DIRETO SENHOR DO BONFIM

POLICIAIS REALIZAM PRISÕES POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

blogqspviolenciamulherPoliciais da 2a Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Leivison da Silva Nascimento, 20 anos, por agredir sua companheira de 23, nesta terça feira (28), às 22h50, na Avenida Morgado, Bairro Operários da leste, em Senhor do Bonfim.

Em Itiúba, na Rua Ramiro Pimentel, policiais da 5a Companhia prenderam Givaldo dos Santos, 51 anos, por agredir sua companheira de 45, nesta terça feira (28), às 22h.
Os acusados foram apresentados na delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados em flagrante pela Lei Maria da Penha.

CHEFE DA POLÍCIA CIVIL VISITA O SERTÃO PERNAMBUCANO

blogqsp-policiaO chefe da Polícia Civil, Osvaldo Morais, visitou o município de Petrolina – Sertão Pernambucano – distante 721 quilômetros do Recife.
O objetivo foi  fazer um balanço da produtividade da área,  agradecer e parabenizar o empenho dos policiais pela qualidade dos serviços  e dos resultados alcançados.
O encontro reuniu mais de 50 policiais dentre Delegados, Comissários, Escrivães e Agentes  no auditório do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco.
Os delegados responsáveis pelas Áreas Integradas  de Segurança, de 19 a 26, referente as áreas que compõem os municípios  de Arcoverde, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Cabrobó e Petrolina,  além dos titulares das Delegacias de Homicídios, realizaram apresentações  da produtividade de suas respectivas regiões,  mostraram algumas melhorias estruturais realizadas nas delegacias e fizeram algumas solicitações ao chefe de polícia. Continuar lendo

PROJETO JAM NO JOÃO ANUNCIA FIM DA 1ª TEMPORADA

blogsp-jamjoãoA noite desta quinta-feira (30/10) vai deixar saudades! O projeto Jam no João, que desde abril deste ano promove todas as quintas-feiras jam sessions de música instrumental, acaba de completar 25 apresentações. O encerramento desta 1ª temporada será hoje (30/10), a partir das 19h, no foyer do Centro de Cultura João Gilberto e, como sempre, com entrada gratuita.

Da estreia até hoje, o projeto promoveu diversas atividades simultâneas como o Jam no João Multiarte, que adicionou aos encontros vivências de literatura e dança, e o Balaio da Jam, onde o público foi convidado a trazer livros e levar outros para ler em casa.

Quanto às feras da música, já passaram pelo palco do Jam muitos grupos e músicos nacionais e regionais como Juazzêra 4, Camerata Matingueiros, Iago Guimarães, Silas Souza, Marcos Brasil, Pablo Rodrigues, Daniel Itabaiana, Paulo Soares, Aislan Santos, Guiga Rios, Fernando Nunes, Rildon Alves, Jhon Oliveira e tantas outras ilustres figuras, que entraram no espírito do Jam no João e chegaram para improvisar o som, de forma livre e descontraída, principal proposta do projeto. Continuar lendo

“CLUBE DO BAIRRO” NO QUATI SERÁ INAUGURADO NO PRÓXIMO DIA 05 DE NOVEMBRO

Ilustração

Ilustração

No próximo dia 05 de novembro, a comunidade do bairro Quati II vai receber a obra concluída do Clube do Bairro. O equipamento estará à disposição da comunidade oferecendo espaço de lazer e cidadania. A construção é resultado da parceria entre o município e o Governo Federal através do Ministério do Esporte.

Resultado de uma antiga reivindicação dos moradores, o projeto é parte do programa de reestruturação das áreas de lazer dos bairros de Petrolina. Foram investidos R$ 403.045,8 na elaboração de uma praça moderna com uma área de 800m², que dispõe de equipamentos como pista de caminhada, academia da saúde, quadra de futevôlei de areia e parque infantil.

Assim como o bairro Quati, os bairros Cidade Universitária, Vila Eduardo e Areia Branca já dispõem do benefício. Outras quatro obras estão em andamento na Cohab VI, Distrito de Cristália, Rio Corrente como parte da Praça do Esporte e da Cultura (Praça do PEC) e Cohab Manssangano.

 

Lomadee, uma nova esp?cie na web. A maior plataforma de afiliados da Am?rica Latina.

DIRETO DE SENTO-SÉ

SINDICATO REALIZA 2ªFESTA DO SERVIDOR MUNICIPAL

blogqsp-sento-sé

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sento-Sé, realizou no ultimo sábado, dia 25 de outubro a 2ª Festa do Servidor, uma confraternização em homenagem e comemoração ao dia 28 de outubro, dia do Servidor.

Na 2ª Festa do Servidor foram contempladas por sorteios mais de 60 servidores com diversos prêmios: kits de perfumes, relógios, liquidificares, pendrives, batedeiras, entre outros.

Foi realizado ainda um bingo de uma Bicicleta e um microondas. A 2ª Festa do Servidor contou com filiados e seus familiares num total de mais de 450 pessoas. Continuar lendo

BANDIDOS INSTALAM TERROR NAS RUAS DE UAUÁ DURANTE ASSALTO AO BANCO DO BRASIL

Açãopopularoline

Bandidos fortemente armados transformara em terror a manhã de hoje na cidade por volta das 09h34minh, em assalto a Agência do Banco do Brasil, em Uauá/BA. Durante o assalto 4 pessoas foram feridas, entre eles, o guarda que trabalha no banco. Segundo informações levantadas pelo AP, os 6 assaltantes estavam portando armas de grosso calibre.

Sobre a quantia levada não existe ainda o valor determinado, sendo que uma parte do dinheiro foi jogada no meio da rua. Na hora da fuga, eles levaram outro carro e alguns reféns, entre eles, dois funcionários do banco.

Na saída da agência houve troca de tiros entre bandidos e policiais. Os Reféns foram liberados na saída de Uauá.

Confira as fotos:

DSCF7895

DSCF7891DSCF7892

DSCF7901

DSCF7891

DSCF7904[1]

DSCF7903[1]

DSCF7899

DSCF7897

Assalto

DSCF7907

DSCF7909

DSCF7911

DSCF7912

DIRETO DE SOBRADINHO

 DADA A LARGADA PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 

blogqspeleições0

A partir do momento em que foi encerrada a apuração dos votos das eleições para presidente senadores e deputados, uns comemoram, outros lamentam, e assim já se iniciam os preparativos para a corrida eleitoral de 2016.
E a conta é fácil de fazer: ex gestores, gestor atual e TODOS os vereadores inoperantes de Sobradinho arregaçam as mangas para mostrar “serviço” no intuito de manter suas MAMATAS e passar mais 4 anos mamando nas tetas do estado.
Sobradinho teve dois anos de péssimos serviços na saúde, educação, economia dentre outros. Os vereadores que deveriam fiscalizar e evitar que a cidade se tornasse o caos que está vivendo, nada fizeram. A verdade é que cruzaram os braços e deixaram o navio ir a pique!
Agora estão todos os urubus prontos para avançar na carniça e marcar seu território no intuito de colocar as mãos nos cofres públicos, visto que, o atual gestor amargura o seu péssimo desempenho.
Fotos e entrevistas de políticos abraçados com ex gestores fichas suja, vereadores se lançando candidato ou usando de sua “influencia”, para mais uma vez eleger corruptos com uma corja de bajuladores sedentos pelo poder e dinheiro.
O que se espera das próximas eleições é que o povo vote certo, evitem tapinhas nas costas e políticos que levam a vida sugando de programas sociais e utilizando-os para seu próprio bem estar. O povo deve verdadeiramente entender que HONESTIDADE não pode ser utopia, tem que ser a característica fundamental para que o próximo gestor desempenhe um bom trabalho para o desenvolvimento da cidade.
E se você quer mudança para SOBRADINHO, descarte político ficha suja, vereador que deu/dá uma de João sem braço, não reeleja nenhum vereador, pois todos mostraram muito bem que o povo nunca foi e nem será importante, o que importa são seus rendimentos.
Acorda Sobradinho!!

CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DO SINSERP CHAPA 01 REBATE ACUSAÇÕES DE SEU ADVERSÁRIO

blogqspcicerosalessindsempNesta quinta-feira (30) membros da Chapa 01, que concorre a presidência do Sindicato dos Servidores públicos de Juazeiro (Sinserp) participaram do Programa ‘Bastidores da Notícia’, para discorrer sobre suas propostas e prestar esclarecimento sobre as críticas e acusações feitas pelo candidato da chapa 2, Jorge Queiroz.

Na ocasião o candidato Cícero Salles, que concorre ao cargo de presidente do sindicato, afirmou que seu concorrente fez acusações contra a atual gestão por falta de propostas para apresentar, ele também argumentou que se há alguém para ser acusado é o candidato da chapa 02, já que segundo ele teria feitos compras em nome do sindicato mesmo após ter deixado o cargo. “Temos documentos que comprovam as nossas acusações”. Destacou. Continuar lendo

A PRESIDENTA DILMA JÁ ESTÁ ELEITA, A HORA AGORA É DE COBRANÇA!

Lena Oliveira**

blogqspdilmapet0  Foto Farnésio Silva

Vamos cobrar segurança, saúde, Habitação, punição aos corruptos, reforma politica, educação, cultura, direitos humanos, infraestrutura e por fim empregos!!

A época de campanha já passou e o Brasil não está as mil maravilhas, todos aqui sabem disso!

Somando os votos de Aécio com os votos nulos e brancos o resultado é 58.183.761 são quase 4 milhões de pessoas de diferença a mais que os votos recebidos pela presidenta ( 54.501.118), ou seja, a maioria não votou em Dilma Rousseff isso é fato comprovado e os números são claros!

A presidenta vai governar sob os olhos da maioria insatisfeita com a situação econômica e social do país. O povo quer um basta na corrupção, e prisão para corruptos. O povo quer MUDANÇA!

Portanto vamos juntos cobrar as promessas de campanha e lutar por dias melhores de verdade e não esse apontado em números de pesquisas que não refletem a verdade sobre o povo brasileiro!

*Lena Oliveira

PAÍS TEM 789 CASOS DE CHIKUNGUNYA, SEGUNDO O MINISTÉRIO DA SAÚDE

EM JUAZEIRO, 5 CASOS SUSPEITOS ESTÃO SENDO MONITORADOS

As medidas são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, evitar água parada.

As medidas são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, evitar água parada.

O Brasil já registrou 789 casos de febre chikungunya transmitidos dentro do país, segundo dados divulgados hoje (29) pelo Ministério da Saúde. Três estados apresentaram casos da doença, que tem os mesmos vetores e sintomas da dengue.

Desses casos, chamados de autóctones, 330 foram registrados no município de Oiapoque (AP). Na Bahia foram registrados 371 casos em Feira de Santana, 82 em Riachão do Jacuípe, dois em Salvador, um em Alagoinha, um em Cachoeira e um em Amélia Rodrigues. Também foi registrado um caso em Matozinhos (MG), além de 39 pessoas que tiveram o diagnóstico da doença, mas foram contaminadas fora do país.

Na maioria dos casos de febre chikungunya, o paciente não precisa ser internado. Ele é tratado em casa, com remédios para aliviar dores e febre, conforme recomendação médica.

Segundo o Ministério da Saúde, para evitar a transmissão do vírus, é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, evitar água parada.(Aline Leal/ABr)

UPAE ENCERRA CRONOGRAMA DO OUTUBRO ROSA COM PALESTRAS PARA USUÁRIOS

blogqspoutubro-rosa Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE), de Petrolina (PE), através do setor de Serviço Social, estará encerrando o cronograma de atividades do Outubro Rosa. Até amanhã, sexta-feira (31), durante todo dia, os ​usuários que aguardam consultas e exames estarão recebendo palestras sobre a prevenção do Câncer de Mama.

Segundo a coordenadora do Serviço Social da instituição, Maria de Nazaré Cunha, o objetivo é lembrar ao público a seriedade de cuidar da saúde, principalmente neste caso específico do câncer de mama. Continuar lendo

PREFEITURA DE JUAZEIRO PROMOVE AÇÕES PREVENTIVAS NO DIA MUNDIAL DE COMBATE AO AVC

blogqsp-juazeiroMuitas pessoas aproveitaram a quarta-feira, 29, Dia Mundial de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral) para ir a Praça Santiago Maior e conferir de perto alguns serviços e orientações oferecidas pela equipe da Secretaria da Saúde de Juazeiro.

A população pôde aferir a pressão, receber orientações nutricionais, dicas sobre atividades físicas, fazer avaliação antropométrica (peso e altura), além de conferir a presença animada e educativa da equipe do Núcleo de Comunicação e Educação em Saúde (NECOM), que de forma bem descontraída passou para a população mensagens sobre os males que o cigarro causa para a saúde, através de entrevistas com a repórter palhaçada e palhaçinho.

Para a pescadora Marilene Ferreira Santos, 35 anos, a iniciativa está de parabéns. “Estava meio tonta e aproveitei a oportunidade para aferir a pressão e receber informações. Hoje tem muita gente ainda sem conhecimento da doença e é importante se prevenir”, disse. Continuar lendo

VICE-PRESIDENTE REELEITO MICHEL TEMER AGRADECE EMPENHO DE LOSSIO DURANTE CAMPANHA

blogqsp-lossioNesta quarta-feira (29) o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, esteve em Brasília em visita ao vice-presidente reeleito, Michel Temer. A viagem à capital federal foi a convite de Temer, para agradecer pessoalmente o empenho de Lossio durante a campanha eleitoral que culminou na vitória, no segundo turno, da presidente Dilma Rousseff.

Durante o encontro, Temer reafirmou o compromisso do governo federal com ações que promovam ainda mais o desenvolvimento de Petrolina. Os votos de Pernambuco foram essenciais para a vitória de Dilma Rousseff e Michel Temer nas urnas. A presidente foi eleita no estado com 70,26% dos votos válidos.

FAMPRESS: POTENCIAIS TURÍSTICOS DE LAGOA GRANDE SERÃO APRESENTADOS A JORNALISTAS DE VÁRIOS ESTADOS

blogqsp-imagemA Fampress é uma realização da Empresa Pernambucana de Turismo – Empetur, com parceria da Prefeitura de Lagoa Grande, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte, e do Sebrae Petrolina, através da área de Projetos de Turismo do Vale do São Francisco capitaneados por Katia Souza.

O objetivo é selecionar os pontos turísticos e formar um roteiro integrado para a realização de eventos nesta modalidade, além de potencializar os atrativos da cidade. A rota das águas e dos vinhos, que compreendem as Ilhas do Rio São Francisco e vinícolas como a “Rio Sol” e fazendas de uvas, estarão no roteiro. Continuar lendo

EM PETROLINA ESTÃO ABERTAS VAGAS PARA 03 CURSOS DO PRONATEC

blogqsp-pretrolinaA Secretaria de Cidadania de Petrolina e a Secretaria Executiva/BAMEM, através do Petrolina Cidadã, está oferecendo 62 vagas para 03 cursos técnicos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

 As pré-inscrições podem ser feitas no Parque Josefa Coelho no espaço Petrolina Cidadã, das 8h às 13h.

As vagas são prioritárias para os titulares ou beneficiários do Programa Plano Brasil sem Miséria e do Programa Bolsa Família, na faixa etária a partir dos 15 anos.

Documentação – Para fazer a inscrição é necessário apresentar inscrição do Número de Informação Social (NIS) da família, cópia de identidade (RG), CPF , comprovante de residência e de escolaridade. O número do BAMEM para informações sobre os cursos é o 3862-9153.

Veja os cursos disponíveis Continuar lendo

SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA JUAZEIRENSES PARA PREVENÇÃO DA CHIKUNGUNYA

blogqspklingersaudejua2O representante da secretaria municipal de saúde de juazeiro, Kliger Farias participou do ‘Programa Bastidores da Notícia’ para alertar a população juazeirense sobre as medidas de prevenção que devem ser tomadas contra o vírus da febre Chikungunya, que já provocou uma epidemia em Feira de Santana.

De acordo com o responsável pelo combate ao Aedes aegypti (transmissor do vírus), a contaminação acontece quando o mosquito que picou alguém que está infectado pica outra pessoa que a partir do momento contrai o vírus, por isso alerta a população a prevenir a proliferação do transmissor usando as mesmas medidas de prevenção da dengue. Continuar lendo

ALERTA IMPORTANTE: VOCÊ SABE O QUE SEU FILHO ESTÁ FAZENDO?

*Enooc Evangelista

blogqspmaterialescolarSou professor de jovens, crianças e adolescentes, percebo em algumas situações os Pais perderam o controle de seus filhos, em algumas situações questiono o porquê está dormindo em sala durante a aula e a resposta é quase sempre a mesma: “fui dormir tarde estava nas redes sociais, dormir as 02h30min ou 03h00min da madrugada e tive que acordar cedo pra fim à escola”.

Isso é quase constante com as mesmas pessoas, em outas situações já vi os Pais deixarem seus filhos na porta da escola e eles nem entram tomando outros destinos.

Estou falando principalmente de crianças e adolescentes com idades entre 12 e 17 anos que acham serem donos de si, não sabendo que seus Pais são os responsáveis pelos seus atos.

Acredito que ainda é tempo de repensar os limites atribuídos aos nossos filhos, esses jovem devem viver em função dos estudos, pois é através dele que podemos mudar o mundo.

Sugiro que acompanhe direitinho seu filho, principalmente, o que ocorreu na escola, pergunte pra ele, pegue o seu caderno, livros e atividades, com certeza ele terá atividades todos os dias para estudar, colocar somete num reforço não é a solução, os pais precisam conviver com seus filhos.

Isso é algo que percebi, mas com certeza tem muitos Pais e Filhos responsáveis que são exemplos para a sociedade, vamos pensar e tentar corrigir os possíveis erros enquanto é tempo.

*Enooc Evangelista é professor

O GATO, OS RATOS E A CÂMARA DE VEREADORES DE PETROLINA (PARTE II)

*Cauby Fernandes

BLOGQSP-CAUBY

Aqueles que leram a primeira parte do artigo, sabem muito bem que os ratos decidiram colocar um colar (sino) no gato para que quando ele estivesse por perto, o som do sino o denunciaria e os ratos poderiam bater em retirada, e, todos poderiam escapar ilesos.

A ideia foi espetacular, até um rato sábio perguntar quem colocaria o sino no felino. Ninguém se habilitou a executar a tal proeza. No entanto a idéia foi ótima! Foi dito também que a Câmara reclamava muito, mas, idéias não fluíam daquele lugar.

Aqui então vai a parte II:

Conta-se que logo após os ratos não conseguirem colocar o sino no gato, resolveram eleger o rato sábio para ser o seu condutor para assuntos estratégicos para busca de alimentos. O rato sábio sempre conduziu bem a turba que por ele sempre tiveram respeito.
Um dia, porém, em uma investida a dispensa da casa, um dos ratos foi pego pelo gato, que quase o mata. O rato foi salvo através de um plano do líder que foi bem sucedido. Passado alguns dias se levanta outro rato (primo do que sofrera na mão do gato) que se rebelou contra o rato sábio e que pretendia tomar seu lugar no topo do poder do bando.

Esse rato começou a desdenhar dos planos e dos projetos do rato sábio, e conseguiu arregimentar outros ratos para fazerem parte da oposição ao líder que por sua vez, nem se importava com os levantes dos rebeldes e continuava sua jornada em cuidar da ninhada que cada vez crescia mais.

Se o rato sábio colocava em ação um projeto de busca de alimento, o rato rebelde dizia a todos que alguém ia se machucar, que o rato sábio era um brincalhão e que apenas estava tripudiando dos seguiam as demandas do rato sábio e que aquela não era a forma correta de se buscar alimento, no entanto nada fazia para provar o contrário. Porém , a ninhada crescia e se fortalecia no conselho do velho sábio rato. Continuar lendo

COMÉDIA “AS SEREIAS DA ZONA SUL” COM ATORES GLOBAIS CHEGA A JUAZEIRO

blogqsp-comédia“As Sereias da Zona Sul”, uma comédia de Miguel Falabella, com os atores globais, Sidney Sampaio e Felipe Cunha chega a JUAZEIRO-BA neste final de semana!

“As Sereias de Zona Sul”, um dos maiores sucessos do teatro Brasileiro. Estreou em 1988, no Rio de Janeiro, com Miguel Falabella e Guilherme Karan. O espetáculo é considerado, o mais bem sucedido do gênero teatral “Besteirol” e é um dos poucos trabalhos do estilo que consegue uma grande aceitação tanto por parte da crítica quanto pelo público.

Desde que foi encenada pela primeira vez, “As Sereias da Zona Sul” passou por várias mudanças, mas sempre manteve duas características muito fortes: o tom cômico e o elenco de primeira. Continuar lendo

FACAPE ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR

blogqspvagas0A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) prorrogou até amanhã, sexta-feira (31), o prazo de inscrições para a seleção de professores temporários. As vagas são para o curso de pós-graduação lato sensu em Psicologia Jurídica.

Os interessados deverão acessar o edital e fazer as inscrições na página eletrônica da Facape (www.facape.br, no link ‘Concursos’) ou diretamente no link http://sistemas.facape.br:8080/concurso/actConcurso.do?m=iniciarConcurso&id=53.

O processo seletivo será realizado em etapa única, constituída de avaliação curricular de títulos. A previsão é de que o resultado final seja divulgado no dia 7 de novembro.

MOSCAMED PREPARA PACOTE DE TECNOLOGIAS ‘LIMPAS’ PARA O COMBATE ÀS MOSCAS-DAS-FRUTAS

blogqsp-mosca,edA Biofábrica Moscamed Brasil deu o primeiro passo para o registro de um pacote tecnológico para combate às moscas-das-frutas, junto ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), neste mês de outubro.

Trata-se dos parasitoides Diachasmimorpha longicaudata e Fopius arisanus, usados em vários países para controle biológico de moscas-das-frutas dos gêneros Anastrepha, Bactrocera e Ceratitis.

A proposta da Moscamed é multiplicar os parasitóides em laboratório, liberá-los em campo para reduzir as populações das moscas-das-frutas. A tecnologia ‘limpa’ poderá ser utilizada em plantações comerciais e também por agricultores que desenvolvem a produção de frutos orgânicos no Vale do São Francisco (VSF), que por não fazerem uso do controle químico, os pomares podem funcionar como repositórios para a praga.

Os parasitóides, popularmente conhecidos como vespas, são inimigos naturais das moscas-das-frutas. Com o Diachasmimorpha longicaudata o processo acontece quando a fêmea da vespa introduz o ovipositor no interior do fruto e coloca seus ovos dentro do corpo da larva da mosca, surgindo uma  nova vespa, que elimina a praga. Já as fêmeas do Fopius arisanus, detectam os ovos de moscas-das-frutas no interior dos frutos, dentro dos quais depositam seus ovos, de onde sairá também um novo parasitóide.

As moscas-das-frutas são consideradas uma das maiores pragas agrícolas no mundo. A praga tem preocupado os produtores do VSF, pois existe na região uma variedade de culturas hospedeiras dos insetos, que provoca perdas diretas em campo e o aumento no custo da produção. Os prejuízos somam 120 milhões de dólares por ano para a fruticultura brasileira e mais de 2 bilhões de dólares para a fruticultura mundial.

O Presidente da Moscamed Brasil, Jair Virgínio, explica que recentemente os governos baiano e pernambucano liberaram recursos financeiros para conduzir um programa de área ampla, empregando medidas para supressão da praga. Ele informa ainda que para o programa ter sucesso, é fundamental que haja tecnologias que contribuam para o controle da mosca-das-frutas em sistemas de produção orgânico.

A Moscamed considera que as vespas poderão ser usadas igualmente na região norte do Brasil, em programas fitossanitários de combate a mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae). A mosca que afeta a carambola é uma praga quarentenária, ou seja, está presente em outros países ou regiões e mesmo sob controle permanente, constitui ameaça a economia agrícola do país ou região importadora.

De acordo com Virgínio, a nova tecnologia vem somar na luta contra os insetos. “Conjugados ao uso de machos estéreis, já registrados pela Moscamed, os parasitoides podem se tornar ferramentas importantes para o manejo de moscas-das-frutas em todo o Brasil, contribuindo para reduzir a pressão provocada por essa praga”, concluiu Virginio.

O Projeto de registro, produção e comercialização das vespas é uma parceria entre a Moscamed e a Agropec.

CONSELHOS DO VELHO SÁBIO

Hábito de explodir

Boa Noite amigos…

Encontrei uma história de um monge que tinha o hábito de explodir em acessos de fúria e culpar seus companheiros quando as coisas não davam certo.

Conta a história que um dia o monge decidiu afastar-se da causa de seus problemas e foi para um mosteiro no deserto, onde praticamente não tinha contato com outros seres humanos.

Certa manhã, após instalar-se em sua nova morada, esbarrou acidentalmente no cântaro de água e lhe derramou o conteúdo. Ficou enfurecido, mas não havia ninguém por perto a quem culpar. Encheu novamente o cântaro. Pouco tempo depois, o mesmo fato se repetiu. Num ímpeto de ira, arremessou o cântaro ao chão, fazendo-o em pedacinhos.

Depois de acalmar-se, começou a refletir e chegou à conclusão de que seu mau humor era problema dele mesmo, e não dos outros.

1º Afaste os invejosos – afaste-se das pessoas que o invejam.

2º Coragem para mudar – nunca tenha medo de mudar.

3º Celebre as pequenas vitórias – por menor que sejam.

4º Olhe para o futuro – pense que amanhã será melhor

5º Ficar quieto consigo mesmo – ouça a sua consciência.

Vamos refletir sobre o hábito de explodir? 

Reflitam !!

Velho Sábio

Boa Noite !!

DIRETO DE SOBRADINHO

PREFEITO PARTICIPA DA ENTREGA DE MAQUINÁRIO A REDE MULHER

blogqsp-sobradinhoAconteceu hoje, 28, na Colônia de Pescadores em Sobradinho, a solenidade de assinatura do convênio firmado entre a Associação e artesãs e mulheres beneficiadoras do pescado e a Fundação de Desenvolvimento Tecnológico, Científico, Sócio-Cultural, Econômico, de Turismo e Ambiental para cessão provisória de maquinário que servirá ao beneficiamento do pescado. A associação recebeu dezenove equipamentos , que totalizam um valor de cerca de 500 mil reais. A cessão terá duração de três anos e, posteriormente, será doado definitivamente a associação que compõe a Rede Mulher de Sobradinho.

Atualmente, a associação congrega 130 mulheres que trabalham com artesanato e beneficiamento do pescado em Sobradinho.

A instituição doadora, uma organização não governamental e sem fins lucrativos é sediada em Juazeiro e não tem fins lucrativos. Segundo Aurílio Souza, Diretor executivo da ONG, a instituição avaliou como muito importante o trabalho que a Rede Mulher vem desenvolvendo em Sobradinho e resolveu contemplar as mulheres associadas com o maquinário que possibilitará o aumento da produtividade e geração de emprego e renda. ” Nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento sustentável e econômico de instituições sérias, como a Rede Mulher. Estamos realizados com essa ação e desejamos que a associação cresça ainda mais e garanta um sustento digno para essas mulheres que, na sua maioria, são chefes de família” afirmou o Diretor Executivo.

Cida Pescadora, uma das representantes da Rede e precursora no beneficiamento do pescado em Sobradinho, falou que o equipamento vai fortalecer a Rede Mulher, aumentar a produtividade da Associação e melhorar as condições de trabalho. ” Esperávamos esse momento com bastante ansiedade, porque precisávamos demais deste maquinário para aumentar a nossa produção, profissionalizar o nosso produto e poder incluir mais mulheres na associação. Trabalhamos com o beneficiamento e criamos dezenas de derivados do peixe que ganharam boa aceitação no mercado. O município de Sobradinho nos deu um incentivo muito grande quando incluiu o pescado na merenda escolar. Somente a Prefeitura nos compra dois mil quilos por mês . Para dar conta desta e de outras demandas precisávamos deste maquinário”, afirmou a associada.

Presente no evento, o Prefeito Luiz Vicente Berti, ressaltou a vocação do município para a psicultura e elogiou o trabalho da associação. ” Essas mulheres são guerreiras e representam muito bem a força da mulher de Sobradinho. Desde que assumimos a gestão, abraçamos esse projeto, porque fortalece a mulher e suas famílias. Desta forma vamos estruturando toda a cadeia produtiva do pescado. Nossa gestão implantou, com muito sucesso, o Projeto Sobradinho Sustentável, que incluiu o pescado e seus diversos sub-produtos na merenda escolar. Uma inovação que favoreceu tanto a associação, quanto a aprendizagem dos nossos alunos que aceitaram bem o produto e estão mais nutridos.

O Prefeito anunciou para o mês de novembro a realização a I Feira do Peixe em Sobradinho, que vai trazer ganhos reais para o segmento.  Em dezembro irá acontecer a II Feira da Mulher Empreendedora, uma iniciativa da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizada ano passado com bastante sucesso. Em 2014 a Feira será fortalecida com a presença da Rede Mulher.

Também marcaram presença no evento a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fernanda Sanjuan Berti, DulcileneKestering, Secretária de Educação, Cícero Alves, da Secretaria de de Obras e Serviços Públicos, o Vereador Jaques Canturil, além de representantes dos pescadores, criadores e outros movimentos sociais.

LÍDICE CONSEGUE ASSINATURAS PARA PROPOSTA QUE ESTABELECE FIM DA REELEIÇÃO PARA CARGOS EXECUTIVOS

lidiceEm sua justificativa, a parlamentar lembra que hoje, o artigo 14, parágrafo 5º da Constituição Federal prevê a reeleição para Presidente da República, governadores e prefeitos, bem como os que os sucederam ou substituíram durante os mandatos, para um único período subsequente.

Ela também cita que desde a promulgação da Emenda Constitucional nº 16, de 1997, que instituiu a reeleição, todos os Presidentes da República que se candidataram novamente foram reconduzidos aos seus cargos.

Lídice considera que se pode compreender, hoje, “que a reeleição provoca desequilíbrios na disputa eleitoral, não só em razão da indevida utilização da máquina estatal pelo candidato à reeleição, como também pelo prejuízo causado à governabilidade, em razão da dedicação do titular do mandato à sua campanha eleitoral”. Continuar lendo

EQUIPE DE TRANSIÇÃO DO NOVO GOVERNADOR DA BAHIA SERÁ COMANDADA PELO ATUAL SECRETÁRIO DA FAZENDA

blogqsp.rui

Foi divulgado no começo da tarde desta quarta-feira, pelo governador eleito Rui Costa (PT), os nomes dos integrantes da comissão que ficará responsável pela transição da gestão governamental.

A equipe que será coordenada pelo secretário da Fazenda do Estado (Sefaz), Manoel Vitório, tem como integrantes o chefe de gabinete da Sefaz, Adriano Tadeu Chagas; a superintendente do Atendimento ao Cidadão da Saeb, Nelma Carneiro Araújo; o chefe de gabinete da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), Rodrigo Pimentel Lima; o secretário da Casa Civil em exercício, Carlos Palma de Mello; a procuradora do Estado, Cláudia Maria Moura; o coordenador executivo da Casa Civil, Luiz Henrique D’Utra e o superintendente de Orçamento Público, da Secretaria do Planejamento (Seplan), Cláudio Peixoto.

Como dito anteriormente, Rui Costa voltou a afirmar que nenhum dos nomes que compõem a equipe técnica, farão parte do novo secretariado, aproveitando a sua conta no microblog Twitter para tentar acabar com especulações acerca dos nomes que assumirão as pastas. “Vou anunciar o secretariado de uma vez, até dez de dezembro. Eu vou anunciar pessoalmente, qualquer informação diferente não tem validade”, ressaltou o petista.

AOS GANHADORES … FESTAS! AOS PERDEDORES … VELÓRIOS!

*Otoniel Gondim

blogqspeleiçõesdemocraciaBonecos bandeira BRVê-se, é só querer enxergar, dois quadros expostos nas paredes políticas de Juazeiro- BA. Um claramente colorido, com gente reluzente e sorridente. Outro opacamente cinzento, com gente obscura e melancólica.

As eleições a deputado estadual, federal, senador e governador no estado e a presidente do país, deixaram e deixarão, d’agora em diante, marcas profundas nos futuros rostos de muitos políticos antigos e novos . Leitor, cá pra nós, ficou feliz com os seus votos e os resultados? A regra é clara: Onde têm grandes Perdedores, têm grandalhões Vencedores! Gostou … Amou?

A quem interessar possa, vamo que vamo… Quem , quais, são os políticos que mais lucraram, galgaram degraus , sorriem, hoje, pelos quatro cantos da cidade? Quem, quais, são os políticos que mais se lascaram, descambaram degraus, choram, hoje, pelos quatro cantos da cidade? Olha só as análises do povão ( do povão sim, senhor! ) e do papaizinho aqui. Ganhadores e Perdedores, ‘’nem que a vaca tussa’’, escrevinhemo-los.

GANHADORES
Prefeito Isaac Carvalho — Impressionante o tamanho de sua larga vitória. Praticamente 100%. Incansável, Isaac arregaçou as mangas, deixou de lado a sua auto blindagem, resolveu dormir tarde e acordar cedo na captura incessante de votos e mais votos aos seus aliados e, principalmente ( Aí o Dr. Pedro Alcântara foi prejudicado na sua candidatura.) , para os candidatos do seu partido a deputado estadual ( Zó ) e a deputado federal ( Daniel Almeida).

Com Daniel Almeida já praticamente eleito no estado fora a fora, Isaac bem poderia forçar um pouco a barra, dar maior fôlego, um pouquinho mais de atenção, substanciar e turbinar a candidatura do fiel escudeiro de outras campanhas, Pedro Alcântara. Coisas de partido. Pena que enxergou isso tardiamente.

Um erro solitário e sem o querer, a meu ver. Está perdoado por essa. Afinal , Pedro Alcântara sobreviverá a isso, pois, será sempre um importante aliado, persistente e se espera que tenha sobrevida a nível municipal e estadual . Isaac, leitor , conseguiu um verdadeiro milagre, no entanto : Eleger Crisóstomo Lima ( o Zó ) a deputado estadual. Não deve ter sido tarefas das mais fáceis, mesmo sendo Zó um dos últimos colocados na lista dos eleitos.Mas, conseguiu e parabéns.

O prefeito Isaac Carvalho para tanto sucesso nas urnas , fez o que? Simples: Juntou, coordenou, comandou, mandou e orientou toda a cambada na campanha: secretários, assessores, funcionários públicos , privados, colegas, amigos, simpatizantes, admiradores, lançando-os aos ringues das disputas nas arenas eleitorais. Chamou para si a missão e a responsabilidade dos resultados, assegurando um êxito logradouro de causar muita inveja e dorzinha de cotovelo aqui e alhures. Vitória avassaladora e, no horizonte político que se vislumbra, conquistou a cadeira cativa de maior líder político de Juazeiro e região.

Isaac,agora num se ache não , deixe o salto alto e vá por mim, cara: Saque da sua equipe, imediatamente, alguns truculentos, bajuladores, oportunistas e incompetentes assessores e secretários. Substitua-os , imediatamente, por figuras mais alegres, humanistas, competentes , repletas de boas ideias e de ideais convictos. Juazeiro baterá mais palmas e mais palmas. Vale uma apostinha?

Por isso tudo e por ter, PENSE NUMA OBRA MARAVILHOSA FOI ESSA DO SEU GOVERNO! , lançado nas chamas do inferno os políticos anti-povo que ainda restavam na cidade, num verdadeiro adeus com direito a velórios. Beleza de Creuza, prefeito e grupo. Leitor e Isaac Carvalho, tô ou num tô certo?

Crisóstomo Lima ( Zó ) —– A duras penas , eleito deputado estadual. Mesmo assim uma coisa passou ao eleitor : Nunca desistiu. É um bravo lutador quando entra em uma batalha. Acredita, não tem medo e vai como costuma falar: No peito e na Raça! Além disso, embora não o veja ainda como um político empenhado no que diz e promete, o PC do B ( Partido que mostrou ter nas mãos, pois, verdade seja dita, sempre esteve nele e com ele. ) o acolhe, o denga, o mima e o ama..

O futuro, Zó, dirá a sua consistência como político popular engajado nas lutas sociais e democráticas que tanto alardeia defender. Até gostaria que o fosse. Comece tentando mudar alguns critérios arrogantes, vingativos, ter mais humildade e a orientar os seus rumos não somente com ideologias , mas, com práticas socialistas levadas a sério. Parabéns e ao futuro, então. Leitor e Zó, tô ou num tô certo?

Roberto Carlos —- Deputado estadual reeleito para o quarto mandato .O por que toda a Bahia é sabedora, pois, pela segunda vez consecutiva, foi o único candidato a ter votação em todos os municípios do estado. Se bem que encolheu os votos, entretanto, foi reeleito com sobras.

Assistencialismo, fisiologismo , nepotismo e emendas populares fazem do Deputado Roberto Carlos, uma figura com potencial aglutinante de votos. Tem portas abertas com o executivo, é um articulador nato e está mais sabido e experiente. Precisa é sair urgente de um processo que tramita contra ele na Polícia Federal e que vem lhe trazendo inumeráveis dissabores e estragos de credibilidade. Sanando e explicando direitinho isso ao povo,poderá voltar a acalentar o velho sonho de disputar pau a pau o governo municipal em 2016.

Até lá a cidade segue teimando em perguntar: Já que Roberto e Isaac vão comungar e comer do mesmo prato estadual e federal, com Dilma e Ruy, um acordo político não seria o melhor para ambos, visando, também para ambos, um futuro mais cimentado de vitórias?. Agora, Roberto Carlos, chega de patetice por que está mais que na hora de largar e se livrar do encosto Joseph Bandeira. Que tenha um melhor mandato, deputado. Leitor e Roberto Carlos, tô ou num tô certo?

PERDEDORES Continuar lendo

CEMITÉRIOS DE JUAZEIRO PASSAM POR MANUTENÇÃO E LIMPEZA

blogqsp-cemitério

O Cemitério Central de Juazeiro está sendo preparado para receber um grande número de pessoas no Dia de Finados, 2 de novembro. Para garantir a tranquilidade aos amigos e familiares dos entes sepultados,a Secretaria de Serviços Públicos, iniciou esta semana às ações de Mutirão de Limpeza que contemplam varrição, capina, recolhimento de lixo e entulho, além da limpeza de ruas no entorno do cemitério. Para atender às demandas previstas, a SESP destinou 86 agentes de limpeza.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes, o objetivo dos trabalhos é oferecer maior comodidade as pessoas que visitam o Cemitério, além de preservar ainda mais a estrutura da área. “Todos os anos preparamos o local para que os visitantes que vêm homenagear seus familiares ou amigos que já faleceram possam ter conforto neste momento especial”, contou Eduardo. Continuar lendo

JUAZEIRO DESPERTA INTERESSE DE MULTINACIONAL PARA INVESTIMENTO NO SETOR INDUSTRIAL

blogqsp-juazeiroO secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva, recebeu em seu gabinete Marcelo Rupolo e Fábio Moraes, sócios e representantes na região da P&W.

A empresa com escritórios na China, Portugal, Espanha e Brasil, trabalha no desenvolvimento e fabricação de painel para a construção civil.

Durante a conversa que contou também com a presença do gerente de negócios do Desenbahia para a região Norte, Roberto Parish, o secretário Neiva apresentou um panorama do crescimento do município nos últimos seis anos, principalmente para o Distrito Industrial com a chegada de mais de 100 empresas; e a geração de empregos que colocou Juazeiro por dois anos consecutivos como a cidade que mais gera emprego no interior do Estado. Continuar lendo

PETROLINA AVANÇA NA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

blogqsp-petrolina Desde que foi instituída através da lei 12.305/10, a Política Nacional de Resíduos Sólidos tem como meta principal envolver municípios e a sociedade na construção do desenvolvimento sustentável, através de pilares como reciclagem e reutilização de resíduos sólidos e a destinação correta do que não pode ser reaproveitado. Inclui também a prática de atividades de conscientização e educação ambiental. Petrolina, no sertão de Pernambuco, já avança consideravelmente na elaboração e implantação de suas metas para que a Lei Federal seja cumprida.

Através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), o município já se comprometeu junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a dar celeridade na implantação de alguns itens previstos em lei, bem como melhorar e ajustar o que já existe, a exemplo da coleta seletiva.

Implementação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, implementação da coleta seletiva, identificação e notificação dos setores obrigados a elaborarem o plano de gerenciamento de resíduo sólido e a criação de uma Comissão Interna Permanente de Gestão Ambiental são algumas das solicitações feitas em documento pelo MPPE ao município. Continuar lendo

COMEÇA HOJE O 1° FÓRUM DE DIREITO AGRÁRIO DA FACAPE

agrarioComeça nesta quarta-feira (29) o 1° Fórum de Direito Agrário da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).

Os interessados ainda podem se inscrever no site da instituição (www.facape.br, no link Eventos Acadêmicos) ou diretamente através do endereço eletrônico http://sistemas.facape.br:8080/eventosacademicos/actEventos.do?m=iniciarEvento&id=8. A taxa de inscrição de R$ 10 deve ser paga até a hora do evento na tesouraria da Facape.

A programaçãoserá aberta com a palestra ‘Geocadastro de imóveis rurais: Reestruturação das instituições para uma maior segurança jurídica no Direito Agrário brasileiro’, com o economista e administrador, Dr. Bastiaan Philip Reydon. Logo depois, às 20h30, o engenheiro agrônomo e perito federal do Incra, Dr. Ricardo de Araújo Pereira, ministrará a palestra ‘Governança agrária: propostas de reestruturação dos órgãos agrários nacionais’.

O evento prossegue até amanhã (30) Continuar lendo

EPTTC PROMOVE PALESTRA EDUCATIVA NA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA RAINHA DOS ANJOS

blogqsp-epttc“Uso correto do cinto de segurança, atravessar na faixa de pedestre, e os cuidados ao cruzar a Br, além de aprender a conviver com as regras do trânsito”.

Estes foram os principais motivos na lista da diretora da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos-Caic, Alessandra Patrício, para justificar a palestra Educativa sobre Trânsito, realizada pela equipe da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo-EPTTC. A palestra é realizada no período da manhã e tarde.

A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos. Os perigos do trânsito e um aprendizado sobre as leis para garantir segurança são alguns dos temas abordados pela coordenação de Educação para o Trânsito da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC). Continuar lendo

SECRETARIA DA SAÚDE DE JUAZEIRO ORIENTA SOBRE A PREVENÇÃO DO AVC

blogqsp.medicinaO Dia de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral) é lembrado internacionalmente nesta quarta-feira, 29. Com o intuito de orientar a população sobre os principais cuidados e ampliar a prevenção contra o problema, a Secretaria da Saúde de Juazeiro realizará – na mesma data – atividade educativa na Praça Santiago Maior, das 8h às 12h.

O objetivo é também ensinar a comunidade a reconhecer rapidamente os sintomas do AVC, além de comunicar a importância de intervir precocemente na identificação do problema. De acordo com a Rede Brasil AVC, a cada cinco minutos um brasileiro morre em decorrência do problema. Continuar lendo

UM GENIAL JUAZEIRENSE DESCONHECIDO EM SUA PRÓPRIA TERRA!

blogqsp-caffé*Maurício Dias (Mauriçola)

A gente sempre diz: Juazeiro, terra de João Gilberto criador da “Bossa Nova”, Ivete Sangalo, maior estrela da música “pop” brasileira, Daniel Alves do Barcelona, Galvão dos “Novos Baianos” e Miécio?

 Galvão, nos anos 80 me levou até ele, na rua Vitória, “centrão” de São Paulo, depois nos encontramos em uma exposição dele na sala da FUNARTE, eu toquei no auditório nesta noite dentro do projeto “letra & música” ao lado de Fernando Brant, Waly Salomão, Itamar Assunção,   Renato Teixeira, Belchior, fui como parceiro de Galvão.

SESSÃO DA TERÇA DA CÂMARA DE JUAZEIRO FOI DEDICADA A CONCESSÃO DE TÍTULOS DE CIDADÃO

blogqsp-câmaraA pauta da Câmara de Vereadores de Juazeiro na sessão desta terça-feira, 28/10 foi inteira dedicada à promulgação e concessão de títulos de cidadania juazeirense.

Foram promulgadas as Resoluções 14/2014, 15/2014 e 18/2014, concedendo títulos de cidadania, respectivamente, a Julianeli Tolentino de Lima, Jorge Assis de Assunção e Haroldo Schistek.

Foram votadas e aprovadas, por unanimidade dos 17 vereadores presentes, títulos de cidadão de acordo com os projetos de resolução 14 e 15/2014, respectivamente para o Jornalista Manoel Cavalcante Leão Netto, proposição do vereador Caffé do 8 e para o Engenheiro Ailton Candeia de Lima, proposição do vereador Mitonho Vargas.