DILMA ROUSSEFF SANCIONA PROJETO DE GONZAGA PATRIOTA QUE HOMENAGEIA EX-SENADOR MANSUETO DE LAVOR

blogqsp.dilmaFoi sancionado, nesta quarta-feira (23), pela presidenta Dilma Rousseff o Projeto de Lei 4314/08, de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), que dá o nome do ex-deputado e ex-senador pernambucano Mansueto de Lavor ao edifício da administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Petrolina (PE).

Segundo o deputado, “a aprovação dessa proposição será uma maneira de mantermos na lembrança das gerações atuais e futuras o grande papel que Mansueto de Lavor teve na construção de uma sociedade melhor”.

E completou: “A história de um homem como esse não pode ficar esquecida. É por essa e por outras razões que apresentei este Projeto de Lei, a denominação do edifício- sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco com o nome desse ilustre filho do Nordeste brasileiro.

Esta é uma maneira de reconhecer seu trabalho e a coragem e o vigor com que esse guerreiro de tantas causas e de tantas batalhas decidiu passar sua vida, lutando em prol da fé cristã e da justiça entre os homens. Além disso, Mansueto foi um dos maiores defensores da implantação da UNIVASF no Vale do São Francisco”, relatou Patriota. Continuar lendo


PERÍODO CHUVOSO JÁ SE ENCERROU NA REGIÃO E RESERVATÓRIOS ESTÃO COM APENAS 13 % DE SUA CAPACIDADE MÁXIMA

blogqspSecaDesertificação-Diário-do-NordesteOs açudes secaram, o pasto desapareceu e o que era verde, mudou de cor. Essa é a dura realidade que todo ano se repete e vai se arrastando pelo interior de Pernambuco. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), 87 reservatórios são monitorados no Estado, totalizando 3,2 bilhões de metros cúbicos da capacidade máxima, sendo 14 na Zona da Mata, 34 localizados no Agreste e 39 no Sertão

Atualmente, segundo Monitoramento Hidrológico da Agência, a Zona da Mata apresenta uma acumulação total de água de cerca 245 milhões m³, correspondendo a 70 % de sua capacidade máxima; já o Agreste encontra-se com 187,7 milhões m³, correspondendo a 22% de sua capacidade máxima; e o Sertão com 254,6 milhões m³ correspondendo apenas a 13 % de sua capacidade máxima. “Para este ano, o período chuvoso já se encerrou na região do Sertão. Continuar lendo

ODE A ARIANO SUASSUNA

Sarah Fonseca

Hoje o dia começou chorando, foi chovendo que o sertão aqui se despediu!

Sítio Porteiras Foto_Farnésio Silva22.01 (34)“Foi nesse momento que devo ter adormecido, pois a última sensação mais ou menos lógica que me lembro de ter experimentado foi a de avistar, em torno da luz baça, da lâmpada suja de poeira e de teias de aranha, algumas mariposas que esvoaçavam. ‘Vai chover amanhã, e o inverno, este ano, parece que vai ser bom!’, pensei comigo mesmo. E então, adormeci na espreguiçadeira.

Tudo o que eu vinha pensando na minha doce embriaguez se juntou, então, num sonho só. Eu terminara minha Epopéia, minha Obra de pedra e cal, edificando, no meio do Reino, o Castelo e Marco sertanejo que tinha sido o sonho de toda a minha vida..”

Pedro Dinis Quaderna, pelas mãos do mestre Ariano, em O Romance d´a Pedra do Reino e O Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta

CONSELHOS DO VELHO SÁBIO

Aprendendo a viver

Aprendi que se aprende errando,

 Que crescer não significa fazer aniversário. Que o silêncio é a melhor resposta, quando se ouve uma bobagem. Que trabalhar significa não só ganhar dinheiro.Que amigos a gente conquista mostrando o que somos. Que os verdadeiros amigos sempre ficam com você até o fim. Que a maldade se esconde atrás de uma bela face.

Que não se espera a felicidade chegar, mas se procura por ela. Que quando penso saber de tudo ainda não aprendi nada. Que a Natureza é a coisa mais bela na Vida. Que amar significa se dar por inteiro. Que um só dia pode ser mais importante que muitos anos.Que se pode conversar com estrelas. Que se pode confessar com a Lua. Que se pode viajar além do infinito. Que ouvir uma palavra de carinho faz bem à saúde. Que dar um carinho também faz…

blogqspcriancaminuto (4)Que sonhar é preciso. Que se deve ser criança a vida toda. Que nosso ser é livre. Que Deus não proíbe nada em nome do amor. Que o julgamento alheio não é importante. Que o que realmente importa é a Paz interior. “Não podemos viver apenas para nós mesmos. Mil fibras nos conectam com outras pessoas; e por essas fibras nossas ações vão como causa se voltam pra nós como efeitos.” (Herman Melville)

Reflita !!

Velho Sábio

Boa Noite!

Lomadee, uma nova esp?cie na web. A maior plataforma de afiliados da Am?rica Latina.

ÚLTIMO ADEUS AO ESCRITOR ARIANO SUASSUNA

unnamedCentenas de pessoas fizeram fila em frente ao Palácio do Campo das princesas, sede do Governo de Pernambuco, na manhã desta quinta-feira (24/07), para se despedir do escritor Ariano Suassuna (87), morto no final da tarde de ontem, no Real Hospital Português, no Recife. Às 11h foi realizada uma missa de corpo presente, presidida de arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saborido.

Estiveram presentes à cerimônia, o governador João Lyra Neto, secretários de estado, políticos, artistas, intelectuais, a esposa Zélia de Andrade Lima, com quem era casado desde 1957, e os filhos Maria, Manoel, Isabel, Mariana e Ana, além dos netos.

Dezenas de coroas de flores, enviadas por amigos, políticos, universidades, agremiações carnavalescas, entidades classistas e movimentos culturais tomaram conta dos corredores e do átrio do Palácio. Às 15h, o corpo, que está coberto pelas bandeiras do Brasil, Pernambuco, Paraíba – estado natal de Ariano Suassuna – Universidade Federal de Pernambuco e do Sport Clube do Recife, pelo qual ele era torcedor apaixonado, seguirá em cortejo até o cemitério Morada da Paz, no município do Paulista, Região Metropolitana do Recife.

EM VISITA AO BAIRRO SÃO GONÇALO, MIGUEL COELHO LAMENTA ABANDONO DA COMUNIDADE

unnamedO candidato a deputado estadual pelo PSB, Miguel Coelho, visitou esta semana o bairro São Gonçalo, na zona oeste de Petrolina. Na comunidade, os moradores pediram a intervenção do socialista para solucionar diversos problemas, como os esgotos estourados e a falta de pavimentação da maioria das ruas.

“Vi muito abandono no bairro São Gonçalo. Até parece que o poder público municipal não considera que esse bairro faça parte da cidade. Essa comunidade merece mais atenção. Irei ajudar como puder”, disse Miguel. Continuar lendo

CANTORA E APRESENTADORA DE TV JOYCE GUIRRA, APRESENTA O SHOW “ CANTOS DE MIM”

unnamedA música entra em cena no teatro Dona Amélia no SESC de Petrolina esse fim de semana. Será apresentado nos dias 26 e 27 deste mês o show “Cantos de Mim”, uma mistura da boa Música Popular Brasileira com canções autorais interpretadas pela cantora e jornalista Joyce Guirra.

No show, Joyce traz ao palco toda a emoção e romantismo presentes nas canções do compositor juazeirense Genivaldo Bispo, pai da artista. “ São canções que falam de amor, do cotidiano, das inconstâncias do ser humano e sua busca pela felicidade”, define a cantora.

Para ela, o espetáculo revela muito da sua identidade musical. “ Cresci ouvindo parte dessas músicas em casa, e isso me motivou a querer me dedicar a arte, cantá-las é uma maneira de reviver minha historia, mostrar ao público um pouco da minha verdade musical”, frisa. Joyce Guirra já participou de espetáculos teatrais e musicais na região, além de defender músicas em edições dos festivais Geraldo Azevedo da Canção, realizado em Petrolina-PE, e Edésio Santos da Canção, em Juazeiro-BA. Continuar lendo

CANDIDATO DO PRTB AO GOVERNO DA BAHIA, DIZ QUE SE NÃO FOR CONVIDADO NÃO HAVERÁ DEBATES

por Evilásio Júnior

Da Luz diz que PRTB tem direito a participar de debates: 'Ou me chama ou não vai ter'

BN – O candidato do PRTB ao governo do Estado, Rogério Tadeu da Luz, enviou documentação ao Bahia Notícias com uma resolução de 2014 e uma certidão que comprovariam a exigência legal da participação do seu partido nos debatespromovidos pelas emissoras de rádio e TV.
De acordo com a Lei das Eleições (9.504/97), as empresas de comunicação constituídas sob concessão pública, só são obrigadas a ceder espaço aos postulantes filiados a legendas que tenham representação na Câmara Federal. Embora atualmente o PRTB não possua nenhum deputado, devido a troca de sigla, elegeu dois representantes em 2010, um pelo Amapá e outro pelo Rio de Janeiro. “Considera-se, para efeito de isonomia, o dia da posse dos candidatos eleitos pelos partidos.
Ou me chama ou não vai ter debate. Continuar lendo

SECRETARIA DE SAÚDE DE PETROLINA ATINGE AS METAS DO PROGRAMA TELESSAÚDE E TEM SEU PROJETO RENOVADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

unnamedCom apenas 10 meses de funcionamento o Programa intermunicipal de telessaúde (RIT-VALE) recebeu do Ministério da Saúde a renovação das atividades por atingir todas as metas previstas pelo Departamento de Atenção Básica. Petrolina passa a ser referência em teleassistência para 16 municípios que compõe a rede intermunicipal.

Com a renovação das ações do Programa, a Secretária municipal de Saúde de Petrolina foi contemplada com R$ 137.073,00 reais para ampliar suas atividades, priorizando o cuidado humanizado e a atenção à saúde dos usuários, a secretaria Municipal de Saúde (SMS) investe em tecnologia de comunicação para dinamizar a atenção à saúde básica dos petrolinenses. Continuar lendo

ADALBERTO CAVALCANTI DIZ QUE OBRA DE ARIANO SUASSUNA O MANTERÁ SEMPRE VIVO

unnamedO deputado estadual Adalberto Cavalcanti, vice-líder do PTB na Assembleia Legislativa de Pernambuco e candidato a deputado federal nestas eleições, também como muitos pernambucanos e brasileiros, homenageia o escritor e dramaturgo, Ariano Suassuna, que morreu ontem, dia 23, no Recife, por consequência de um AVC.

Segundo Adalberto, Ariano é um dos mais conhecidos escritores brasileiros. É dessas personalidades que nunca morrem, porque a obra deixada é tão grande que fica marcante entre seus seguidores e admiradores. Continuar lendo

PEDIATRA DO HDM/IMIP FALA SOBRE ATUALIZAÇÃO DO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

blogqspvacinaO procedimento de vacinação é uma ação bastante importante para a saúde pública, pois opera na redução da mortalidade, controle de doenças e proliferação de epidemias. No Brasil, existe um Calendário Básico de Vacinação que é formulado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS).
 
Segundo a pediatra e coordenadora da Emergência Infantil do Hospital Dom Malan/IMIP, Helen Brandão, em 2014, o Ministério da Saúde incluiu as vacinas contra varicela (catapora) e contra o vírus do Papiloma Humano (HPV) para adolescentes de 11 a 13 anos, além disso irá lançar também a vacina contra a Hepatite A para todas as crianças de 1 a 2 anos. ”A vacina é a forma mais fácil e eficaz de proteção de uma doença e pode ser encontrada nos postos de saúde da rede pública”, explica. Continuar lendo

SESP REALIZA AÇÕES DE MELHORIA NA ESTRUTURA DA BANCA NO TRECHO DA BR 407 QUE CORTA A CIDADE

unnamedDentro das ações de melhoria da infraestrutura urbana e da qualidade de vida da população de Juazeiro, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) está realizando durante esta semana reparos na estrutura da Banca, em toda a Avenida Santos Dumont, beneficiando mais de 1 km de extensão. Os trabalhos que contemplam a reposição de placas e serviços de pintura têm como objetivo garantir a segurança da população através da manutenção do local, além de manter uma boa estética.

O secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes, reconhece a importância do trabalho que está sendo executado na lateral da Banca, já quem em virtude dos estragos causados pelas chuvas, o local precisava de uma manutenção. Continuar lendo

FACAPE LAMENTA MORTE DO ESCRITOR ARIANO SUASSUNA: “GRANDE ÍCONE DA LITERATURA NORDESTINA E BRASILEIRA”

blogqsplutoA direção da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) lamenta profundamente a morte do escritor paraibano Ariano Suassuna, autor de vários clássicos da literatura e integrante da Academia Brasileira de Letras.

O vasto legado deixado pelo escritor jamais será esquecido após tantos anos de contribuição à literatura do Brasil.

O falecimento de Ariano é uma perda não apenas para o setor literário, mas para todos que tinham a oportunidade de conviver com as constantes ideias desse sábio gestor das palavras, que repassava, através de suas aulas-espetáculo, ensinamentos e experiências vividas ao longo dos seus quase 90 anos.

A obra e os ensinamentos deixados pelo escritor nos auxiliam, neste momento, a superar a dor pela sua perda. Ariano foi um ícone da literatura nordestina e brasileira. É com muita tristeza que nos despedimos desse grande mestre”, disse o presidente da Facape, Rinaldo Remígio. Continuar lendo

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE PETROLINA DISCUTE PLEBISCITO POPULAR

blogqspplebiscitoA sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) em Petrolina reuniu terça-feira (22) mais de 30 delegados sindicais para um debate sobre o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. O encontro contou com a contribuição da Rede de Educação Cidadã (Recid) e da Secretaria Operativa do Vale, que distribuíram materiais do Plebiscito para a mobilização em torno da criação de novos comitês.

O STR se comprometeu a pautar a campanha em todas as suas bases, engrossando as fileiras das entidades que entre os dias 1º e 7 de setembro darão uma oportunidade ao povo brasileiro de opinar se desejam uma Constituinte Exclusiva e Soberana que modifique o sistema político em nosso país e fortaleça a democracia participativa. Continuar lendo

DIRETO DE SENHOR DO BONFIM

“SUJEITO” É PRESO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL

blogqspcrianca infratoraNesta quinta feira (24), às 02h15, no terminal rodoviário de Senhor do Bonfim, policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar, após denúncias, prenderam um homem que se encontrava em companhia de uma menina de 13 anos, com quem discutia.

Já na delegacia de Polícia Civil, segundo a mãe da criança, o acusado a tirou do seio familiar e mantinha com a mesma um caso amoroso. Marcelo Vitor da Silva, 34 anos, foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável.

DEPOIMENTO DO GOVERNADOR JOÃO LYRA NETO SOBRE O ESCRITOR ARIANO SUASSUNA

unnamedFoi com profundo pesar que recebi a notícia da morte do escritor Ariano Suassuna. Paraibano de nascimento, pernambucano de coração, já que morou no Recife por mais de 70 anos de sua vida. É um dia muito triste para todos nós, pernambucanos, nordestinos e brasileiros, uma perda inestimável para nossa literatura e nossa cultura, que nesta mesma semana já havia sofrido as ausências de João Ubaldo Ribeiro e Rubem Alves, e ainda neste mês a perda de Ivan Junqueira.

Estive em Garanhuns na última sexta-feira, durante o Festival de Inverno, ocasião em que Ariano Suassuna apresentou uma aula espetáculo. Mesmo com a saúde frágil, ele externava seu amor por estar num palco, falando para os mais jovens, contando seus causos, histórias de sua vida e do imaginário popular. Continuar lendo

DETRAN-PE ABRE 2ª RODADA DE CONVOCAÇÕES PARA CNH POPULAR 2014

unnamedEstá aberta a segunda rodada de convocação dos contemplados pela edição 2014 do Programa Carteira de Habilitação Popular (CNH Popular). Mais de 12 mil pessoas estão sendo chamadas para confirmação de dados e encaminhamento para um dos Centros de Formação de Condutores credenciados junto ao Detran-PE com direito a realizar, gratuitamente, todas as etapas do processo de Habilitação de Condutores.

Os selecionados devem acessar o site do Detran-PE, verificar se fazem parte desta 2ª lista de convocações e agendar online data, hora e ponto de atendimento ao qual devem comparecer para efetuar a confirmação dos dados cadastrais (validação) informados no ato de inscrição no Programa.  Só poderão realizar a confirmação de dados os convocados que, previamente, agendarem online atendimento para o CNH Popular.

Retardatários – Os convocados da 1ª rodada que ainda não compareceram ao Detran terão de aguardar o período que vai de 30 de agosto a 13 de setembro para fazer a confirmação de dados e dar entrada no benefício. Continuar lendo

PREFEITO INTERINO OSÓRIO SIQUEIRA DECRETA LUTO OFICIAL DE TRÊS DIAS PELO FALECIMENTO DE “ARIANO SUASSUNA” E EMITE NOTA DE PESAR

blogqspluto2“Petrolina lamenta profundamente o falecimento de Ariano Suassuna, o mais pernambucano dos paraibanos! Escritor, poeta e dramaturgo que elevou a nossa cultura e valores sertanejos, deixando uma obra de valor inestimável à literatura e ao teatro brasileiro.

Nossa cidade, em especial, guardará para sempre sua inteligência, sensibilidade e comprometimento com as nossas manifestações culturais, notadamente ao “Samba de Véio”, da Ilha do Massangano. Apresento aos familiares nossos sentimentos de perda”.

SUASSUNA: “A LITERATURA É UMA FORMA DE PROTESTAR CONTRA A MORTE”

 Geneton Moraes Neto/Globo

Ó meu Deus judaico-tapuio e mouro-sertanejo! Considerai que qualquer coisa é bastante para me tirar a vida! Uma gota de salmoura que desça ao coração entupindo uma artéria, uma veia importante que rompa em meu peito, uma sufocação de tosse, uma forte pressão interna, um fluxo impetuoso do meu sangue, uma cobra coral que me morda, uma febre, uma picada,um corisco de pedra-lispe incendiada, um raio, uma pedrinha de areia nos rins, um inimigo audacioso, uma pedra que se despenque de um serrote – tudo isso e qualquer coisa pode me cortar o Nó do sangue, roubando-me a vida em dois tempos!”.

A “veia importante” se rompeu. O que Ariano Suassuna escreveu neste trecho de “Romance d’a pedra do reino” terminou acontecendo nesta quarta-feira.

Suassuna tinha palavra – em todos os sentidos. Quem não o conhece como escritor deve devorar o ”Romance d’a pedra do reino”. É um grande livro. Ali, ele realiza o sonho de todo escritor: erguer uma bela catedral com palavras. A catedral de Ariano era um Brasil que ele inventou: sertanejo, belo, ensolarado, épico e,ao mesmo tempo, despojado. Os que o conhecem apenas pelo eventual histrionismo das aulas-espetáculo (de fato divertidas e instrutivas ) podem estar perdendo a chance de descobrir, nas páginas da “Pedra do reino”, um grande escritor. É só o que interessa: um grande escritor.

Ao longo de quarenta anos (!), fiz “n” entrevistas com Ariano.(Assista acima a uma das entrevistas feitas pelo colunista)

Durante um certo tempo, horrorizado com os pecados que os repórteres cometiam ao transcrever o que dizia, ele se dava ao trabalho de responder as entrevistas por escrito – ali, “ao vivo”, diante do autor das perguntas. Queixava-se de que, ao publicar suas declarações, repórteres descuidados com o texto botavam no papel cacos da linguagem falada – como “né?”. Aquilo doía nos olhos de Ariano – um escritor que tratava a língua com reverência jamais escreveria um “né?”.

Guardo, em meus arquivos, não tão implacáveis, uma pequena coleção de manuscritos de Ariano – aquela letra pequena e bem desenhada. Depois, ele abandonou o hábito de responder por escrito aos questionários. Não teria tempo para tanto. Continuar lendo

VEREADORES DE PETROLINA LAMENTAM MORTE DE ARIANO SUASSUNA

unnamedA Câmara Municipal de Petrolina registra Moção de Pesar pelo falecimento do escritor, poeta e dramaturgo paraibano, Ariano Suassuna, ocorrido na tarde desta quarta-feira (23) no Recife-PE. De acordo com o presidente interino da Casa Plínio Amorim, vereador Ibamar Fernandes, Ariano era um dos maiores intelectuais do Brasil, que, apesar de ser paraibano de nascimento, se considerava pernambucano de coração. “Todos os vereadores de Petrolina estão profundamente sentidos com a morte deste grande escritor e poeta brasileiro, para nós esta é uma perda irreparável, estamos mais pobres com sua ausência, mas, mais ricos com o seu legado”, salientou Ibamar. Continuar lendo

DIRETO DE SOBRADINHO

Município realizará Semana de Capacitação, em parceria com o Sebrae

blogqspsobradinho02No período de 18 a 22 de agosto acontecerá na Escola Maria Nilza em Sobradinho uma Semana de Capacitação, dirigida a empresários atendidos pelo Programa “Negócio a Negócio” do Sebrae, parceria com o município.

No primeiro dia do evento haverá, das 19 às 21h, haverá uma palestra com o tema “  Plano de Negócio da Sua Empresa”, para microempresários. Também no dia 18, no mesmo horário, os microempreendedores individuais vão participar de uma oficina com o tema “O Passo a Passo para Licitação”. No dia 19, também das 19 às 21h, serão ministradas as palestras:  “Como Conquistar e Manter Clientes” e  “Lidando com a Inadimplência”, para microempresários. Continuar lendo

PROFESSORES DA FACAPE APRESENTARÃO LIVRO EM CONGRESSO NACIONAL DE LEITURA

unnamedDois professores da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) já estão em São Paulo para participarem da 19ª edição do Congresso de Leitura do Brasil (Cole). Genivaldo do Nascimento e Francisco de Assis Panta estão entre os autores do livro “O texto em sala de aula: um clássico sobre o ensino de língua portuguesa”.

Os professores da Facape, além dos outros autores, irão apresentar a segunda edição do livro, que reúne textos sobre a língua portuguesa nas escolas. Para o professor Genivaldo, que também leciona na Universidade de Pernambuco (UPE), o convite para fazer parte da obra marcou sua vida profissional e pessoal. Continuar lendo

PROFESSORES DE PETROLINA VISITAM O CENTRO DE PESQUISAS EM BIOTECNOLOGIA DA MONSANTO

unnamedA Secretaria de Educação de Petrolina (PE) promoveu uma visita para cerca de 60 professores de Ciências e Geografia à unidade da Monsanto localizada no Distrito de Irrigação Nilo Coelho.

A iniciativa faz parte do projeto piloto de Educação Continuada em Biotecnologia, realizado em parceria entre a secretaria e a empresa, que pretende levar informações sobre biotecnologia aos docentes da rede pública municipal de ensino.

Ao conhecer um dos principais centros de pesquisa da empresa no Brasil, os professores puderam tirar dúvidas sobre as atividades realizadas na unidade e compreender como os avanços tecnológicos alcançados ali poderão apoiar o desenvolvimento da agricultura na região, principalmente no semi-árido. Continuar lendo

EDUARDO CAMPOS E FERNANDO BEZERRA SÃO CONVOCADOS PARA DEPOREM SOBRE A OPERAÇÃO LAVA JATO

GERMANO OLIVEIRA E SÉRGIO ROXO/GLOBO

blogqspEduardo (3)SÃO PAULO – O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal Ciminal do Paraná, aceitou pedido da defesa do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e intimou nesta quarta-feira o ex-governador Eduardo Campos, candidato do PSB a presidente da República, e o ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Costa quer que Campos e Bezerra deponham na Justiça Federal para falar no processo em que é acusado de desviar recursos das obras da Refinaria Abreu e Lima, que está em construção no Pernambuco, estado que Campos governou até o início deste ano.Em sua decisão, o juiz reconhece que em função de Eduardo Campos estar em campanha para presidente, haveria dificuldades dele interromper o processo eleitoral para depor no processo em que Paulo Roberto Costa é acusado, mas mesmo assim marcou as oitivas por videoconferência.

“Na compreensão, será muito difícil a oitiva de referidas testemunhas em período de campanha eleitoral, concorrendo ambos a cargos eletivos, o primeiro presidencial. Por outro lado, os esclarecimentos pretendidos pela defesa, “os motivos que implicaram no aumento substancial do valor da obra da Refinaria Abreu e Lima”, poderiam ser obtidos de outra forma, com testemunha de mais fácil inquirição ou com requisição de informações e documentos à Petrobras”, disse o juiz.

O juiz acha que Campos e Bezerra pouco podem ajudar no processo, esclarecendo que “além disso, o objeto da ação penal é mais específico, não se perquire aqui os motivos do superfaturamento da Refinaria Abreu e Lima, mas sim sobre a suposta lavagem de dinheiro no fluxo de numerário da Petrobras até os depósitos na empresa MO Consultoria (pertencente ao doleiro Alberto Youssef, outro acusado no processo), conforme descrição e denúncia”, explica o juiz Moro.

Para o juiz, as provas de Eduardo Campos e Fernando Bezerra são desnecessárias.

“Na perspectiva deste Juízo, a prova requerida não é necessária ao julgamento. De todo modo, a bem da ampla defesa, defiro a prova para a oitiva de tais testemunhas. Alerto, porém, que, cumulando a falta de necessidade da oitiva delas com a provável dificuldade de oitiva, aplicarei estritamente o artigo 222, do Código de Processo Penal, no que se refere aos prazos das precatórias”.

Quando Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef arrolaram Eduardo Campos como testemunha, no começo do mês, o candidato a presidente pelo PSB disse “que quem está mais capacitado para falar da atuação de Paulo Roberto Costa na Petrobras são as pessoas que o nomearam e o mantiveram no cargo”. Ontem, o ex-governador disse por meio de que não comentaria o assunto porque estava envolvido no velório do escritor Luciano Suassuna, morto ontem no Recife.

POLÍTICOS EXALTAM CONTRIBUIÇÃO DO PARAIBANO ARIANO PARA AS RAÍZES CULTURAIS DE PERNAMBUCO

Arte: NE10

Arte: NE10

Independente do lado ou da opção partidária, os políticos pernambucanos registraram em vários agradecimentos a contribuição do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, falecido nesta quarta-feira (23), para o enriquecimento da cultura de Pernambuco. Conhecido por ter posições firmes, Ariano sempre se furtou da imparcialidade. Com a política arraigada à biografia, o escritor perdeu o pai, João Suassuna, na Revolução de 1930, no Rio de Janeiro. Nas últimas três eleições presidenciais, ele foi ferrenho apoiador do PT. Mas, por causa da relação familiar com Eduardo Campos, tornou-se defensor entusiasmado do socialista. Ariano é tio de Renata Campos, ex-primeira-dama do Estado.

Dilma Rousseff (PT), presidente da República
“O Brasil perdeu hoje uma grande referência cultural. Escritor, dramaturgo e poeta, Ariano Suassuna foi capaz de traduzir a alma, a tradição e as contradições nordestinas em livros como Auto da Compadecida e Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta. A obra de Suassuna é essencial para a compreensão do Brasil.
Guardo comigo ótimas recordações de nossos encontros e das suas histórias.
Aos familiares, amigos e leitores, meus sentimentos neste momento de perda.

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil”

Fernando Bezerra Coelho (PSB), candidato a senador
“Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento de Ariano Suassuna, um dos maiores expoentes da literatura mundial. Sertanejo, Ariano sempre foi um grande exemplo para todos nós, de luta, dedicação e fé. Trabalhamos juntos pela primeira vez no governo do saudoso Miguel Arraes e aprendi muito com ambos. Ariano era um homem engajado no campo da política e tantas vezes militamos juntos.

Em 2006, quando poucos acreditavam na vitória da Frente Popular, era ele que nos animava, nos entusiasmava. Hoje perdemos um patrimônio cultural. Um amigo e alguém que, mesmo sendo erudito, conhecia como poucos a linguagem popular. Que Deus possa confortar os familiares e os milhares de admiradores que ele conquistou mundo afora”.

José Queiroz (PDT), prefeito de Caruaru
O prefeito José Queiroz, expressando o sentimento de Caruaru, lamenta o falecimento do dramaturgo, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, Ariano Suassuna, defensor incansável e entusiasta da cultura popular nordestina.
Que a família enlutada, o povo pernambucano e os inúmeros admiradores do grande artista se sintam confortados, embora saudosos. Ariano nos deixa um legado de valor criativo transcendental e autêntico em suas raízes. Um verdadeiro passaporte para um lugar privilegiado na eternidade.

Izaías Régis (PTB), prefeito de Garanhuns
“Recebemos com grande pesar a notícia da morte do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna. Uma grande perda para a cultura e a literatura brasileira. Na última sexta-feira, o paraibano mais pernambucano que já vimos, fez uma belíssima aula espetáculo em nosso Teatro Luís Souto Dourado, no Centro Cultural Alfredo Leite e como sempre encantou a todos.

Numa triste coincidência, Ariano se foi no mesmo dia que no ano passado sofríamos com a perda do Mestre Dominguinhos, em pleno Festival de Inverno de Garanhuns. Dois grandes artistas que levaram a cultura popular e as histórias do Nordeste para o mundo, um por meio da música e outro por meio da literatura.

Em Garanhuns, iremos decretar o luto oficial de três dias pela morte do grande Ariano Suassuna e externamos à família e aos amigos os nossos sinceros sentimentos”.

Raquel Lyra (PSB), deputada estadual
“Pernambuco, a literatura e a cultura brasileira, principalmente a nordestina, perde um grande nome com a morte do mestre Ariano Suassuna. Ariano, que era paraibano, mas que tinha Pernambuco em seu coração, também era presidente de Honra do Partido Socialista Brasileiro (PSB), e sempre nos presenteou com seus ensinamentos de um “realista esperançoso”. Neste momento de dor, presto minha solidariedade aos familiares, amigos e admiradores da obra e da pessoa que foi esse grande mestre”.

Lula e dona Marisa Letícia
“É imensa a tristeza de receber a notícia de que um amigo tão querido como Ariano Suassuna nos deixou. Este paraibano de língua afiada, alma solidária, escrita ao mesmo tempo simples e profunda sempre nos honrou com sua amizade.

Ariano fez muito pelo povo brasileiro através de suas palavras, sabedoria popular e compromisso político. Um escritor premiado e reconhecido, que nunca se esqueceu que era um homem do povo. Cresceu no sertão do nordeste e traduziu tantas vezes em seus textos as alegrias e os sofrimentos dos brasileiros.

Ariano representou com coerência e grandeza a cultura do nordeste e do país.
Com enorme tristeza, me solidarizo com seus familiares, amigos e admiradores.
Como escritor e como militante das causas populares, Suassuna continuará vivo em nossos corações.

Dona Marisa Letícia e Luiz Inácio Lula da Silva”

O governador de Pernambuco, João Lyra, relembrou a última aula-espetáculo dada por Ariano Suassuna, no 24º Festival de Inverno de Garanhuns. Lyra destacou o amor externado pelo professor no palco.

Arte: NE10

Arte: NE10 Continuar lendo

PRIMEIRA DAMA DE PETROLINA SOLIDIFICA CANDIDATURA À DEPUTADA FEDERAL (PMDB), EM REUNIÃO COM O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA

unnamedA Primeira-Dama foi recebida pelo Vice-Presidente Michel Temer. Andréa Lossio estava acompanhada do secretário de governo de Petrolina, Orlando Tolentino e do empresário Paulo José e Silva.

No encontro, Temer, como presidente do PMDB, partido que Andréa preside no município de Petrolina, enfatizou a importância da candidatura dela a deputado federal. Michel Temer considera a iniciativa como forma de fortalecer o partido na conquista de cadeiras no Congresso Nacional.

DE RECIFE PARA TRINDADE

TCE REJEITA CONTAS DA GESTÃO DO EX-PREFEITO GERÔNCIO, RELATIVAS A 2012

unnamed

A Primeira Câmara do Tribunal julgou irregulares as contas de gestão do prefeito Gerôncio Antônio Figueiredo Silva, relativas ao exercício financeiro de 2012 (Processo TC Nº 1380125-9), cujo relator foi o conselheiro Carlos Porto. Representou o Ministério Público de Contas (MPCO) na Sessão de julgamento a procuradora Eliana Guerra.

De acordo com o voto do relator, acatado pela unanimidade dos membros da Primeira Câmara, os interessados apesar de regularmente notificados, deixaram de apresentar defesa no prazo previsto. A auditoria verificou pagamentos de juros e multas decorrentes de atraso em pagamentos à CELPE no valor de R$ 7.789,92 e ausência de documentos que deveriam constar no processo de prestação de contas.

Houve pagamento de acréscimos legais decorrentes de atrasos em pagamento de contribuições devidas ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), como também foi identificado o não recolhimento de parte da contribuição retida dos servidores (R$ 45.596,01) e da parte patronal (R$ 89.813,07), somando R$ 135.409,08 (58% do total devido no exercício). Em relação ao Regime Próprio de Previdência Social foi identificado, pela equipe do TCE, o não recolhimento de parte de contribuições previdenciárias (servidores, patronal e custo especial), no valor de R$ 1.640.776,40.

Na análise dos processos licitatórios, foi identificada a realização de inexigibilidade de licitação para a contratação de artistas e bandas sem a observância das exigências existentes na Lei Federal nº 8.666/94 (Lei de Licitações e Contratos).

As irregularidades resultaram em aplicação de multas ao prefeito Gerôncio Antônio Figueiredo R$ 5.000,00 e aos membros da Comissão de Licitação, no período de 2012, no valor de R$ 3.000,00. Além disso, foram feitas determinações visando à não reincidência de falhas constantes na presente prestação de contas. O Processo será enviado para o MPCO para as providências cabíveis. Serão também comunicados ao INSS, via Secretaria da Receita Federal do Brasil, os débitos relativos à Previdência.

Os gestores terão o prazo de 15 dias após o trânsito em julgado desta decisão para efetuarem o pagamento das multas. Após o pagamento, os valores são revertidos em favor do Fundo de Aperfeiçoamento Profissional e Reequipamento Técnico do TCE. O boleto de pagamento pode ser emitido clicando aqui.

 

REUNIÃO COM OS PRODUTORES E OS PREFEITOS DE JUAZEIRO/BA E PETROLINA/PE DISCUTIRÁ SITUAÇÃO FITOSSANITÁRIA DA FRUTICULTURA DO VALE

unnamedA Associação Brasileira dos Produtores, Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), promoverá uma reunião com os produtores e os prefeitos de Juazeiro e Petrolina, no auditório do Banco do Brasil, da cidade pernambucana.

O objetivo do encontro é buscar uma solução imediata no combate à infestação das moscas-das-frutas, que põem em risco a fruticultura do Vale.

O Presidente da Comissão Nacional de Fruticultura, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Carlos Prado, também estará presente na reunião juntamente com os representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), da Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adragro) e da Moscamed para discussão e tomadas de decisão que proporcionem uma solução rápida. Continuar lendo

GONZAGA PATRIOTA LAMENTA MORTE DE ARIANO SUASSUNA

SuassunaGonzaga Patriota lamentou o falecimento do escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna, que morreu nesta quarta-feira (23), aos 87 anos, no Hospital Português, em Recife. “Acabei de receber a triste notícia de que o nosso mestre Ariano Suassuna nos deixou.

O Nordeste e o Brasil estão de luto. A literatura brasileira também. Obrigado mestre pelo grande legado que você nos deixou. A família, aos amigos, aos milhões de fãs, minha solidariedade nessa hora de dor. Ariano Suassuna permanecerá para sempre como uma das maiores referências da nossa cultura. Descanse em paz!”

CERIMÔNIA ESPECIAL RELEMBRA FIM DA PRESENÇA JUDAICA NO ESTADO

blogqspjudaismoO governador João Lyra Neto recebeu, na tarde desta quarta-feira , representantes da Confederação Israelita do Brasil e local, no Palácio do Campo das Princesas, em solenidade que marcou a passagem dos 360 anos da dissolução da primeira comunidade judaica em Recife, ocorrida em 1654

Também foi celebrada a atual liberdade religiosa. Além dos rabinos David Weitmanm, de São Paulo, e Alexandre Mizrahi, líder espiritual da comunidade judaica local, a cerimônia também contou com a presença de 40 jovens de oito estados brasileiros, que fazem parte do Projeto Alicerces, que estuda a história judaica. Continuar lendo

AVENIDA RAUL ALVES ESTARÁ INTERDITADA NESTA QUINTA-FEIRA A NOITE PARA RECAPEAMENTO ASFÁLTICO

unnamedA fiscalização de trânsito da CSTT informa à população dos bairros Santo Antônio e adjacências que nesta quinta-feira (24), a partir das 18h, a Avenida Raul Alves ficará interditada durante toda a noite para a realização do recapeamento asfáltico. A interdição acontecerá da rampa de descida da ponte (Petrolina/Juazeiro) até as imediações do primeiro pontilhão.

A fim de que não haja dúvidas quanto ao tráfego de veículos, a CSTT orienta o condutor que estiver no sentido Country Clube a utilizar o pontilhão da AABB. E os que estiverem dirigindo no sentido do Centro devem utilizar o pontilhão da Coelba. Caso estejam na Orla, devem seguir pela Travessa Edson Ribeiro no sentido Estádio Adauto Moraes.

O recapeamento da Avenida Raul Alves – cujo asfalto está desgastado e há muito tempo não recebia reparos – é mais uma ação da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, em parceria com a Conder/BA, e também faz parte da primeira etapa de requalificação da área central da cidade.

DE SALVADOR A SENTO-SÉ

Ex-prefeito é punido por irregularidades em repasses

O ex-prefeito de Sento Sé, Juvenilson Passos do Santos, foi multado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na sessão desta quarta-feira (23), devido a irregularidade na prestação dos recursos repassados a entidades civis, durante o exercício financeiro de 2007.O conselheiro relator, Paolo Marconi, determinou que o ex-prefeito devolva ao erário o valor de R$6.200,00, além de aplicar multa de R$ 1 mil, em relação as irregularidades comprovadas no repasse à Escola Núcleo São Francisco, bem como o ressarcimento de R$3 mil e outra sanção de R$1 mil, devido as falhas identificadas nos recursos transferidos para a Escola Núcleo Vereador Luís Antônio dos Reis.A relatoria identificou a ausência do extrato bancário original da conta das entidades, dos comprovantes de despesas realizadas, do demonstrativo financeiro e do parecer do órgão de controle interno.

Cabe recurso das decisões.

CONSELHOS DO VELHO SÁBIO

Nunca desista de seus sonhos

Aprender não é fácil…
instalar rapidamente.
Você sofre.
Sente-se derrotado.
Você quer desistir
abandonar o desafio.
Você quer ir embora e
finge que isso não importa.
Mas você não vai desistir,
porque você não é um perdedor,
você é um lutador…

blogqspminutoapedraAs vezes nós temos que perder
antes de poder ganhar, temos que
chorar antes de poder sorrir.
Temos de sofrer antes de poder
ser fortes.
Mas se você continuar lutando
e acreditando, você vai conseguir
a vitória final.

Ann Davies

Reflita !!

Velho Sábio

Boa Noite

FERNANDO BEZERRA COELHO DEFENDE SALÁRIOS IGUAIS PARA HOMENS E MULHERES

unnamedCandidato ao Senado pela Frente Popular de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho (PSB), acredita que a diferença de tratamento profissional entre homens e mulheres deve ser discutida no Congresso. Fernando defendeu mudanças na legislação,Fernando defendeu ainda mudanças na legislação, para que não existam diferenças salariais entre mulheres e homens que exercem as mesmas funções. As mulheres recebem, em média, 21% a menos que os homens, segundo dados do IBGE. Em Pernambuco a diferença é de 18%. Continuar lendo

JINGLE DE VILMAR RETRATA FORÇA DO SERTANEJO E O DESENVOLVIMENTO IGUAL PARA O SERTÃO

unnamedO jingle do candidato a deputado estadual Vilmar Capellaro, (PPS) passa a fazer parte de sua caminhada à Assembleia Legislativa a partir dessa semana. O jingle é uma criação de Valman Rivas (responsável pelo marketing da campanha do candidato) e Idalmir Oliveira que também produz a música junto com Hélio Bomfim, do HB Stúdio, no Recife.

O ritmo é um forró xoteado e a letra destaca pontos que retratam a trajetória de Vilmar em bandeiras que defende com uma agricultura forte e para todos, educação de qualidade e o desenvolvimento do Sertão de forma igual para a região. Destaca ainda o slogan de campanha de Vilmar que é A Nova Força do Sertão e qualidades do candidato como ser amigo do homem simples e do sertanejo batalhador.

SÍLVIO HUMBERTO RECEBE COMENDA DO SENADO PELA LUTA CONTRA O RACISMO

unnamedO vereador Silvio Humberto (PSB), será agraciado com a Comenda Abdias Nascimento, distinção do Senado Federal às pessoas que trabalham na luta contra o preconceito racial e pela valorização da cultura afro-brasileira.

Silvio Humberto integra a lista de homenageados ao lado dos cantores e compositores Gilberto Gil e Martinho da Vila, do ator Milton Gonçalves, do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves; e da militante do movimento negro Edna Almeida Lourenço, conhecida como Ekdje Edna de Oiyá; e Francisco José do Nascimento (in memoriam).

O esforço para democratizar o acesso à universidade, traduzido pela criação do Instituto Steve Biko, em 1994, justificou a escolha do nome do economista e professor Silvio Humberto dos Passos Cunha entre os 20 indicados ao Conselho da Comenda, que tem como presidente e vice-presidente, respectivamente, os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Lídice da Mata (PSB-BA), autores do projeto de resolução que instituiu a distinção. Continuar lendo