NEVES PARTICIPA DO PROGRAMA BASTIDORES DA NOTÍCIA

Ten/Cor Neves    Foto Farnésio Silva

Ten/Cor Neves Comando Regional Norte   Foto Farnésio Silva

O Tenente-Coronel, Carlos Alberto Neves que, no momento, responde pelo  Comando de Policiamento Regional Norte (CPRN), participou nesta manhã (04), do Programa Bastidores da Notícia e falou sobre as atividades realizadas pela companhia. “Abrangemos 53 municípios do norte e temos a missão de servir e proteger a comunidade”.

Ele frisou que a criação de uma Companhia Independente de Policiamento Tático, a Rondesp, melhorou o policiamento na região. “A população pode ter certeza que a polícia militar vai estar 24h cuidando e protegendo as pessoas. Também é preciso que a sociedade participe nos apoiando para que juntos possamos melhorar cada vez mais a segurança pública no município e na região”, pontuou.

Com relação aos constantes homicídios que vem acontecendo na cidade, Neves salientou que a Polícia Militar está intensificando o trabalho de patrulhamento e operações em Juazeiro, a fim de auxiliar no combate ao crime. “A polícia está fazendo o seu patrulhamento, suas operações constantemente. As quatro companhias sempre estão se reunindo e fazendo alterações nas suas ações”, afirmou.

Continuar lendo

VARA DA MULHER SERÁ IMPLANTADA HOJE EM JUAZEIRO

blogqspviolencia mulherNesta terça-feira, 4, o Prefeito Isaac Carvalho e o Procurador-Geral do Município, Eduardo Fernandes, participam da solenidade de instalação da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

O evento acontecerá no Fórum Conselheiro Luiz Viana, no bairro Alagadiço, às 10h30, e contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval Rocha.

Com a inauguração em Juazeiro agora o Estado conta com cinco varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, sendo duas em Salvador, uma em Feira de Santana e uma em Vitória da Conquista.

O Procurador-Geral do Município, Eduardo Fernandes, comemorou a chegada do órgão. “Este gesto louvável do TJ/BA demonstra cuidado com o interior e revela sintonia com as diretrizes apontadas pelas políticas nacionais de atenção à mulher, reforçando a rede de proteção contra violência doméstica e familiar”, frisou.

CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES DE PETROLINA VACINA 150 CÃES DURANTE FEIRA DE ADOÇÃO

blogqsp-ação-Centro de Controle de Zoonoses

Neste domingo (02) a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão da Secretaria de Saúde de Petrolina, participou da Feira de Adoção, realizada pela ONG Proteger na praça da Sementeira, centro da cidade, com aplicação de vacinas e realização de consultas. Ao todo, 150 cães foram imunizados com as vacinas antirrábica e polivante.

“É de fundamental importância parcerias como esta, pois aproxima os laços entre as instituições e possibilita atender a demanda da população, além de divulgar os serviços que a Secretaria de Saúde disponibiliza”, pontuou o coordenador do CCZ Jarbas Costa.

Durante o órgão disponibiliza em sua sede vacinas para os animais e anualmente realiza a Campanha Antirrábica Animal, onde os profissionais visitam todos os bairros de Petrolina vacinando cães e gatos, que está prevista para iniciar entre os meses de outubro e novembro.

O CCZ fica localizado na Rua Pedra do Bode, s/n, Jatobá e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Para maiores informações a população pode ligar para 87 3867 4774.

Gabriella Moura

Lomadee, uma nova esp?cie na web. A maior plataforma de afiliados da Am?rica Latina.

COMEÇARAM AS INSCRIÇÕES PARA 45ª OLIMPÍADAS ESTUDANTIS DE PETROLINA

blogqsp-Olimpíadas Estudantis-petrolinaEstão abertas as inscrições para a 45ª Olimpíadas Estudantis de Petrolina.

Os estudantes interessados devem se inscrever entre os dias 03 e 07 de agosto, na Secretaria Executiva de Esporte, no Parque Municipal Josefa Coelho.

Nesta segunda etapa, participarão da competição alunos de 15 a 17 anos das escolas públicas e privadas. Em 2015, cerca de 5 mil pessoas, entre discentes e educadores, farão parte da disputa.

Modalidades coletivas como futebol, futsal, handebol, vôlei e basquete prometem fortalecer o espírito de equipe e de torcida das unidades escolares. A competição começa no próximo dia 24 de agosto. Uma novidade, neste ano, é a Corrida Estudantil, que foi um sucesso na categoria de 12 a 14 anos, no mês de maio.

Lomadee, uma nova esp?cie na web. A maior plataforma de afiliados da Am?rica Latina.

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E ORDEM PÚBLICA PARTICIPA DE AÇÃO PARA INIBIR A EXTRAÇÃO MINERAL IRREGULAR

blogqsp-fiscalização ambiental-petrolina

A equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) em apoio técnico ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) realizou na última semana uma ação conjunta com o objetivo de inibir a prática clandestina de extração mineral (areia, cascalho, aterro) em regiões de Juazeiro.

A ação ocorreu nas proximidades dos distritos de Pinhões, Juremal e na Serra da Batateira (localizada no Sítio do Mulungú) e foi definida através de denúncias. As equipes flagraram situações de degradação ambiental e desertificação do solo que tornaram os locais irrecuperáveis. Os infratores encontrados no local receberam o auto de infração, tiveram os veículos apreendidos e os responsáveis foram encaminhados à Secretaria para regularização do caso. Ao todo, 4 caçambas foram apreendidas e encaminhadas ao depósito da Prefeitura até que sejam sanadas todas as irregularidades.

Continuar lendo

SECRETÁRIA ENTRA COM AÇÃO CONTRA MARCELO NILO POR INJÚRIA

Presidente da AL-BA teria ofendido secretária municipal da Sedes em uma reunião do PDT

(Foto: Reprodução)

Redação VN
redacao@varelanoticias.com.br

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo (PDT), vai responder processo por injúria movido pela secretária municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego, Andrea Mendonça (PDT). Em janeiro deste ano, a secretária relatou ter sido agredida com palavras de “baixo calão” pelo parlamentar durante reunião na sede do partido.

De acordo com Andrea, o processo está correndo em segredo de justiça para não ter cunho político, porque foi uma ofensa pessoal e, principalmente uma ofensa às mulheres. Ela afirmou ainda que entrou com uma ação por reparação judicial devido o cunho sexista da ofensa. Para a secretária, essa atitude encoraja outras mulheres a enfrentar o mesmo tipo de problema.

Andrea Mendonça declarou que as ofensas que estão no processo são “muito feias” e que “jamais repetiria”.  foram ofensas muito feias que estão no processo. Nilo declarou não ter sido notificado da ação e disse ainda estar surpreso com o processo.

Ele admitiu ter feito críticas à gestão de Andrea na Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, chamando-a de incompetente. Nilo declarou ainda que fez criticas não pessoais e que as criticas feitas a Andrea e ao irmão dela, Félix Mendonça Jr,  são políticas.

RUI FALCÃO DIZ QUE PT SÓ RECEBE DOAÇÕES LEGAIS E NÃO CITA DIRCEU

blogqspptxO presidente nacional do PT, Rui Falcão, divulgou nota na tarde desta segunda-feira, 3, em que defende o partido de acusações de que “teria realizado operações financeiras ilegais”. No curto texto divulgado pela assessoria, Falcão não cita o nome do ex-ministro e ex-presidente do partido José Dirceu, preso na manhã de hoje em Brasília.

“O Partido dos Trabalhadores refuta as acusações de que teria realizado operações financeiras ilegais ou participado de qualquer esquema de corrupção. Todas as doações feitas ao PT ocorreram estritamente dentro da legalidade, por intermédio de transferências bancárias, e foram posteriormente declaradas à Justiça Eleitoral”, diz o breve comunicado divulgado pela assessoria do partido.

Quase oito horas após a operação Pixuleco prender Dirceu, o site oficial do PT não traz nenhuma menção ao caso. O mesmo acontece com as páginas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.(AE)

EM REUNIÃO DA FIEPE, JULIO LOSSIO DESTACA INCENTIVOS FISCAIS NA GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA

blogqsp-lossio-reunião-fiep

Ao lado dos secretários municipais Orlando Tolentino, Jorge Assunção e Heitor Leite, o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, marcou presença na reunião da diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), realizada nesta segunda feira (03), nas instalações da entidade em Petrolina. O encontro reuniu o presidente em exercício da FIEPE, Ricardo Essinger, o diretor da Unidade Regional de Petrolina, Albânio Ferreira, e todo o corpo dirigente da rede, incluindo a CIEPE, SESI, SENAI E IEL.

Na ocasião, além de deliberações administrativas, foi apresentado aos presentes o Projeto de Instalação da Usina Termosolar em Petrolina, pelo professor da UPE e Gerente da Divisão da Eficiência Energética da Chesf, José Bione de Melo Filho. A aplicabilidade dessas fontes alternativas de energia, em especial a fotovoltaica (luz transformada em eletricidade), também estavam na pauta de discussão.

Julio Lossio ressaltou a importância dos investimentos em energias menos agressivas ao meio ambiente e destacou que o município de Petrolina estimula a implantação de projetos dessa natureza, principalmente com incentivos fiscais, reduzindo de impostos, por exemplo. Continuar lendo

CHESF EMITE COMUNICADO SOBRE A VAZÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

Hidrelétrica de Sobradinho-BA  Foto Farnésio Silva

Hidrelétrica de Sobradinho-BA    Foto Farnésio Silva

Chesf, Companhia Hidrelétrica do São Francisco, divulgou  informações sobre cotas e vazões do Reservatório de Sobradinho, com novos testes de Redução da vazão mínima do Rio São Francisco

Senhores,
Em continuidade ao processo de divulgação de informações a respeito da operação dos reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, conforme comunicado na CE-DROB-26/2015, a Agência Nacional das Águas emitiu a Resolução nº 852/2015 prorrogando por três meses, até o dia 31/10/2015, a autorização de redução da vazão mínima no Rio São Francisco até o limite de 900 m3/s, a partir da Usina de Sobradinho.
Salientamos que manteremos V.S.as informados sobre o desenvolvimento desta situação, ao tempo em que nos colocamos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos.

RANIERE FERNANDO DOMINGOS FARIAS
GERENTE DA DIVISÃO REGIONAL DE OPERAÇÃO DE SOBRADINHO

SEM ACORDO COM O GOVERNO GREVE DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS CONTINUA

“Ainda não há acordo com governo”, diz professor sobre greve da Univasf

Do G1 Petrolina

Campus Sede da Univasf em Petrolina (Foto: Leciane Lima / TV Grande Rio)Campus Sede da Univasf em Petrolina  (Foto: Leciane Lima / TV Grande Rio)

A greve dos servidores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) segue nos seis campi da instituição. Apesar das atividades estarem paralisadas desde o dia 23 de julho, o calendário do primeiro semestre não foi afetado, pois ele havia sido concluído normalmente antes da deflagração. A Univasf possui dois campi em Petrolina, no Sertão pernambucano, o Sede e o Ciências Agrárias, além de três na Bahia, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso, e um em São Raimundo Nonato-PI.

Entre as pautas de reivindicação estão a reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras e reajuste salarial. Além disso, outro ponto de destaque do movimento é pelo fim dos cortes orçamentários de atividades de ensino, pesquisa e extensão. “A falta de verba é um dos problemas mais graves. Tem laboratório e unidade sem funcionar por causa dos cortes. A Univasf está com déficit de, pelo menos, R$ 6,3 milhões”, contou o integrante do comando de greve, o professor Nilton Almeida.

Entre os cortes sofridos pela instituição, está a diminuição de 75% para a pós-graduação. “Muitas bancas ficaram comprometidas, muitas avaliações foram prejudicadas. Foi criada uma situação desesperadora”, declarou Nilton. O docente disse também que para a categoria não houve muitos avanços nas negociações com os Ministérios da Educação e do Planejamento. “Nas reuniões com o Sindicato dos Servidores Federais, o Governo não tem sinalizado nada para a Educação. A única coisa apresentada foi um aumento de 21,3% para todos os servidores públicos, isso parcelado em quatro anos, o que corresponde a cerca de 5% em 2016, índice abaixo da inflação que é está próximo de 9%”, explicou Almeida.

A Univasf tem 25 cursos, cerca de 500 professores e, segundo Nilton, a adesão nos campi de Petrolina está próxima a 100%. O número de discentes é de mais de 5 mil alunos. Ao contrário da primeira greve dos servidores, em 2012, que aconteceu durante o período letivo, a de 2015 foi planejada em assembleia, no mês de junho, para coincidir com as férias.

IF Sertão-PE Continuar lendo

CONSELHOS DO VELHO SÁBIO

 OITO PRESENTES PARA UMA VIDA MELHOR

O PRESENTE ESCUTAR… Mas você deve realmente escutar. Sem interrupção, sem distração, sem planejar sua resposta. Apenas escutar. 

O PRESENTE AFEIÇÃO… Seja generoso com abraços, beijos, tapinhas nas costas e aperto de mãos. Deixe estas pequenas ações demonstrarem o amor que você tem por família e amigos

blogqspcriancaminuto (2)O PRESENTE SORRISO…. Junte alguns desenhos. Compartilhe artigos e histórias engraçadas. Seu presente será dizer, “Eu adoro rir com você.” 

O PRESENTE BILHETINHO… Pode ser um simples bilhete de “Muito obrigado por sua ajuda” ou um soneto completo. Um breve bilhete escrito à mão pode ser lembrado pelo resto da vida, e pode mesmo mudar uma vida.  

O PRESENTE ELOGIO… Um simples e sincero, “Você ficou muito bem de vermelho”, “Você fez um super trabalho” ou “Que comida maravilhosa” faz o dia de alguém. 

blogqspminuto3O PRESENTE FAVOR… Todo dia, faça algo amável. 

O PRESENTE SOLIDÃO… Tem momentos em que nós não queremos nada mais do que ficar sozinhos. Seja sensível à esses momentos e dê o presente da solidão ao outro. 

O PRESENTE DISPOSIÇÃO… A maneira mais fácil de sentir-se bem é colocar-se à disposição de alguém, e isso não é difícil de ser feito. 


Boa Noite !

GUARDA MIRIM DE PETROLINA SE DESTACA NO DESFILE CÍVICO NO JOÃO DE DEUS

blogqsp-guardamirim-petrolinaO Projeto Guarda Mirim de Petrolina, criado em 2010 pelo pela Gestão Julio Lossio, vem atuando em parceria com a Secretaria de Educação e ao longo desses 05 anos têm participado com brilhantismo dos eventos cívicos e comemorativos do Município.

E conforme já tradição, neste domingo, 01 de agosto, um grupo da Guarda Mirim, formado com base no projeto Vida Nova, através do Centro da Criança e Adolescente (CAA), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), se destacou no Desfile Cívico do bairro João de Deus, em comemoração aos 28 anos de existência da comunidade.

Participaram do evento cívico 39 alunos oriundos de escolas da rede municipal e estadual da comunidade do João de Deus, como por exemplo a Escola Municipal Maria Soledade, e a Estadual Eneide Coelho. O desfile, que saiu da Escola Estadual Eneide Paixão Cavalcanti, percorreu as principais ruas do bairro.

Continuar lendo

JUNCO GOLEIA MASSAROCA E GARANTE VAGA NA FINAL DO INTERDISTRITAL

blogqsp-campeonatodistrital-junco-massaroca

Cerca de mil pessoas lotaram o campo do Curral Novo, no Salitre, no último domingo, 02, para assistir a partida de volta da Semifinal do Interdistrital onde o Junco goleou Massaroca por 4×1. O Campeonato Interdistrital é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Espores.

A seleção do Junco venceu todas as partidas que disputou durante o campeonato, e no jogo de domingo confirmou seu favoritismo. Iniciando o jogo indo para cima do adversário, aos 11 minutos do primeiro tempo o junco marcou o primeiro gol com o meia Valmir. Depois disso o Massaroca teve que conviver com a pressão dos donos da casa e sua grande torcida.

Continuar lendo