RUI DETERMINA MAIOR COMBATE AO CRIME E PROPÕE APOIO À CULTURA PARA REDUZIR A VIOLÊNCIA

blogqspRUI COSTAEsta semana o governador Rui Costa determinou que o Estado deve ampliar o uso da força contra a criminalidade na Bahia. A explicação de como e porque Rui tomou esta decisão está no programa ‘Digaí Governador’.

“Até o mês de julho, e agosto deve manter isso, conseguimos reduzir, em todas as regiões do Estado, o número de homicídios, comparado com o ano de 2014. Mas, os últimos acontecimentos aqui em Salvador e em algumas cidades do interior, acenderam a luz amarela, para que nós possamos intensificar as ações de prevenção e de repressão, para não permitir que o número de homicídios cresça”, afirma o governador.

Ainda nesta edição do Digaí, o governador fala sobre ações na área de cultura, por meio de editais e outras iniciativas, que estão fomentando artistas baianos e passarão a levar diversas linguagens, como o cinema e o teatro, para as escolas baianas. Rui fala ainda das comemorações do 7 de Setembro e da promulgação da Constituição Cidadã. “Olhe, a democracia é um valor. Um valor não do ponto de vista eleitoral, mas um valor enquanto estrutura que organiza uma sociedade. Ou seja, é a compreensão que as pessoas que compõem essa sociedade têm que ser ouvidas”. Continuar lendo


DIRETO DE CASA NOVA

MUNICÍPIO INTENSIFICA CADASTRO DO GARANTIA-SAFRA
Garantia-safraCom o objetivo de garantir a inclusão dos agricultores do município de Casa Nova na relação do seguro Garantia-Safra 2015/2016, a Prefeitura, através da secretaria Agricultura e Meio Ambiente, intensificou as visitas as localidade rurais para realizar o cadastro. No ano passado foram beneficiados 4.800 agricultores e para este ano, a previsão é cadastrar 5.500.
O cadastramento esta sendo realizada por uma equipe de técnicos da secretaria e já percorreu as localidades de Tiririca, Caraíbas dos Bragas, Cacimbinha, Lago, Riacho do Sobrado, Cacimbas, Ouricuri, Luiz Viana, Serra da Pimenta, Junco, Ladeira Grande, Açude de Pedra, Almas, Lagoa do Alegre, Poço do Umbuzeiro, Jardim e 56.
“O que depende da prefeitura para realizar o trabalho está sendo feito. Estamos percorrendo as localidades para fazer a ficha cadastral e garantir esse apoio que é de suma importância para a agricultura do nosso município. Vamos continuar o cadastro em mais localidades”, declara Cacá Viana, secretário da pasta de Agricultura e Meio Ambiente.

Continuar lendo

PREFEITO JULIO LOSSIO RECEBE PREFEITA DE ARCOVERDE EM PETROLINA

blogqsp-lossio-prefeita-arcoverdeConhecida em todo o Sertão Pernambucano, Petrolina chama a atenção pelas ações realizadas pela administração pública, a exemplo do número de Novas Sementes implantadas, 135 ao todo, as inaugurações das 12 AME’s, além da entrega de mais de 5200 unidades habitacionais do MCMV.

Além da satisfação dos servidores e fornecedores que recebem seus pagamentos em dia, quando não com antecedência.

Todos esses assuntos movimentaram a conversa entre o prefeito Julio Lossio, o secretário de Finanças, Julio Lossio Filho e a prefeita de Arcoverde Madalena Brito, que veio a Petrolina com uma comitiva de secretários para conhecer de perto toda essa pujança.

Sempre receptivo, o chefe do executivo, explanou sobre os trabalhos que desenvolve desde 2009 quando assumiu pela primeira vez a prefeitura. “Costumo dizer que estamos muito bem apesar da crise. Petrolina é reconhecida não apenas pela fruticultura irrigada, mas também pelos projetos que beneficiam as famílias petrolinenses.

Posso citar o Nova Semente que acolhe as crianças, e as mães podem ir trabalhar sem tantas preocupações, posso citar o número enorme de unidades habitacionais, que entregamos aqueles que não teriam condições de comprar uma casa”, expôs.

A prefeita fez questão de frisar sobre a importância da visita a Petrolina e que leva a Arcoverde muitos bons exemplos da administração e fez questão conhecer uma unidade do Nova Semente para ver de perto seu funcionamento e já deixou informado que em breve voltará a Petrolina para conhecer o sistema funcional da AME.

Texto: Lidiane Souza/Foto: Gilson Pereira  

IF SERTÃO-PE ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO 2016

IF-Sertão/Petrolina

IF-Sertão/Petrolina

Estudantes interessados em participar do Processo Seletivo 2016 para os cursos técnicos do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) já podem se inscrever. As inscrições seguem abertas até 30 de setembro. Aqueles que optarem pela isenção da taxa devem fazer o pedido até o dia três de setembro.

Os candidatos deverão realizar a inscrição pela internet, no endereço http://selecao.ifsertao-pe.edu.br/copese/, ou presencialmente, junto à comissão local de cada campus, cujos endereços poderão ser consultados no edital, bem como os procedimentos completos e documentação necessária.

Este ano, estão sendo ofertadas 1.470 vagas nos cursos técnicos de Agropecuária, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Química, Logística, Refrigeração e Climatização, Agricultura, Agroindústria e Zootecnia, divididas entre as modalidades Médio Integrado (para concluintes do 9º ano, antiga 8ª série, do Ensino Fundamental); Subsequente (para quem já concluiu o Ensino Médio) e Proeja (para aqueles que concluíram ou estejam concluindo o ensino fundamental ou 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos [EJA]). Para o campus Petrolina, há 365 vagas disponíveis. O campus Petrolina Zona Rural oferece 240 vagas. Em Floresta, são 140 vagas, e em Salgueiro, 230. Já os campi Ouricuri, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista ofertam, respectivamente, 180, 245 e 70 vagas.

Continuar lendo

Lomadee, uma nova esp?cie na web. A maior plataforma de afiliados da Am?rica Latina.

GERÊNCIA DO TRABALHO E EMPREGO EM JUAZEIRO RECEBERÁ VISITA DO SUPERINTENDENTE REGIONAL

blogqsp-Severiano Alves de SouzaAmanhã (03),  o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego na Bahia, Severiano Alves de Souza visitará a Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Juazeiro. O objetivo da visita é conhecer as instalações da Gerência a fim de identificar melhorias na qualidade do atendimento e articular parcerias que viabilizem a mudança da sede da Gerência para uma localização mais visível e de fácil acesso à população.

Além de Juazeiro, o Superintendente visitará na quinta-feira, à tarde, a Agência do Trabalho e Emprego em Senhor do Bonfim e na sexta-feira, a Agência de Jacobina, vinculadas, administrativamente, à Gerência de Juazeiro.

Continuar lendo

Lomadee, uma nova esp?cie na web. A maior plataforma de afiliados da Am?rica Latina.

SEDIS ABRE INSCRIÇÕES PARA 200 VAGAS DA ESCOLA DE CONFECÇÕES DE JUAZEIRO

blogqsp-Escola de Confecções-juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS, através do Acessuas Trabalho abre inscrições nesta quarta-feira (02) para várias turmas da Escola de Confecções em Juazeiro.

Nesta etapa serão oferecidas 100 vagas para a Escola de Confecções do bairro da Penha e 100 vagas para a unidade itinerante que será instalada na Associação de Moradores do bairro Tabuleiro.

As inscrições serão realizadas no Acessuas Trabalho, das 8h às 12h e das 14 às 17h, na Praça Imaculada Conceição, nº 16 – Edifício Olegário Soares, sala 1, térreo, ao lado da Catedral. Os interessados devem apresentar RG, CPF, NIS, Histórico ou Declaração Escolar (fundamenta II incompleto) e comprovante de residência. Para quem mora nos residenciais do Minha Casa Minha Vida é necessário apresentar o contrato do imóvel.

Por Emanuelle Lustosa/SEDIS

PETROLINA INICIA 2ª DOSE DA VACINAÇÃO CONTRA O HPV

blogqspvacina

Meninas de 9 a 11 anos que receberam a primeira dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), já podem tomar a segunda dose. A vacina já está disponível em todas as unidades de saúde de Petrolina e a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que mais de cinco mil meninas sejam imunizadas.

De acordo com a coordenadora de imunização de Petrolina, Jeane Moraes, a aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a proteção contra o vírus. “O ideal é seguir o esquema preconizado pelo Ministério da Saúde. Para que as meninas estejam de fato protegidas é preciso cumprir o protocolo estabelecido com as três doses da vacina”.

Para completar o ciclo de vacinação, as meninas devem tomar a terceira dose, cinco anos após a administração da primeira. A vacina protege contra os quatro subtipos do HPV, vírus responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero.

Ascom PMP

PREFEITO DE UAUÁ, OLÍMPIO CARDOSO E OUTROS 09 GESTORES TEM BENS BLOQUEADOS PELA JUSTIÇA

por Luís Filipe Veloso/ Fernando Duarte

BLOGQSP.OLIMPIO

Prefeito de Uauá, Olímpio Cardoso

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou o bloqueio dos bens de 10 prefeitos baianos após as investigações da operação “Águia de Haia”, deflagrada pela Polícia Federal (PF), que identificou desvios de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
A decisão foi publicada no Diário Oficial da Justiça em 20 de julho e atinge os prefeitos de Camamu (Emiliana Assunção Santos – PP), Itapicuru (José Moreira de Carvalho Neto – PDT), Livramento de Nossa Senhora (Paulo César Cardoso de Oliveira – PRP), Mairi (Raimundo de Almeida Carvalho – PDT), Mirangaba (Dirceu Mendes Ribeiro – PDT), Nova Soure (José Arivaldo Ferreira Soares – PDT), Paramirim (Júlio Bernardo Brito Vieira Bittencourt – PSD), Ruy Barbosa (José Bonifácio Marques Dourado – PT), Teixeira de Freitas (João Bosco Bittencourt – PT) e Uauá (Olímpio Cardoso Filho – PDT).
A polícia suspeita que o esquema tenha desviado o montante de R$ 57 milhões em verbas federais para o uso exclusivo na área da educação. O registro dos autos, no entanto, não foram localizados nos sistemas da Justiça Federal ou do TJ-BA.

PRF EM PETROLINA RECUPERA VEÍCULO FURTADO DE SÃO PAULO

blogqsp-veículofurtadoDurante a realização de fiscalização e ronda desta terça-feira (01), na BR 428 no KM 184, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Petrolina, abordou um micro ônibus com a placa de Cotia município de São Paulo com um condutor que não era habilitado.

Ao ser consultado nos sistemas operacionais da PRF, constou uma restrição de roubo para o condutor e furto para tal veículo. Com o aprofundamento de busca por mais informações a respeito da restrição, descobriu-se que que o carro foi indebitamente apropriado de sua proprietária, residente no Estado de São Paulo. A proprietária teria deixado o seu automóvel em uma oficina para reparos em São Paulo e nunca mais obteve notícias dele.

O motorista abordado, foi encaminhado à Polícia Civil, alegando que estaria apenas levando o carro para uma oficina em Petrolina, e não soube responder o motivo da restrição que o acusa de furto. O veículo está à disposição da Polícia Civil para elucidação dos fatos.

Ascom PRF

 

RONDESP NORTE E PETO 75 APREENDEM ARMAS DE FOGO NO SALITRE

blogqsp-apreensãodearmas-salitre

Por volta de 1 hora e 20 minutos de ontem (01), Policiais Militares da RONDESP NORTE juntamente com Policiais Militares do PETO da 75ª CIPM, receberam informações de que um indivíduo conhecido como “CLERISTON”, suspeito de praticar um homicídio no Bairro Alto do Alencar na noite do dia 31 de agosto de 2015, estaria escondido no Povoado dos Campos dos Cavalos, região do Salitre. No entanto, os Policiais Militares deslocaram para o local citado e após algumas informações colhidas a residência foi localizada e no momento que os Policiais se identificaram para o proprietário, o referido colocou o braço pra fora da porta segurando uma arma de fogo e dizendo em tom ameaçador “QUEM QUISER QUE META A CARA”. Com isto a residência foi cercada e quando o proprietário quis retornar para dentro, os Policiais Militares o prenderam, sendo identificado como CARLOS AUGUSTO DE OLIVEIRA, tio de CLERISTON, o qual portava um Revólver calibre 38, marca TAURUS, número de série 1340966, municiado com 6 (seis) cartuchos intactos do mesmo calibre e após uma busca minuciosa no interior da residência foram localizados uma espingarda calibre 28, sem marca aparente, número de série 47833, modelo 151, desmuniciada; um Revólver calibre 22, marca ROSSI, número de série 119801, desmuniciado; 12 (doze) cartuchos calibre 28 intactos; 5 (cinco) cartuchos calibre 32 intactos; além da quantia de R$ 3.806,00 (três mil, oitocentos e seis reais) em espécie. Contudo, os Policiais Militares perguntaram a CARLOS AUGUSTO DE OLIVEIRA sobre a procedência do dinheiro e das armas de fogo apreendidos, mas o mesmo não se pronunciou e informou que não teria visto seu sobrinho “CLERISTON” há algum tempo. Diante dos fatos, foi dado voz de prisão a CARLOS AUGUSTO sendo conduzido e apresentado na Delegacia de Juazeiro, juntamente com as armas de fogo, as munições e o dinheiro, conforme ocorrência número 7794/2015.

Fonte: RONDESP NORTE    

CULTURA PREPARA SÉRIE DE CONCERTOS MUSICAIS NO MÊS DE ANIVERSÁRIO DE PETROLINA

blogqsp-philarmonica 1

A secretaria executiva de Cultura preparou um presente especial para  a cidade, no mês dos 120 anos de emancipação política de Petrolina.  Durante todo o mês, a Orquestra Philarmônica 21 de Setembro fará apresentações de concertos em diversos locais da cidade, dentro de sua grade de programação.

Amanhã (03), começa a série Concertos ao Meio Dia, na Tenda Cultural da Praça do Bambuzinho, às 12 horas. As apresentações acontecerão todas as terças-feiras, no mesmo local. Na quinta-feira, dia 03, é a vez da Quinta na 21 – Feira Multicultural. O evento acontecerá sempre às 18 horas, na Praça 21 de Setembro, nas quintas feiras até o mês de dezembro.  A Feira Multicultural tem por objetivo estimular o desenvolvimento sustentável da atividade artesanal.

Continuar lendo

LEI OBRIGA BANCOS A DISPONIBILIZAR CADEIRAS PARA CLIENTES EM ESPERA

blogqsp-fila-banco

Foi publicada nesta terça-feira (01), no Diário Oficial do Município (DOM), a lei 8.879/15 que regulamenta a instalação de cadeiras aos usuários de agências bancárias de Salvador.  De acordo com a lei, todas as agências devem possuir cadeiras proporcionalmente ao número de caixas funcionando. Cinco cadeiras devem estar disponíveis para cada caixa.  Em nota, a Federação Brasileira de Bancos afirmou que as agências bancárias da capital irão analisar a lei e seus impactos.

O banco que não cumprir a determinação vai estar sujeito a advertências além de multas, que podem chegar até 10 mil reais.  Segundo a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon),  a lei só entrará em vigor daqui a 90 dias. “Como o código de Defesa do Consumidor (CDC) é uma norma de caráter especial para proteger os vulneráveis, se tratando de uma nova legislação que venha dar conforto ao consumidor, a Codecon estará atenta ao cumprimento da lei”, afirmou a assessora jurídica da Codecon, Edinélia de Almeida.

Continuar lendo

CPI QUER OUVIR ‘DILMA BOLADA’ E LÍDERES DE MOVIMENTOS ANTI-PT

blogqsp-Internet

A CPI da Câmara dos Deputados criada para apurar crimes cibernéticos aprovou nesta terça-feira (1º) convites para ouvir o criador do perfil “Dilma Bolada”, Jeferson Monteiro, e líderes de movimentos de rua que pedem a saída da presidente Dilma Rousseff.

Criada para teoricamente investigar crimes como fraudes contra correntistas de bancos, a CPI tem sido palco da disputa política entre governo e oposição. Os dois lados se acusam de financiar exércitos na internet para desqualificar adversários.

Por acordo, os integrantes da CPI decidiram aprovar convites, mas se houver recusa ao comparecimento, a comissão pode analisar a aprovação da convocação.

“Dilma Bolada”, que é um perfil das redes sociais simpático a Dilma, foi alvo de requerimento da oposição. Já o PSOL, aliado ao PT, aprovou requerimento de convite a líderes do MBL (Movimento Brasil Livre) e do Revoltados Online, de oposição ao governo.

“O PSDB quer partidarizar a comissão, reproduzindo essa polarização medonha com o PT, como se tudo não passasse de uma disputa entre ‘coxinhas’ e ‘petralhas’. Qual é o crime cibernético que a ‘Dilma Bolada’ cometeu?”, questionou o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), autor do requerimento de convite aos líderes do MBL e do Revoltados Online.

Continuar lendo

FÉLIX JUNIOR E VALMIR ASSUNÇÃO NA MIRA DA JUSTIÇA

blogqsp-felix

AP - Treze inquéritos criminais e quatro ações penais tramitam atualmente no Supremo contra 12 deputados federais baianos, segundo levantamento baseado em informações do site Congresso em Foco. Na lista, dois parlamentares despontam como os campeões, com três citações cada. Fernando Torres (PSD) responde dois inquéritos sobre lavagem de dinheiro e é réu em um processo, no qual é acusado por crime contra a ordem econômica. O outro, Jonga Bacelar (PR), é alvo de três investigações por peculato, lavagem de dinheiro  e crime eleitoral.

A relação inclui ainda Arthur Maia (SD), Bacelar (PTN), Luiz Caetano (PT), Benito Gama (PTB), Paulo Magalhães (PSD), Roberto Britto (PP), Ronaldo Carletto (PP) e Valmir Assunção (PT).  Do rol, Félix Mendonça Júnior (PDT) é o único que conta com parecer da Procuradoria-Geral da República favorável ao arquivamento da acusação.

REVELAÇÕES: EX-MARIDO DE DILMA FALA SOBRE DITADURA E TRAIÇÃO A DILMA COM ATRIZ

blogqso-Carlos Araújo

Carlos Araújo, ex-marido da presidente Dilma Rousseff, fez revelações inéditas à revista GQ Brasil, entre elas, detalhes sobre o episódio de traição com a atriz Bete Mendes, que na época estrelava a novela Beto Rockfeller, na TV Tupi. Araújo contou como eram as lutas contra o regime militar e o seu relacionamento com Dilma, além de detalhes sobre as torturas e prisões que viveram na época.

Os dois se conheceram em 1969, em reuniões da organização guerrilheira Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). Com dez anos de diferença e uma atração mútua, passaram a morar juntos. “Era uma mulher atraente, que já havia lido uma boa quantidade de livros para a idade dela”, relembra Araújo.

Em um encontro político no Rio de Janeiro, Carlos Araújo conheceu Bete Mendes, por quem logo se sentiu atraído. Logo depois, consolou-a por ter sido abandonada pelo noivo e acabaram indo parar em seu apartamento. “Improvisei um jantar no fogãozinho de duas bocas e tomamos um vinho barato”, conta ele. “Foi encantador, apesar daquele cenário paupérrimo e da comida horrível”.  Em seguida, os dois fizeram uma breve pausa na militância e passaram três dias sozinhos em uma praia de São Vicente.

Continuar lendo