AULA INAUGURAL DA FACULDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE CONTA COM PALESTRA-SHOW E ZUMBA

unnamedOs novos alunos da Faculdade Aberta da Terceira Idade (FATI) participaram, nesta sexta-feira (29), da aula inaugural do semestre 2014.2. Os estudantes, que têm mais de 50 anos, acompanharam a palestra-show da professora Laudelia Rivas, que colocou todos os presentes até para dançar zumba.

O projeto é desenvolvido há três anos pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e conta com a parceria da Universidade de Pernambuco (UPE). Também participaram da aula inaugural, professores das duas instituições, monitores do projeto, além do presidente da Facape, Rinaldo Remígio; a vice-diretora do campus da UPE em Petrolina, Marta Guimarães e a coordenadora do FATI, Thereza Christina. Continuar lendo

DEPUTADO ROBERTO CARLOS CONTA COM O APOIO DO EX-PUGILISTA REGINALDO HOLYFIELD

unnamedO ex-pugilista Reginaldo Holyfield declarou apoio ao deputado Roberto Carlos, candidato à reeleição. De acordo com Holyfield, o deputado Roberto Carlos é um dos poucos preocupados com o incentivo à prática esportiva. “Vejo como ele trabalha para garantir a construção de quadras para ser uma opção de lazer dos nossos jovens, além de importantes projetos, apresentados na Assembleia Legislativa, voltados para o desportista”, disse Holyfield.

Além disso, o ex-pugilista ressaltou o interesse do parlamentar em ajudar as pessoas. “Quando minha casa pegou fogo e perdi tudo, muitos amigos sumiram e foi o deputado Roberto Carlos que mais me ajudou. Sem o apoio dele, seria muito difícil me reestruturar. Ele foi um verdadeiro amigo. Serei sempre grato a este homem que tem um coração tão grande”, finalizou Reginaldo Holyfield.

MARCOS MENDES GARANTE AMPLIAÇÃO DOS CAMPUS DA UNEB PARA 26 TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE

unnamedO candidato ao Governo do Estado pelo PSOL, Marcos Mendes, em entrevistas concedidas às rádios de Juazeiro na tarde desta sexta-feira(29), garantiu expandir os campus da UNEB (Universidade Estadual da Bahia) durante o Governo do PSOL. Os  campus da UNEB atualmente estão espalhados em 17 territórios de identidade e a proposta de Marcos Mendes consiste em ampliar  para os 26 territórios do Estado.  

“Assumimos um compromisso de no Governo do PSOL aumentarmos a quantidade de campus universitários. Precisamos levar o ensino superior público para todos os cantos do Estado, só assim vamos combater a miséria e a exclusão das áreas rurais”, garantiu Mendes. A proposta de ampliação da Universidades Estaduais pelo candidato do PSOL caminham ao lado da defesa de uma  total  autonomia das universidades públicas, incluindo, independência financeira, administrativa e cultural. Continuar lendo

EMBRAPA SEMIÁRIDO REALIZA TREINAMENTO EM PRODUÇÃO INTEGRADA DE UVA

blogqspuvaparreiral0A Embrapa Semiárido realizará, no período de 03 a 05 de setembro 2014, mais uma edição do curso Produção Integrada de Uva, sob a coordenação do pesquisador José Eudes de Morais Oliveira.

O objetivo é atender as solicitações de algumas empresas, que pretendem capacitar seus técnicos em Produção Integrada de Uvas, em decorrência da necessidade de certificação de suas áreas nesse e de outros sistemas de produção.

O treinamento de PI Uva será ministrado no  período de 03 a 05 de setembro de 2014, no Escritório de Apoio da Embrapa Semiárido (parte teórica), localizado no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, das 07h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. A parte prática será efetivada em campo, local ainda a ser definido, das 07h30 às 12 horas. Continuar lendo

Lomadee, uma nova esp?cie na web. A maior plataforma de afiliados da Am?rica Latina.

BANDIDOS ASSALTAM CAIXA DO BANCO DO BRASIL NA MINERAÇÃO CARAÍIBA

Bandidos assaltam caixa do Banco do Brasil dentro da Mineração Caraíba
Bandidos fortemente armados assaltaram o caixa eletrônico do Banco do Brasil localizado nas dependências da empresa Mineração Caraíba, em Jaguarari, interior da Bahia nesta sexta-feira (29).
A Polícia Civil já realizou perícia no local, mas ainda não divulgou detalhes do caso. A redação do Bahia Notícias entrou em contato com a empresa, mas foi informada que o expediente do setor responsável pelos esclarecimentos já tinha terminado e mais informações só poderiam ser dadas pelo supervisor na próxima segunda.

SEDUH INICIOU OBRAS NA RUA CONSELHEIRO SARAIVA NO CENTRO DE JUAZEIRO

unnamedA Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), iniciou há cerca de 15 dias a obra de revitalização do centro da cidade, com a transformação da Rua Conselheiro Saraiva em calçadão com extensão de 173 metros. Esta é a primeira etapa do projeto de Requalificação do Centro Comercial da cidade, que passará por mudanças significativas.

Nesta primeira etapa do projeto foram realizados os serviços de drenagem da rede coberta das lojas e iniciados os serviços de colocação do novo revestimento, com o piso intertravado. O SAA também realizou a substituição dos ramais condominiais de esgoto e a transferência dos hidrômetros que estão na calçada para o padrão mureta.

O secretario da SEDUH, Jorge Barboza, destaca que o novo centro da cidade será totalmente reestruturado e o calçadão irá tornar mais bonito o espaço físico, além de trazer benefícios para os comerciantes e para as pessoas que circulam diariamente para realizar compras. “Com o calçadão, a população poderá usufruir de maior conforto ao visitar o comércio e os lojistas também sentirão os reflexos positivos com aumento do fluxo de clientes, que também terão mais segurança no momento da compra e tudo isso vai impulsionar o desenvolvimento da economia local”, afirma o secretário.

unnamedPara a comerciante Girlane Alves, que trabalha no local há dois anos, os resultados positivos da obra são esperados por todos os lojistas. “Sem o trânsito de carros e com o calçamento novo será uma boa oportunidade para atrair novos clientes e aumentar a venda dos nossos produtos”.

O engenheiro civil da SEDUH, Armando Alberto Gaspar, lembra que a obra recupera um aspecto do passado da história da cidade, pois na rua Conselheiro Saraiva funcionou o primeiro centro financeiro de Juazeiro. “Antigamente a rua contava com instituições bancarás estaduais e federais e agora voltará a ser um centro comercial pujante. Também é uma forma de recuperar e melhorar a mobilidade urbana, pois há muito tempo a rua não recebia investimentos públicos para sua reordenação”.

A obra de Requalificação é um projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal e tem como objetivo a recuperação asfáltica de ruas e avenidas, transformar a Conselheiro Saraiva em calçadão, reformar da Praça Santiago Maior e construção da Praça Barão do Rio Branco, no entorno do Paço Municipal.

PREFEITO JULIO LOSSIO ENTREGA MAIS UM TELECENTRO EM PETROLINA

Imagem/Ilustrativa

Imagem/Ilustrativa

O prefeito Julio Lossio durante a inauguração, da unidade do ‘Nova Semente’ Jesus Pequenino, nesta sexta-feira (29), no bairro Jardim Petrópolis, entregou mais um Telecentro – Inclusão Digital, uma ação adquirida através da Usina de Projetos do Município de Petrolina conveniada junto ao Governo Federal financiada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia que visa à implantação de 11 Centros de Inclusão Digital. O convênio, de acordo com a Superintendência de Juventude e Direitos Humanos, da Secretaria da Cidadania, têm o investimento de R$ 615.984,54.

Cada Telecentro é composto de 10 computadores, 01 Servidor, 01 Lousa Interativa, 01 Impressora a Laser, 01 TV LCD 42¨, 01 Data Show, 02 Ar condicionados, 10 estabilizadores, 01 Nobreak, 01 Switch, 11 cadeiras, 11 mesas, 01 Quadro Branco, Armário MDF, Rack Multidivisão pra TV.

Objetivo do Programa, de acordo com Robson Rocha, superintendente de de Juventude e Direitos Humanos, visa contribuir qualitativamente no desempenho profissional dos Adolescentes e Jovens para que eles obtenham uma melhor inclusão social, fazendo com que haja o desenvolvimento da autoestima, autoconfiança e autocontrole e acesso a tecnologia e pesquisa.

DOMINGO ACONTECE FIBAL DA COPA SALITRINHO E BINGO BENEFICENTE

blogqspfutebolNeste fim de semana acontece a terceira Copinha da Independência na comunidade do Salitre. O evento que começa pela manhã com os jogos finais da Copa Salitrinho 2014 e segue durante todo o domingo (31) com feijoada a partir do meio dia e muita animação ao som de Serginho Moral de Banda.

Em seguida será realizado o Bingo beneficente para arrecadar fundos para a instituição que desenvolve as atividades com crianças da comunidade, às 15h, que terá premiações de primeiro, segundo, terceiro e quarto lugar. Entre os prêmios estão grades de cerveja, ventilador, um celular e micro-ondas.

OU O PT DESCONSTRÓI MARINA OU ELA VARRE O PT

:

247 – Com 50 por cento de intenções de voto na pesquisa Datafolha sobre as eleições para governador de São Paulo, o candidato à reeleição Geraldo Alckmin, do PSDB, não tem dúvidas em continuar dedicando largos espaços em seu programa no horário político à desconstrução do adversário Paulo Skaf, do PMDB.

E isso mesmo com Skaf estando 30 pontos atrás de Alckmin. O sentido dos ataques pela tevê é claro: antes que o ex-presidente da Fiesp cresça mais, a ponto de insinuar a realização de um segundo turno, o governador já trata de fazer a desconstrução do adversário como estratégia de antecipação para evitar uma surpresa.

No plano nacional, nesta sexta-feira 29 o mesmo Datafolha apontou para novo crescimento vertiginoso de Marina Silva, do PSB. Depois de despontar, no levantamento divulgado em 18 de agosto, com 21%, a sucessora de Eduardo Campos deu um estirão de 13 pontos, cravou agora um empate em 34% com a presidente Dilma Rousseff na simulação de primeiro turno, e fez sobre ela uma ultrapassagem por dez pontos na projeção para a segunda rodada.

Para esta fase, Marina já exibe 50% de preferências, contra 40% para a presidente. Hoje, portanto,  Marina é a virtual presidente da República a partir de 2015.

É de se perguntar, diante dessa constatação de derrota do governo que vai ganhando ares de consenso entre os especialistas e observadores da cena eleitoral: o que leva o PT de Dilma, do ex-presidente Lula e do marqueteiro João Santana a ser tão complacente, até aqui, com o discurso e o crescimento de Marina?

Por que o PT que Lula lidera, que elegeu Dilma em 2010 e que tem Santana no comando das ilhas de edição não segue a fórmula clássica executada por Alckmin contra Skaf, que receita para quem quer se reeleger falar bem de si mesmo e das próprias realizações de governo, mas também guarda espaço para explorar rudemente os pontos considerados vulneráveis no principal adversário?

DE FENÔMENO A FURACÃO - Com o botão do ataque desligado, o que a campanha do PT vai conseguindo até aqui é transformar Marina de fenômeno a verdadeiro furacão que ganha mais força à medida em que avança para o dia do voto, em 5 de outubro. O presidenciável Aécio Neves, do PSDB, nesse contexto, vai sendo, literalmente, dizimado pelo furacão Marina. Continuar lendo

PETROLINA PROMOVERÁ MAIS UMA OLIMPÍADA MUNICIPAL DE MATEMÁTICA

unnamedSecretaria Municipal de Educação realizará, a VIII Olimpíada Municipal de Matemática de Petrolina – OMMP, que contemplará os estudantes do 5o ao 9o ano do ensino fundamental e a 3a e 4a fase do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede municipal. O  objetivo é estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas do município de Petrolina.

Abaixo segue o calendário para realização das atividades Continuar lendo

SESP REALIZA CONSTRUÇÃO DE PONTE QUE LIGA BR 235 A ESTRADA DA ADUTORA EM PARCERIA COM A COMUNIDADE

Ilustração

                                                Ilustração

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro iniciou esta semana a construção de uma ponte que liga a BR 235 a estrada da Adutora, no trecho próximo a Chácara Cajarana. O trabalho conta com a parceria dos moradores daquela região tem como objetivo oferecer melhores condições de passagem, conforto e segurança para os pedestres e motoristas que transitam pelo local.

Com oito metros de extensão, o novo acesso está sendo construído com manilhas de 1 metro de diâmetro e cascalho.  “Esse acesso é de grande importância para a localidade, pois dará maior segurança e qualidade de fluxo a população”, disse o gerente de Manutenção Urbana, Bartolomeu Cardoso.

O gerente ainda acrescenta que a SESP realizou recentemente à construção de um acesso sobre o canal Mulungu Remanescente, que fica localizado entre os bairros Monte Castelo e Barranqueiro; uma ponte sobre o canal Malhada, possibilitando a ligação entre os bairros Alto da Aliança ao Jardim das Acácias, e melhorias na ponte de madeira que fica sobre o canal Malhada no bairro João XXIII.

ROBERTO CARLOS FALA SOBRE SUA CAMPANHA E PARCERIA COM JOSEPH

blogqsprc02Nesta sexta-feira (29) o deputado estadual, candidato a reeleição pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista), Roberto Carlos  participou do Programa Bastidores da Notícia, para falar sobre suas realizações durante sua caminhada em campanha na cidade. Na ocasião o deputado comemorou pela recepção que tem tido em suas andanças e seus novos apoios e parcerias políticas.

O candidato se mostrou satisfeito com os resultados de sua campanha e discorreu suas conquistas políticas para Juazeiro como apoio do governador do estado da Bahia. “Nós temos conseguido muitas obras importantes para o crescimento dessa cidade e claro como apoio de Jaques Wagner.” Afirmou.

Em relação à dobradinha que está fazendo com o candidato a deputado federal pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro), Joseph Bandeira, Roberto Carlos afirma que a escolha pelo candidato não foi por falta de outras propostas, mas por seu interesse pelos princípios de Bandeira.

“Optei por Joseph eu abdiquei tudo isso por que eu sei que ele representa muito para o vale do São Francisco e ele no governo federal com certeza será uma voz muito ativa”. Destacou.

ODACY CONVOCA MILITÂNCIA E O POVO DE PETROLINA E REGIÃO PARA A DEFESA DOS GOVERNOS DE LULA E DILMA

unnamedO deputado estadual Odacy Amorim, do PT-PE, em sua caminhada rumo á reeleição teve dois importantes compromissos na agenda de campanha. Odacy foi ao lado do deputado Adalberto Cavalcanti, do PTB-PE, candidato a deputado federal, visitar amigos e amigas na Cohab Massangano. Na área Odacy quando prefeito concluiu e iluminou num projeto com equipamentos de primeiro mundo, toda a Avenida Honorato Viana que dá acesso ao bairro em direção ao aeroporto da cidade.

Ainda na Cohab Massangano, Odacy esteve reunido com moradores e Adalberto na casa do Dona Nadu, liderança local que apoia os dois parlamentares nessa campanha. Continuar lendo

COMUNIDADES DE PETROLINA RECEBERÃO ATIVIDADES DE SAÚDE DO HOMEM NESTE FINAL DE SEMANA

unnamedAções de Saúde do Homem serão realizadas nos bairros José e Maria, Henrique Leite, no sábado (30) e no Jardim São Paulo no domingo (31) com diversos serviços de promoção à saúde e prevenção de doenças. As atividades fazem parte da programação especial voltada para a população masculina do município.

Para os moradores do José e Maria e Henrique Leite serão disponibilizados consultas médicas, odontológicas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos para HIV e sífilis, palestras sobre Câncer de Próstata e Pênis, Hipertensão, Violência Doméstica e outros assuntos relacionados à saúde do homem. Ainda no José e Maria terá um médico clínico atendendo a população com manchas e lesões na pele para avaliação de hanseníase, atendimento do CRAS (bolsa família), orientações da equipe do CEREST sobre acidentes de trabalho. Continuar lendo

CONSELHOS DO VELHO SÁBIO

Metáfora do executivo pescador

blogqspminuto12 (2)Um executivo de férias na praia obervava um pescador sobre uma pedra fisgando algus peixes com equipamentos bastante rudimentares: linha de mão, anzol simples, chumbo e iscas naturais.

O executivo chega perto e diz: – Bom dia, meu amigo, posso me sentar e observar?

O pescador: – Tudo bem, doutor.

O executivo: – Poderia lhe dar uma sugestão sobre a pesca? – Como assim? – Respondeu o pescador. -

Se você me permite, eu não sou pescador, mas sou executivo de uma multinacional muito famosa e meu trabalho é melhorar a eficiência da fábrica, otimizando recursos, reduzindo preços, enfim, melhorando a qualidade dos nossos produtos.

Sou um expert nessa área e fiz vários cursos no exterior sobre isto – disse o executivo, entusiasmado com sua profissão. – Pois não, doutor, o que qui o senhor qué sugeri? – Perguntou calmamente o pescador. -

Olha, estive observando o que você faz. Você poderia ganhar dinheiro com isso. Vamos pensar juntos. Se você pudesse comprar uma vara de pescar com molinete, poderia arremessar sua isca para mais longe, assim pescaria peixes maiores, certo?


Depois disso, você poderia treinar seu filho para fazer este trabalho para você. Quando ele se sentisse preparado, você poderia comprar um barco motorizado com uma boa rede para pescar uma quantidade maior e ainda vender para as cooperativas existentes nos grandes centros.

Depois, você poderia comprar um caminhão para transportar os peixes diretamente, sem os intermediários, reduzindo sensivelmente o preço para o usuário final e aumentando também a sua margem de lucro.

blogqspminuto3Além disso, você poderia ir para um grande centro para distribuir melhor o seu produto para os grandes supermercados e peixarias.

Já pensou no dinheiro que poderia ganhar?

Aí você poderia vir para cá como eu vim, descansar e curtir essa paz, este silêncio da praia, esta brisa gostosa… -

Mas isso eu já tenho hoje! -

Respondeu o pescador, olhando fixamente para o mar.

Reflita !!

Velho Sábio

Boa Noite!

CIDADANIA E CMDDCA PROMOVEM AULA INAUGURAL DA ESCOLA DE CONSELHOS EM PETROLINA

unnamedAconteceu nesta Quinta-feira (28/08), a aula inaugural da Escola de Conselhos em Petrolina, no auditório do Sest/Senat. O professor Almir Basio, ministrou a palestra sobre Entrosamento e Sensibilização : Conselhos do Direitos da Criança e do Adolescente,conquistas e desafio . A Escola de Conselhos tem como objetivo principal facilitar o bom andamento dos Conselhos municipais de Direitos e Conselhos Tutelares dentro das suas áreas de atuação.

A Escola de Conselhos é resultado da ação de diversos parceiros. Tem o apoio da Secretaria dos Direitos Humanos/ Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA)e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE). Continuar lendo

UPA COMPLETA DOIS ANOS DE FUNCIONAMENTO COM MAIS DE 145 MIL ATENDIMENTOS

unnamedNo último dia 22, a primeira UPA/24 horas do Vale do São Francisco completou 2 anos de funcionamento com mais de 145 mil atendimentos na área de urgência e emergência a adultos e crianças. Desde a sua abertura, a unidade vem atendendo a comunidade com uma estrutura moderna e de qualidade, além de uma equipe capacitada.

Nesta quinta-feira, 27, o secretário da saúde, Cássio Garcia, reuniu-se com a equipe da UPA para agradecer os bons serviços e anunciar a construção da segunda UPA. “Todas as pesquisas apontam o nível de satisfação dos usuários que está acima de 80%, além de considerar a unidade referência na região.

Isso comprova que os atendimentos tem tido resultado positivo perante a comunidade. A atenção aos pacientes é prioridade da gestão e está sendo bem desempenhado por todos os trabalhadores. Ainda temos entraves financeiros e problemas pontuais no sistema de saúde, mas diante do esforço de cada um a resposta mostra que uma nova UPA vai garantir também um melhor acesso aos serviços de saúde”, garantiu. Continuar lendo

ESPECIALIZAÇÃO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA NA OBESIDADE INSCREVE PARA 55 VAGAS ATÉ 5 DE SETEMBRO

blogqspuneb1O Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I da UNEB, em Salvador, reabriu as inscrições para seleção de especialização em nutrição clínica na obesidade e estética.

A pós-graduação lato sensu está oferecendo 55 vagas para portadores de diploma de nível superior em nutrição e tem como objetivo principal formar profissionais aptos a atuarem em equipes interdisciplinares, que trabalham na promoção do bem-estar e melhoria da qualidade de vida da população.

Os interessados podem se inscrever até o dia 5 de setembro no protocolo do DCV, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, munidos do formulário de inscrição preenchido e dos documentos exigidos no edital (ver termo aditivo). A taxa é de valor de R$ 100.

A especialização tem duração de 18 meses (agosto de 2014 a fevereiro de 2016), totalizando carga de 420 horas-aula. O investimento total é de R$ 7,2 mil, valor que pode ser dividido em 18 parcelas de R$ 400.

Mais informações no site www.uneb.br.

POTENCIAIS TURÍSTICOS DE PETROLINA SERÃO APRESENTADOS PARA OUTRAS REGIÕES DO PAÍS

Petrolina-PE  Foto Farnésio Silva

Petrolina-PE                        Foto Farnésio Silva

Atendendo a uma demanda da Secretaria Executiva de Turismo de Petrolina e do Trade Turístico da região do São Francisco, membros da Empresa Pernambucana de Turismo- EMPETUR- estiveram em Petrolina durante a última semana para realizar visitas a pontos turísticos do município e região.

O objetivo da visita foi selecionar os pontos turísticos melhor estruturados para receber visitantes e formar um roteiro integrado para a realização de um evento destinado a jornalista, conhecido como Fampress, que será realizado no mês de setembro de 2014, quando profissionais de imprensa de diversas regiões do país, virão conhecer in loco o roteiro preparado para eles.

A finalidade é fazer com que os profissionais conheçam os produtos e serviços turísticos consolidados da região, para melhor apresentar para o Brasil. Como a rota das águas e dos vinhos, que compreendem as Ilhas do Rio São Francisco e vinícolas e fazendas de uvas. Além de um city tour pelas cidades pernambucanas que compreendem o Vale do São Francisco.

Concha Acústica/Catedral de Petrolina  Foto Farnésio Silva

Concha Acústica/Catedral de Petrolina Foto Farnésio Silva

“Esperamos alcançar com a realização deste Fampress um considerável aumento nas visitações ao nosso município e, consequentemente, um aumento de receita, já que a atividade turística possui como característica principal seu poder de distribuir a renda em vários setores da economia onde atua. Petrolina e região têm muito a oferecer e muito para ser visto, mas ainda não divulga os seus destinos de forma satisfatória”, avalia Eduardo Cardeal, Gerente de Planejamento e desenvolvimento turístico Prefeitura de Petrolina.

CONSELHO DEVE APROVAR A CRIAÇÃO DA MAIOR ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DO ESTADO, NESTA SEXTA-FEIRA

unnamedRepresentantes de setores do meio ambiente estão focados na perspectiva de aprovação, nesta sexta-feira (29), pelo Conselho de Meio Ambiente do Estado (Consema), do projeto que cria o Refúgio de Vida Silvestre Tatu-Bola, no Bioma Caatinga. A reunião do Consema, onde a proposta técnica, depois ter passado pelas duas consultas públicas deverá ser apresentada, ocorrerá no município de Petrolina, na Sala de Reunião dos Conselhos Superiores da UNIVASF.

A nova unidade de conservação de proteção integral a ser criada será um marco histórico, em Pernambuco e no Brasil, pela peculiaridade da extensão de 110 mil hectares da área, sendo a maior unidade de conservação a ser criada no Estado. Também, por ser a primeira a homenagear o animal símbolo da Copa 2014, o “Tatu-bola”, e mais, especialmente, pela sua localização no Bioma Caatinga, que tem sofrido uma acelerada degradação.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que preside também o Consema, Carlos Cavalcanti, destaca que a iniciativa permitirá a realização de mais ações com o propósito de proteção e recuperação do Bioma Caatinga Continuar lendo

VILMAR CAPPELLARO VISITA O COMÉRCIO NO CENTRO DE PETROLINA

unnamedNessa quinta-feira (28) o candidato a Deputado Estadual, Vilmar Cappellaro, realizou mais uma caminhada e dessa vez no centro da cidade de Petrolina, onde foi recebido com alegria por todos. Cappellaro estava acompanhado  da presidenta do sindicato dos comerciários da cidade, Dilma Gomes.  O candidato percorreu a rua Dom vital e lá teve a oportunidade também de ouvir todas as ideias e opiniões dos os lojistas, colaboradores e clientes .

“sempre digo e vou repetir: agricultura forte comécio forte, vivemos em um lugar que vive da agricultura, temos água, temos solo precisamos fortalecer a agricultura para que o povo tenha dinheiro para gastar. Fortalecendo à agricultura geramos emprego e renda para movimentar o comércio”, afirmou Vilmar Cappellaro Continuar lendo

REUNIÃO FORTALECE PARCERIAS DA SEDUC COM A UNIVASF

unnamedO secretário de Educação de Petrolina, Heitor Leite  se reuniu Professores formadores  da Equipe de Anos Finais – Matemática  da SEDUC Petrolina , Professores Antônio de Pádua Monteiro Barros, Carmelucia da Silva Souza, Glêdvan Dantas Nogueira  e  da Univasf, Severino Cirino de Lima Neto, Pedro Macário e Diana Carvalho para definir detalhe da Premiação OBMEP/ 2013. Na Rede Municipal serão premiados alunos com medalhas e menções honrosas , professores e escolas e a solenidade acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro no Espaço de Eventos da Univasf em Juazeiro.

Durante a reunião , foi reforçada também a parceria da Seduc e Univasf no Projeto do curso “Matemática na Veia” e também no “Projeto Descobrindo Talentos em Matemática”. Continuar lendo

AGÊNCIA FLUVIAL DE JUAZEIRO TEM NOVO COMANDANTE

unnamedNa noite desta quinta-feira (28) o prefeito Isaac Carvalho, ao lado de outras autoridades civis e militares, participou da solenidade de troca de comando da Agência Fluvial de Juazeiro. O evento teve inicio com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela banda do 3º BPMJ.

Após dois anos lotado na região de Juazeiro o Capitão-Tenente Cláudio Luiz da Conceição, em discurso emocionado, passou o comando para o Capitão-Tenente Rafael Sanctos Paulacci, que ficará à frente da agência até 2016.

O prefeito Isaac agradeceu os serviços prestados por Claúdio Luiz e deu as boas vindas ao novo comandante Rafael Sanctos.

PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA COMEÇA MUDAR A FISONOMIA DA AVENIDA IRMÃ DULCE II

unnamedA Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) começou nesta quinta-feira (28) os serviços de colocação da manta asfáltica da Avenida Irmã Dulce II do bairro Malhada da Areia.

A Avenida com extensão de 1.840 metros integra o programa da Intervenção Urbana do PAC 2, que tem como objetivo sanar o déficit de urbanização e pavimentação da cidade, melhorando a infraestrutura urbana.

Os moradores revelam que a obra renovará a autoestima da comunidade que por anos teve a sua infraestrutura abandonada. “Quando vim construir minha chácara nesta rua só existiam pés de faveleiras, ainda não havia nem a Rodovia 210.

Agora, com a via asfaltada, haverá uma maior valorização da área, muita gente virá comprar lotes por aqui e construir residências ou fazer chácaras, o que deixará esta área mais arborizada e povoada”, afirmou José Enéas de Souza Neto, que tem chácara há 40 anos. Continuar lendo

APÓS PERCORRER O BAIRRO JOSÉ E MARIA, GUILHERME CAMINHA HOJE NO PEDRO RAIMUNDO

unnamedDando continuidade às caminhadas de campanha, o candidato a Deputado Federal, Guilherme Coelho, percorreu na noite de ontem (28) as ruas do bairro José e Maria, um dos maiores de Petrolina. Guilherme conversou com comerciantes da avenida principal do bairro, e abraçou diversos moradores em suas residências.

“O bairro José e Maria é hoje praticamente uma cidade, onde as pessoas fazem aqui suas compras, vão à farmácia, ao supermercado. O José e Maria tem de tudo. É um grande bairro para ser olhado e eu quero ser Deputado Federal para trazer mais investimentos para este e outros bairros da cidade”, comentou o candidato Guilherme.

Por uma mudança de agenda, a caminhada desta sexta-feira (29), prevista anteriormente para o bairro Cohab VI, foi alterada para o bairro Pedro Raimundo. Como de costume, a ação está marcada para começar às 17h, com concentração no início da Avenida dos Tropeiros.

ABERTA A ETAPA REGIONAL DOS JOGOS ESCOLARES DA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO

unnamedNa manhã desta sexta-feira (29), professores, autoridades, desportistas, pais e diversos alunos estiveram presentes na abertura oficial da edição 2014 dos Jogos Escolares da Rede Pública – JERP, no Ginásio de Esportes Aloísio Viana.

A etapa regional de Juazeiro conta com representantes de municípios sob a jurisdição da 15ª Diretoria Reginal de Educação – DIREC 15), entre eles Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado e Sobradinho.

Janete Beanes, coordenadora de educação física e esporte escolar da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, veio de Salvador e está totalmente envolvida com o JERP: “É a primeira vez que venho a Juazeiro pelo projeto mas fico extremamente feliz em ver tamanha consolidação.

Tanto o esporte quanto as ciências, as artes e a cultura são grandes estruturantes do currículo do aluno, levam dinâmica à rotina da escola, sem falar da troca de experiências para os estudantes, que fazem novos amigos, podem se socializar e se integrar mais. É um encontro magnífico”, frisa. Continuar lendo

PREPARATIVOS PARA O FORRÓ NA SOMBRA DO JUAZEIRO ESTÃO EM FASE FINAL

Adelmário Coelho  Atração do forro na som bra do juazeiro

Adelmário Coelho Atração do forro na som bra do juazeiro

No dia 13 de setembro acontece em Poço de Fora mais uma edição do Forró na Sombra do Juazeiro, o evento que a cada ano ganha mais espaço desta vez traz muitas novidades como estrutura que já está sendo montada com dois palcos para agilizar a troca de atrações, segurança e estacionamento amplo. Foi o que informou esta manhã na Rádio Tropical Sat, o promotor do evento Charles Felix

Segundo ele, a festa que começa às 12h será aberta com roda de sanfoneiro e cinco atrações especiais, com Adelmario Coelho, Forrozão das Antigas, Flávio Leandro, Julio do Acordeom e Jaidete e Banda. Os ingressos estão sendo vendidos a partir de hoje (29), custam 30,00 reais e podem ser encontrados nos principais pontos de vendas, como Portal SG e Passaporte da folia em juazeiro, e também em Poço de fora e Uauá.

AME DO GERCINO COELHO REALIZA DIA DA AMAMENTAÇÃO

blogqspmae2Potencializando a atenção materno infantil e dando continuidade aos cuidado à saúde da mãe e do bebê dentro da estratégia de Saúde da Família,  a AME do Gercino Coelho está realizando sua primeira atividade focada nos cuidados à amamentação. O evento acontece nessa sexta-feira, 29,  e conta com a presença de vários profissionais.

As mães poderão participar de palestra educativa que vai orientar sobre a “Boa pegada” no bebê, a importância da amamentação e os mitos e verdades serão amplamente discutidos.

A coordenadora da AME, Célia Liberato, fala sobre a ação. “Está tudo pronto na organização. As pessoas que chegarem à AME nessa sexta-feira vao contar com profissionais habilitados e preparados. O cuidado a saúde da mãe e do bebê é a nossa meta prioritária para esse dia. Continuar lendo

A JUVENTUDE PEDETISTA DECLARA APOIO AO DEPUTADO ROBERTO CARLOS

unnamedA Juventude Socialista do Partido Democrático Trabalhista – JSPDT – declarou apoio ao deputado Roberto Carlos. Segundo o presidente da juventude pedetista, Aldo Queiroz, Roberto Carlos é o nome que melhor representa a juventude, no parlamento baiano, sendo um dos poucos que defende a bandeira da educação.

“As preposições do deputado na Assembleia Legislativa da Bahia comprovam o trabalho voltado para os jovens. Um exemplo é o Projeto de Lei que torna obrigatório aos clubes de futebol do Estado, sejam profissionais ou amadores, assegurarem que seus jogadores menores de 18 anos estejam matriculados em uma instituição de ensino”, disse Aldo Queiroz.

TERMINAIS ELETRÔNICOS DA CAIXA, NÃO FUNCIONARÃO NESTE DOMINGO (31)

Terminais da Caixa Econômica não funcionarão neste domingo
 Os terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal estarão indisponíveis no próximo domingo (31), entre 00h e 06h. A pausa nos serviços se deve a uma atualização tecnológica que visa melhorar a qualidade e disponibilidade dos serviços aos clientes. Os cartões de débito e crédito e demais serviços como Internet Banking, Banking Móvel, Caixa Celular e Banco 24 Horas não sofrerão impacto.

BAIRRO JOSÉ E MARIA SERÁ PALCO DE GRANDE MOBILIZAÇÃO PELO PLEBISCITO POPULAR POR UMA CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLÍTICO

unnamedAções de mobilização pelo Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político movimentarão o bairro José e Maria em Petrolina, de 11h às 20h deste sábado, 30 de agosto.

Organizadas pela Associação das Mulheres Rendeiras, Marcha Mundial das Mulheres e Ponto de Cultura, as atividades divulgarão o plebiscito mostrando a importância de realizar mudanças no Sistema Político, para que possamos dar voz ao povo e assim conseguir avançar em tantas pautas.

Sendo assim nesse dia teremos Feijoada, oficinas, músicas, cortejo e panfletagem animando a programação do dia que culminará no Plebiscito Show que contará com apresentações culturais de Capoeira, Hip Hop, Banda Fogo no Munturo, na praça da Amizade.

A importância deste grande dia se configura enquanto um ato político de mobilização popular, em que toda a população é convocada a construir o Plebiscito Popular que acontecerá de 1 a 7 setembro.

É momento de mostramos a força do Povo Brasileiro, nesse sentido que convidamos toda à comunidade a construir esse espaço de luta por uma Constituinte Já!

Venha participar desse espaço em que estaremos mostrando a força e animação da Vila Papelão.

PROGRAMAÇÃO Continuar lendo

NA BAHIA, CANDIDATOS AO GOVERNO VÃO PRO INTERIOR E INAUGURAM COMITÊS DE CAMPANHA

Agenda: candidatos vão para cidades do interior e inauguram comitês eleitorais

Os candidatos continuam com suas agendas nesta sexta-feira (29) em diversas cidades do estado. Rui Costa (PT), inclusive, rondará cidades do sul baiano – Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha e Taperoá – para caravana, mesmo que acabe se divergindo da agenda da candidata petista Dilma Rousseff, que está reservada para a cidade de Salvador no dia.
Paulo Souto (DEM), que lidera tranquilamente as pesquisas, fará carretas nos bairros de Castelo Branco e Cajazeiras pela manhã, e pela tarde viaja para Feira de Santana, onde participa da caminhada do comitê da chapa majoritária. À noite, o postulante irá para o município de Araci, nordeste baiano, para fazer comício.
Lídice da Mata (PSB) estará em Vitória da Conquista, sudoeste do estado, onde também inaugurará comitês eleitorais do partido.
Outro que lançará comitê é Marcos Mendes (PSOL), mas no município de Juazeiro, norte da Bahia.
Renata Mallet (PSTU) e Rogério Da luz (PRTB) ficarão na capital baiana nesta sexta-feira.
Enquanto a filiada do PSTU concederá uma entrevista para a TV Educativa e se reunirá com a assessoria de campanha, Da Luz fará entrevista com o programa “Que Venha o Povo”, da TV Aratu. Ele viajará somente de tarde, para Feira de Santana, a fim de participar de carreata promovida por lideranças locais.

AGENDA DE PAULO CÂMARA, CANDIDATO AO GOVERNO DE PERNAMBUCO NESTE FIM DE SEMANA

Paulo Câmara    Foto farnésio Silva

                                                                Paulo Câmara         Foto farnésio Silva

O candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), terá um fim de semana repleto de atividades de campanha, que terá início nesta sexta-feira (29). Logo participar de encontro com funcionários do Colégio Cognitivo, em Casa Forte, às 10h, na capital pernambucana, seguirá para Sanharó, no Agreste, onde, às 13h, realizará uma caminhada. Às 16h, o postulante comanda carreata em Arcoverde, no Sertão do Moxotó. Na cidade sertaneja, o ex-secretário inaugurará mais um comitê regional e fecha o dia com caminhada e comício em Bonito, no Agreste, às 20:30h.

No sábado (30), às 8h, Câmara visitará a feira do município de São José do Egito, no Sertão do Estado. Em seguida, cumprirá uma maratona de carreatas pelas cidades de Brejinho, às 10h; Itapetim, às 11h40; Tuparetama, às 13h40; Santa Terezinha, às 16h; e Tabira, às 18h.

O candidato conclui suas agendas de campanha na região com comício, às 21h, no Pátio de Eventos de Carnaíba, e visita à Festa de Santa Rosa, no Distrito de Santa Rosa, em Ingazeira. O ato está previsto para ter início às 22h40.

No domingo (31), às 10h, Paulo Câmara participa de ato com a militância do PSB no Recife. O socialista comandará uma sessão de pintura de camisas na Praça de Casa Forte. Por volta das 14h30, o candidato da Frente Popular realiza caminhada e, em seguida, prestigia procissão no município de São Joaquim do Monte, no Agreste.

Às 18h, Paulo sairá em carreata em Catende, na Mata Sul, e, na sequência, participa da inauguração do comitê dos deputados Aloísio Lessa (PSB) e Cadoca (PCdoB) na região. Às 20h, o postulante leva a sua comitiva ao município de Jaqueira e encerra a agenda do fim de semana com caminhada e comício, às 21h, em Maraial.

CANÇÃO PARA UMA CERTA SEXTA FEIRA

unnamed(Maurício Dias) Mauriçola**

Sou da Juazeiro

Da canção quase perdida

Ofício da esperança

Desenhado em meu trabalho

Deserto  de  um verdadeiro amor

Onde me junto me espalho

Cantando  vou à luta

Não me escondo

Não me acovardo

Não engano

Não me calo

Um caminho que de tanto caminhar

Já não me cansa

Sou da Juazeiro da história

Da verdadeira fé

Desde criança

Sem medo da língua ferina oculta

Onde a maldade labuta mas não me alcança

Mesmo me ferindo pelas costas

Com sua  fria, torpe  e enferrujada  lança

Sem ódio, sem rancor

Sem arrogância, sem prato frio de vingança

Sou da Juazeiro de uma paz

Quero distância dos prepotentes

Dos mentirosos, desonestos,brutos e boçais

Sou de muito amor por humanos e animais

Não sou hiena em pele de cordeiro

Talvez cordeiro em pele de leão

Minha verdadeira bandeira

Brilha, impávida,  na imensidão da  imensa escuridão

Maltrapilho, iluminado, por inteiro

Pois Juazeiro é o jeito da minha alma

Do meu triste alegre coração.

REDE ELÉTRICA É TROCADA NO BODÓDROMO DE PETROLINA

unnamedEssa semana, a Secretaria de Infraestrurua e Mobilidade Urbana por meio da Diretoria de Iluminação Pública iniciou o trabalho de troca da rede elétrica subterrânea. O Trabalho que deve ser concluído nos próximos dias não oferece prejuízos a comunidade enquanto é instalada; já que se trata da iluminação pública da posteação de ferro, não padronizada.

De acordo com o Diretor de Iluminação, Chagas Sales, 100% da rede elétrica está em troca. A antiga rede que apresentava partes já danificadas incidia em situações como queima de lâmpadas, deixando a avenida sem iluminação. Com a reposição de rede nova, a intenção é minimizar consideravelmente esses problemas.

PREFEITURA E APAMI AVANÇAM NA SOLUÇÃO PARA ALUNOS DA CASA DA CRIANÇA

Pref Julio Lossio Foto Farnésio Silva

Pref Julio Lossio                    Foto Farnésio Silva

Após assumir o compromisso com as famílias assistidas pela Casa da Criança, o prefeito Julio Lossio orientou aos gestores do Programa Nova Semente para se inteirar do perfil dos alunos da citada instituição afim de distribui-los na rede educação municipal.

Na tarde desta quinta-feira (28), o gestor do programa Nova Semente, Josaias Santana e a coordenadora Mônica Couto, participaram de uma reunião administrativa com o representante da Apami, mantenedora da instituição, Rafael Coelho, no intuito de definir uma linha de trabalho para que, conforme determinação do prefeito Julio Lossio, nenhuma criança fique sem referência escolar no próximo ano. Continuar lendo