PT PERNAMBUCANO NO DIVÃ

Por Tauan Saturnino/Da Folha de Pernambuco

blogqsphorarioeleitoralAs mortes recentes do deputado estadual Manoel Santos e do ex-deputado federal Pedro Eugênio, ambos emblemáticas lideranças petistas, na semana passada, agravaram um quadro de crise pela qual passa o Partido dos Trabalhadores no Brasil e, particularmente, em Pernambuco.

Com o falecimento de Santos, que ocupava o cargo de líder da legenda na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o PT fica com apenas dois deputados na casa legislativa: Teresa Leitão e Odacy Amorim. No plano federal, a bancada pernambucana conta hoje, apenas com um senador, Humberto Costa. Não há nenhum deputado federal.

Para se ter uma ideia do que estes números representam, a título de comparação, na eleição de 2010, o PT tinha elegido cinco deputados estaduais e quatro – dos 25 – deputados federais, entre os quais o próprio Pedro Eugênio. Além da questão quantitativa, uma série de conflitos internos no plano local e os reflexos do desgaste da gestão nacional, são hoje, fatores que provocam dúvidas, entre os correligionários: se o partido voltará, ou não, a ocupar uma posição de protagonista na cena política pernambucana.

De acordo com o cientista político Tulio Velho Barreto, dois momentos marcam a ascensão e a queda do PT no Estado. O primeiro remete à derrota do falecido governador Miguel Arraes (PSB), para o atual deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) na disputa para o Governo do Estado em 1998. O segundo atrela-se à desavença entre os ex-prefeitos do Recife, João Paulo (PT) e João da Costa (PT), passando pela derrota da candidatura de Humberto Costa na disputa pelo Governo do Estado, em 2006.

“O PT pernambucano se beneficiou muito da derrota de Miguel Arraes, em 1998.

Continuar lendo

FLÁVIO LUIZ PODE SER O CANDIDATO DO PCDOB EM JUAZEIRO PARA 2016

blogqspsecflavioluiz  Foto Farnésio Silva1

AP- Durante o encontro Regional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em Juazeiro, neste último sábado (25), quem estava pra lá de satisfeito e cumprimentando ‘os camaradas’ foi o assessor político da administração Isaac Carvalho, o senhor Flávio Luiz.

Desde o início da administração, ele tem participado da elaboração e execução de projetos para o município, mas que ultimamente tem se destacado bastante, inclusive neste ano pré-eleitoral ocupando espaços na imprensa. Durante a realização do evento na sede da APLB-Sindicato, ele foi questionado pela reportagem do AP sobre a sua possível candidatura e filiação ao partido. “Vai depender, ainda não sou filiado ao partido, mas estou pronto para assumir essa responsabilidade. Estou a disposição para trabalhar”.

Durante o evento estiveram presente os possíveis pré-candidatos pela legenda: Carlos Neiva e Fernando Dantas. Estiveram ausentes: Plínio Amorim, Clériston Andrade, Joaquim Neto, Paulo Bonfim e Negão da APLB. Outro que não compareceu foi o ex-deputado estadual Pedro Alcântara.

Flávio é um candidato leve e tem grande influência com algumas pessoas da oposição. A sua possível candidatura pode atrair pessoas de outras matizes.

Lomadee, uma nova esp?cie na web. A maior plataforma de afiliados da Am?rica Latina.

PT SE ARTICULA PARA PRESSIONAR E INTIMIDAR JUIZ SÉRGIO MORO

blogqspjuizSergio Moro Foto Gil Ferreira ABrA CORAGEM E O CARÁTER INCORRUPTÍVEL DO JUIZ SÉRGIO MORA É QUE INTIMIDAM OS SUSPEITOS. (FOTO: GIL FERREIRA/ABR)

O Partido dos Trabalhadores prepara ação contra o juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato. A área jurídica do PT trabalha em sigilo na consolidação de argumentos para alegar a “suspeição” do magistrado, em razão de prisões de petistas, que eles consideram “políticas”. A intenção é colocar Moro “na defensiva”, segundo uma fonte do partido. Trocando em miúdos, querem intimidar o juiz.

O PT sonha afastar Sergio Moro da Lava Jato, acusando-o de “parcial”, “antipetista” etc. Conversa fiada: é só um juiz corajoso e incorruptível.

A prisão da cunhada de João Vaccari será usada pelo PT contra Moro, que a soltou tão logo se pôs em dúvida sua identidade em um vídeo.

Os petistas querem que Marice Corrêa de Lima, a cunhada de Vaccari, acione Sergio Moro por “dano moral”. Ela não parece disposta a isso.

João Vaccari, que o PT trata como “preso político”, é réu por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Leia mais na Coluna Cláudio Humberto

Lomadee, uma nova esp?cie na web. A maior plataforma de afiliados da Am?rica Latina.

PROERD 75ª CIPM FORMA 350 CRIANÇAS EM JUAZEIRO

blogqsp.PROERD 75ª CIPM

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD, da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – 75ª CIPM – realiza Solenidade de Formatura de 350 Crianças dos Quartos Anos, das Escolas da área de atribuição admnistrativa da 75ª CIPM: José Pereira da Silva, Dinnoráh Albernaz Melo Da Silva, Maria Franca Pires, Pro-Menor, Centro Social Urbano, Luiz Cursino, Escola Celso Cavalcante,  Centro De Educação Infantil Primavera e da Escola Teresinha Ferreira Oliveira, todas em Juazeiro-BA, na manhã do dia 24 de abril de 2015.

As aulas foram ministradas pelo Cb PM- Proerdiano Rubenildo Almeida dos Santos, com o objetivo de eliminar o uso de álcool, cigarro e outras drogas pelos jovens, além de prevenir comportamentos violentos por parte das crianças. Durante o Evento, as crianças mostraram sintonia com a estratégia do Programa e principalmente os resultados positivos, como o testemunho de uma criança que conseguiu fazer que o pai parasse de fumar, além de cantarem de forma respeitosa o Hino Nacional Brasileiro, participarem de brincadeiras e receberem medalhas e brindes.

O Proerd teve sua origem em 1983, do Drogas, Resistência e Educação – d.a.r.e., do Departamento de Polícia de Los Angeles, no Estados Unidos da América, com estruturação em forma de pirâmide, cujos vértices são escola, polícia e família.

No brasil, o Programa chegou em 1982, no estado do Rio de Janeiro, e a partir da Academia de Polícia de Militar do Barro Branco, no Estado de São Paulo, expandiu-se para os demais Estados da Federação e Distrito Federal.

Na Bahia, o Proerd chegou em 1998 e ganhou força em 2003, tendo sua institucionalização e estruturação administrativa no ano de 2007. O Programa é mundialmente aplicado com sucesso em mais de 50 países.

O escopo do programa é educar as crianças e adolescentes através do modelo sólido de tomada de decisão, para que não ingresse no mundo das drogas, com aplicação de currículos para quartos e sétimos anos do ensino fundamental, assim como para os país das crianças.

JUAZEIRO PEDE AJUDA DA POPULAÇÃO NA LIMPEZA DOS CANAIS E TERRENOS BALDIOS

blogqsp.canal.malhada.juazeiroO gerente de máquinas da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (Semaop), Ivo Nunes, participou na manhã de hoje (27) do Programa Bastidores da Notícia e pediu ajuda da população na limpeza dos canais, segundo ele, o trabalho de limpeza vem sendo executado, mas a população não vem contribuindo.

 “Estamos tendo o compromisso com a população de fazer a limpeza e as pessoas ficam jogando pneus nos canais e isso dificulta o nosso trabalho. As pessoas que moram nas proximidades dos canais devem nos ajudar e fiscalizar também, quem flagrar alguém jogando lixo nos canais deverá em contato (74) 36125411”.

Ainda assim, ele alertou a população na limpeza dos terrenos baldios. “É de responsabilidade do proprietário a proteção e conservação do terreno, sendo que em ruas pavimentadas é obrigatório que o mesmo esteja murado, e em ruas não pavimentadas deve estar, no mínimo, devidamente cercado”.

TROFÉU VIVA DOMINGUINHOS VAI HOMENAGEAR PESQUISADORES PAULO VANDERLEY, GERALDO FREIRE E NEY VITAL

blogqsp.Dominguinhos

A  2º  edição do Festival Viva Dominguinhos acontece de 30 de abril a 02 de maio, em Garanhuns, na Praça Central. Este ano o evento faz uma homenagem aos amigos, estudiosos e pesquisadores da obra e vida do sanfoneiro Dominguinhos. Trata-se do Troféu Viva Dominguinhos, no sábado à noite dia 2.

O Troféu Viva Dominguinhos será entregue ao ex-prefeito criador do Festival de Inverno de Garanhuns, Ivo Amaral, radialista Geraldo Freire, pesquisador Paulo Vanderley, professor Luiz Ceará, jornalista

Ney Vital, Mauro Moraes(filho de Dominguinhos), pesquisador Zé Nobre, produtor cultural Marcos Lopes, sanfoneiro Zezinho de Garanhuns, secretária cultura Cirlene Leite, prefeito de Garanhuns Izaias Regis e ao criador do troféu pesquisador professor Antonio Vilela.

“Este evento é uma das manifestações mais importantes da cultura brasileira, pois valoriza a nossa música, que é nossa identidade”,  afirmou o prefeito Izaias Regis.

Continuar lendo

PREFEITURA VAI INAUGURAR SEDE DA GUARDA MUNICIPAL NO ANIVERSÁRIO DA CORPORAÇÃO

bloqsp.Guarda Municipal de PetrolinaCom muitas conquistas para celebrar, a Guarda Municipal de Petrolina comemora nesta segunda-feira (27), o seu 21º aniversário. E essa data festiva será marcada com a inauguração da Sede da GM pelo prefeito Julio Lóssio. O evento acontecerá às 18h e 30m, na Av. Darcy Ribeiro, n700, bairro Maria Auxiliadora, zona urbana de Petrolina.

“De acordo com o secretário de Segurança Cidadã, Jenivaldo Santos,” a Guarda existe desde o dia 27 de abril de 1994, onde estava localizada no centro da cidade e com um efetivo de 51 homens. Hoje, com a inauguração da sede própria e depois de 03 concursos abertos pela Prefeitura Municipal, o efetivo é de 131 guardas, dos quais 14 são mulheres”, lembrou.

Na expectativa da inauguração, o prefeito Julio Lóssio frisou que, “nesse 21º aniversário da GM de Petrolina teremos muito que comemorar, pois constatamos no nosso cotidiano, enquanto cidadãos petrolinenses, que a Guarda vem contribuindo muito ao longo desses 21 anos com a segurança do patrimônio mais importante para nossa cidade: o nosso povo”.

Texto: Cristiane Nogueira

BACHARELANDO EM MEDICINA PARTICIPA DE III ENCONTRO CIENTÍFICO DE NUTRIÇÃO NO HOSPITAL ALBERT EINSTEIN

blogqsp.prof.arnaldo.césar

O Professor de Química do Curso Top de Linha e bacharelando em medicina, Arnaldo César, que também é fundador do canal cursodequimica.com (que apresenta aulas gratuitas de Química voltadas para o ENEM e o ensino médio), participou no inicio do mês de abril do III Encontro Científico de Nutrição que agregou o I Simpósio Internacional de Terapia Nutricional e o I Encontro de Nutrição em Pacientes Graves, no hospital Albert Einstein, em São Paulo.

No evento foram abordados assuntos como: manejo nutricional em pacientes graves e pediátricos, a controversa conduta com relação à modulação da microbiota intestinal no ambiente hospitalar, utilização de importantes nutrientes na saúde e na doença, o paradoxo da obesidade, o difícil entendimento do Comportamento Alimentar Humano, além do gerenciamento de risco e a segurança do paciente sob o olhar da nutrição.

Continuar lendo

FEINCARTES 2015 VAI OFERECER OFICINAS GRATUITAS DE ARTESANATO

blogqsp.feincartes.petrolina

A oferta de 28 oficinas de artesanato, promete movimentar a programação da 4ª edição da Feira Internacional de Artesanato e Decoração – Feincartes, que acontece entre os dias 1 e 10 de maio próximo no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina – PE.

Além de uma grande variedade em peças étnicas, esculturas, acessórios, móveis, pinturas, esculturas e artigos de moda, vindos de 9 países e 15 estados brasileiros, a Feincartes 2015 também vai ensinar a trabalhar com renda renascença, técnicas de pintura sobre tela (efeito madeira e pele), bijuterias em couro, tricô sem agulhas e flor de escamas, nos horários de 18h a 21h30.

De acordo com a coordenadora do evento Maria Mathias, seis instrutores de várias partes do país, entre técnicos do Senar e Sebrae, estarão ministrando as capacitações, do dia 2 ao dia 9, com turmas de no máximo 15 pessoas. “Serão oferecidas ainda oficinas de customização de almofadas (brindes para festas), porta guardanapos com reciclagem de pet de guaraná, customização em tecido, quadro com reciclagem em sementes e reciclagem de tecidos colares”.

Continuar lendo

ALVORLANDE E MARIA ELENA AVALIAM QUE AUDIÊNCIA PÚBLICA DA REFORMA POLÍTICA CUMPRIU SEU PAPEL ESCLARECEDOR

blogqsp.elena e alvorlande

Bastante prestigiada, a audiência pública sobre a reforma política realizada na última sexta-feira, 24, na Câmara de Vereadores de Petrolina, deixou os vereadores Alvorlande Cruz (PRTB) e Maria Elena Alencar (PSB), satisfeitos com os resultados do debate. Segundo Alvorlande, Petrolina é a primeira cidade do interior pernambucano a trazer o tema para ser discutido com a presença da comissão especial da Câmara Federal na discussão que tem como integrante, o deputado federal Tadeu Alencar, condutor dos trabalhos da audiência.

“Petrolina mais uma vez parte na frente. Hoje esse e um tema que é o clamor da sociedade que foi as ruas pela mobilidade urbana e agora pela reforma política. Hoje se discute essa reforma aonde os grandes partidos a exemplo do PMDB querem engolir os nanicos. Se discute muitos pontos e por isso trouxemos o deputado federal Tadeu Alencar para debater”, afirmou Alvorlande. Tadeu Alencar é titular da comissão especial da Câmara que analisa a reforma política.

Continuar lendo

EM PETROLINA 45 MENORES SÃO APREENDIDOS EM FESTA RAVE

Dando continuidade aos trabalhos da Operação Saturação, o comando do 5º BPM efetuou na noite de sábado (25.04), a apreensão de 45 menores em uma festa denominada RAVE, que acontecia na Chácara Bom Pastor – situada a Estrada da Tapera.

A referida festa não tinha autorização do Poder Público Municipal, já que não havia nenhum tipo de licença concedida para a realização da referida festa. Segundo a Polícia Militar os 45 menores foram conduzidos a Vara da Infância e Juventude, para as providências cabíveis.

Na mesma ocorrência a Policia Militar se deslocou ainda para a Chácara Park das Emas, onde também era realizado um evento festivo denominado de PRIVATE FEST, que também não tinha as licenças concedidas pelo Poder Público Municipal e ficou constatado que a sonorização perturbava o sossego dos vizinhos.

O responsável pelo evento foi notificado pela Secretária de Ordem Pública e orientado a encerrar a festa.

SEDIS INICIA AS PRÉ – CONFERÊNCIAS MUNICIPAL DO IDOSO

blogqsp.Convite Malhada da Areia

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS e o Conselho Municipal do Idoso – CMDI iniciou as Pré – Conferências da Pessoa Idosa, que tem como objetivo preparar o usuário para a discussão dos temas que irão ser abordados durante a Conferência Municipal da Pessoa Idosa, que será realizada no dia 06 de maio, no Espaço Multieventos da Univasf.

A primeira Pré – Conferência aconteceu no João Paulo II, na sede da Associação e contou com a participação dos idosos dos Serviços de Convivência, representantes da Associação, a equipe do CRAS do João Paulo II, o assessor de gestão intersetorial, Roosevelt Duarte, moradores do bairro e entorno. A próximo encontro foi realizado nesta sexta-feira (24), às 14h30, no CRAS da Malhada da Areia.

 

CRONOGRAMA PRÉ-CONFERÊNCIAS DO IDOSO

DIA HORÀRIO LOCAL
28/04/2015 14 h CRAS Tabuleiro
29/04/2015 9 h CRAS Itaberaba
30/04/2015 15 h Casa da Cultura – NAENDA

Por Emanuelle Lustosa/SEDIS

SAAE TRABALHA NA INSTALAÇÃO DE REDE DE ÁGUA NA GIUSSEPPE MUCCINI

blogqsp.saae.Giusseppe Muccini.piranga

Atendendo as obras da Intervenção Urbana, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro trabalha na instalação e substituição da rede de água na Avenida Giusseppe Muccini, bairro Piranga. Para a nova rede serão instalados 1.000 metros de tubulação de 60 milímetros e substituídos mais de 2.500 metros de tubos de 250 mm.

O chefe de redes e ramais da autarquia, Daniel Carneiro, explica que as antigas redes foram construídas com canos de cimento amianto e, por isso, rompem com facilidade, provocando o desperdício de água, além de ser prejudicial à saúde. “Agora estamos substituindo por tubos de PVC e PBA de 110 a 250 mm, melhorando a distribuição de água em toda área, já que a durabilidade do material é maior e mais segura”.

Continuar lendo

II INTERCÂMBIO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DA REDE MUNICIPAL

blogqsp. Intercâmbio de Língua Estrangeira da Rede Municipal.petrolina

Começam os preparativos para o II Intercâmbio de Língua Estrangeira da Secretaria Municipal de Educação – Seduc, que este ano será para os Estados Unidos, diferentemente do ano passado, quando os alunos, classificados para viagem de intercâmbio, foram conhecer dois países da Europa de língua inglesa.

Este ano, uma das novidades é a parceria que está sendo formada com a Fundação Companheiros da América, indicada pelo próprio Consulado Americano, em Pernambuco, para facilitar os trâmites do Intercâmbio Estudantil organizado pela Prefeitura de Petrolina, através da Seduc.  A Fundação está sendo representada pelo professor mestre e advogado, Tibério Pedrosa Monteiro.

Continuar lendo

A PREFEITURA DE PETROLINA E A POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

Prefeitura de Petrolina PE   Foto Farnésio Silva

Prefeitura de Petrolina PE Foto Farnésio Silva

A Prefeitura de Petrolina é hoje uma das maiores empregadoras do município, são cerca de 7 mil funcionários que atuam nas diversas áreas da gestão municipal. Compreendendo que a eficácia dos serviços prestados pelos servidores, está diretamente associada a qualidade de vida da população, o prefeito Julio Lossio, desde o início de sua gestão, prioriza o funcionário público municipal. O rigor na pontualidade dos pagamentos dos salários denota este cuidado.

Lossio também evidencia seu reconhecimento, pelo trabalho exercido pelos servidores, com os reajustes salariais oferecidos ao longo deste ano. O mais recente, anunciado nesta quinta-feira (23), com a adesão do piso nacional para Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. Outras categorias, que compõem o quadro da Secretaria de Saúde do município, como enfermeiros, Cirurgiões-Dentistas, Médicos plantonistas do SAMU, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnicos e algumas outras categorias, também já foram beneficiados com percentuais de reajustes. Somam-se ainda aos servidores contemplados por reajustes, professores e os funcionários efetivos da gestão. Continuar lendo