CONSELHOS DO VELHO SÁBIO

A criação da mulher e do amor

Diz a lenda que o Senhor, após criar o homem e não tendo nada sólido para construir, fez a Mulher, tomou um punhado de ingredientes delicados e contraditórios, tais como timidez e ousadia, ciúme e ternura, paixão e ódio, paciência e ansiedade, alegria e tristeza e assim fez a Mulher e a entregou ao homem como sua companheira. Após uma semana, o homem voltou e disse:

- Senhor, a criatura que me deste faz a minha vida infeliz. Ela fala sem parar e me atormenta de tal maneira que nem tenho tempo para descansar. Ela insiste em que lhe dê atenção o dia inteiro e assim as minhas horas são desperdiçadas. Ela chora por qualquer motivo e fica facilmente emburrada e, às vezes, fica muito tempo ociosa. Vim devolvê-la porque não posso viver com ela.

Depois de uma semana o homem voltou ao Criador e disse:

- Senhor, minha vida é tão vazia desde que eu trouxe aquela criatura de volta! Eu sempre penso nela, em como ela dançava e cantava, como era graciosa, como me olhava, como conversava comigo e como se achegava à mim. Ela era agradável de se ver e de acariciar. Eu gostava de ouvi-la rir. Por favor, me dê ela de volta.

- Está bem, disse o Criador. E a devolveu.

Mas, três dias depois, o homem voltou e disse:

- Senhor, eu não sei. Eu não consigo explicar mas, depois de toda esta minha experiência com esta criatura, cheguei à conclusão que ela me causa mais problemas do que prazer. Peço-lhe, tomá-la de novo! Não consigo viver com ela!

 

O Criador respondeu:

- Mas também não sabe viver sem ela.

E virou as costas para o homem e continuou seu trabalho.

O homem desesperado disse:

- Como é que eu vou fazer? Não consigo viver com ela e não consigo viver sem ela.

E arremata o Criador:

- Achei que, com as tentativas, você já tivesse descoberto. Amor é um sentimento a ser aprendido. 

É tensão e satisfação. É desejo e hostilidade. É alegria e dor. Um não existe sem o outro. A felicidade é apenas uma parte integrante do amor. Isto é o que deve ser aprendido. O sofrimento também pertence ao amor. Este é o grande mistério do amor, a sua própria beleza é o seu próprio fardo.
Em todo o esforço que se realiza para o aprendizado do amor é preciso considerar sempre a doação e o sacrifício ao lado da satisfação e da alegria. 

A pessoa terá sempre que abdicar de alguma coisa para ganhar outra. 

É como plantar uma árvore frente a uma janela…
Ganha-se sombra, mas perde-se uma parte da paisagem. É preciso considerar tudo isso,
quando nos dispomos a aprender a amar.

Reflita !!

Velho Sábio.

Boa Noite !!

DIVULGADA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA UNIVERSITÁRIA 2014

BLOGQSP.FACAPEOs estudantes da Facape e UPE já podem conferir a programação da Semana Universitária 2014, que acontecerá entre 1º e 3 de outubro com atividades nas duas instituições. A programação é formada por palestras, mesas redondas, seminários, apresentação de painéis, oficinas e minicursos.

As atividades contemplam diversas áreas e todos os cursos oferecidos na Facape e UPE. As inscrições serão abertas neste sábado (20), a partir das 8h, através do endereço eletrônicohttp://sistemas.facape.br:8080/eventosacademicos/actEventos.do?m=carregarHome ou no link ‘Eventos Acadêmicos’, disponível no site da Facape (www.facape.br).

Quem não for estudante da Facape ou UPE também pode participar da programação seguindo o mesmo procedimento para realização das inscrições.

PPGEDUC INSCREVE PARA MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO: 58 VAGAS

blogqspuneb1O Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da UNEB está com inscrições abertas para seleção de aluno regular 2015 dos cursos de mestrado e doutorado.

Para realizar inscrição para o mestrado, os interessados devem apresentar a documentação exigida no edital e o comprovante de pagamento da taxa de R$120, na secretaria do programa, no Campus I da Universidade, em Salvador. Estão sendo oferecidas 41 vagas.

A seleção compreende quatro etapas: prova temática, avaliação de currículo lattes, anteprojeto e memorial, entrevista e prova de língua estrangeira.

Doutorado oferece 17 vagas

No período de 22 setembro a 10 de outubro, o PPGEduC vai estar com inscrições abertas para o curso de doutorado. O procedimento para inscrição a ser seguido pelos candidatos será o mesmo exigido para a seleção do mestrado. Estão sendo ofertadas 17 vagas.

Continuar lendo

Lomadee, uma nova esp?cie na web. A maior plataforma de afiliados da Am?rica Latina.

DUNGA CONVOCA SELEÇÃO PARA AMISTOSOS CONTRA ARGENTINA E JAPÃO

Com duas novidades, Dunga convoca seleção brasileira para Superclássico das Américas
Em coletiva realizada na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quarta-feira (17), o treinador Dunga divulgou a sua segunda lista de convocados a Seleção Brasileira de Futebol. As partidas amistosas contra Argentina e Japão, marcada para os dias 11 e 14 de Outubro em partidas na China e em Cingapura.

Confira a lista dos convocados:

Goleiros:

Jefferson – Botafogo
Rafael – Napoli

Zagueiros:
David Luiz – PSG
Marquinhos – PSG
Gil – Corinthians
Miranda –Atlético de Madrid
Mário Fernandes – CSKA

Laterais:
Dodô – Inter de Milão Continuar lendo

DILMA E A ABSTENÇÃO

blogqsp.Fernando_Veloso3A nova pesquisa aponta 6 pontos de vantagem de Dilma sobre Marina. O PT tem duas semanas para ampliar essa diferença, pois corre o risco de ver Marina emergir das urnas do primeiro turno na frente.

Explico: a abstenção atinge mais Dilma que adversários por ter voto concentrado nas camadas D e E, faixas de maior abstenção, historicamente. Em 2010 Dilma tinha quase 10 pontos sobre os demais e terminou indo ao segundo turno.

Com 2 min de TV Marina tem resistido aos 12 min do PT. No segundo turno o tempo é igual 10 min pra cada. Aí vai ser outra eleição…. haja adrenalina.

Fernando Veloso/Facebook

PREFEITURA DE JUAZEIRO FISCALIZA OBRAS DO MINHA CASA MINHA VIDA

<A Equipe Técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) de Juazeiro visitou nesta terça-feira (16), as obras de construção dos Residenciais Juazeiro I e Juazeiro II, do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), localizado no bairro Itaberaba. As obras do Residencial Juazeiro I estão com 85% dos serviços de construção já concluídos.

Estiveram visitando o canteiro de obras dos dois empreendimentos a gerente de Habitação da SEDUH, Sandra Timóteo, e o Engenheiro Civil Paulo Adriano. As visitas consistem em verificar se às normas exigidas pela construção civil estão sendo atendidas, bem como fiscalizar se o cronograma físico está sendo cumprido. “O projeto do Governo Federal, em parceria com o município, irá beneficiar muitas famílias juazeirenses. Continuar lendo

REVISTA CANUDOS QUE TRAZ CURIOSIDADES DO CANGAÇO TERÁ LANÇAMENTO NESTE DIA 17

blogqspunebO Centro de Estudos Euclides da Cunha (CEEC), órgão suplementar vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da UNEB, irá lançar na próxima quarta-feira (17) nova edição da Revista Canudos.

A cerimônia acontecerá às 19h, na Livraria Cultura, no segundo piso do Salvador Shopping, na capital baiana.

A revista tem como objetivo divulgar a história, a cultura e a memória popular dos sertões brasileiros, como também estudos e pesquisas acadêmicas ligadas à temática sertaneja.

As matérias são assinadas por historiadores e pesquisadores da cultura do cangaço. A publicação recebe o selo da Editora da UNEB (EdUNEB).

Mais informações no site www.uneb.br.

IF/JUAZEIRO DEVE SER INAUGURADO NOS PRÓXIMOS DIAS

If-juazeiro  Foto Farnésio Silva

If-juazeiro                               Foto Farnésio Silva

Nesta quarta-feira (17) a população Juazeirense recebeu a Direção Geral Campus Juazeiro (IFBA), do Instituto de Educação Profissional-tecnológica da Bahia . De acordo com o Prefeito da Cidade, Isaac Carvalho, o Instituto é o resultado das mudanças promovidas no ensino técnico- profissional e deverá atuar de acordo com a demanda do mercado de trabalho da região, contribuindo para a cultura empreendedora e tecnológica do município.

“O IFBA é a realização de um sonho que Juazeiro aguarda há mais de trinta anos…Essa escola técnica federal vem com certeza contribuir muito com o desenvolvimento não só de Juazeiro, mas com toda a região Norte da Bahia.”. Ratificou.

O diretor geral do IFBA Campus/Juazeiro, Emmanuel Moraes explica que o instituto beneficiará aproximadamente 1200 estudantes, sendo que dos cursos que serão oferecidos, dois, um na área de Comércio e outro em Segurança do Trabalho, já são realizados através do Núcleo de Juazeiro, desde o segundo semestre de 2010 em uma escola cedida pelo município. Continuar lendo

BOREGA LANÇA COLETÂNEA DE CHARGES SOBRE AS ELEIÇÕES NA BAHIA

unnamedPalco de disputas políticas acirradas entre opositores e até mesmo correligionários, a pré-campanha eleitoral esse ano na Bahia é o tema da coletânea de charges que o cartunista Borega lança pela Editora Quadro a Quadro, na próxima segunda-feira (22), às 19h, na Livraria Saraiva do Salvador Shopping.

Intitulada “Eleições 2014: A Aventura está no ar”, a série retrata, em 27 episódios, e com uma sátira apurada, os bastidores da disputa que culminou na escolha das chapas majoritárias.

As ilustrações da série fizeram sucesso no portal Bahia Notícias, entre fevereiro e abril desse ano, motivo que levou o cartunista a reuni-las neste livro de 36 páginas, que tem o formato de quadrinhos. “Borega sintetizou de forma precisa e com um humor refinado o clima desta fase da disputa eleitoral. Na medida em que eram publicadas, as charges causaram um verdadeiro fuzuê nos corredores da Assembleia Legislativa”, destacou o jornalista Paulo Bina, chefe da Assessoria de Comunicação da ALBA. Continuar lendo

DEBATE COM CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL MOVIMENTOU A NOITE EM JUAZEIRO

unnamedO candidato a deputado estadual Zó (PC do B), participou na noite de ontem (16), de um debate promovido pela Faculdade São Francisco de Juazeiro – FASJ. Dividido em três blocos,  as perguntas foram elaboradas pelos estudantes da instituição e buscaram abordar temas como saúde, educação, administração pública, prestação de contas, dentre outros.

Bastante seguro, Zó mostrou mais uma vez o seu conhecimento sobre os problemas que afetam a população. Questionado sobre a saúde pública, o candidato a deputado estadual fez questão de ressaltar os avanços que o país já passou nos últimos anos.  “O Brasil é o único país do mundo, com mais de 100 milhões de habitantes, que possui sistema unificado, público e gratuito de saúde.

Sei que precisamos melhorar, mas não podemos esquecer das coberturas de vacinas, como recentemente HPV, e o tratamento de Aids que hoje somos referência”, afirmou. Continuar lendo

ESCOLA DE APLICAÇÃO EM PETROLINA DIVULGA EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS

blogqspconcursoA Escola de Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira – Ensino Fundamental e Médio torna de conhecimento público, o Edital de seleção para a habilitação de candidatos as vagas do 6º ano (antiga 5ª série) do Ensino Fundamental do ano letivo de 2015.

O processo de seleção será realizado em uma única etapa e destina-se a seleção de candidatos para o preenchimento de 70 (setenta) vagas do 6º ano (antiga 5ª série) do ensino Fundamental do ano letivo de 2015.

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas por meio de 04 (quatro) sistemas de vagas: a) sistema universal de concorrência; b) sistema específico de cotas para aqueles candidatos oriundos de escolas da rede pública estadual ou municipal do Estado de Pernambuco;c) sistema de vagas reservadas para os filhos ou dependentes de servidores da Escola de Aplicação e Universidade de Pernambuco – UPE, e d)  sistema de vagas reservadas para as  pessoa portadoras de necessidades especiais. Continuar lendo

CURSO DE AGRONOMIA DA UNEB/JUAZEIRO CONQUISTOU A QUARTA ESTRELA NA AVALIAÇÃO DO GE DA EDITORA ABRIL

unnamedO curso de Engenharia Agronômica do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro,  que fica na região Norte do Estado, foi destaque na avaliação realizada pelo Guia do Estudante (GE) da Editora  Abril.

O resultado estará nas bancas a partir do dia 10 de outubro na publicação Guia de Profissões Vestibular 2015.

Este ano a graduação conquistou a quarta estrela na avaliação da Editora Abril realizada em instituições de ensino superior em todo país. O ranking permite classificar os cursos de bacharelado e licenciatura em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas), e excelentes (cinco estrelas).

De acordo com o diretor do DTCS, o professor Jairton Fraga Araújo, os avanços que tem acontecido no curso contribuem de forma significativa para essas conquistas. “Temos um corpo docente composto por doutores; aprovamos projetos de pesquisa; captamos recursos para melhorar a infraestrutura da Instituição. Continuar lendo

SESP CONSTRÓI BUEIRO NO BAIRRO TABULEIRO

blogqsp_obraandamento1

Imagem/Ilustrativa

Dentro das ações de melhoria da infraestrutura urbana e da qualidade de vida da população, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), deram início nesta terça-feira (16), à construção de um bueiro capeado na Avenida Maria Madalena no bairro Tabuleiro.

A obra executada pela Inova Construtora tem como objetivo facilitar o escoamento das águas pluviais e reduzir as possibilidades de pontos de alagamentos que causam transtorno para quem trafega pelas ruas do bairro em épocas de chuvas. A previsão para finalização dos serviços é de 20 dias.

Com cinco metros de extensão e dez metros de largura, a obra do bueiro será feita por etapas. A primeira consiste na abertura e preparação do solo, em seguida será colocado um colchão de areia que será apiloado.

Logo após será inserido um lastro de concreto para receber a estrutura do bueiro. A obra será finalizada com a construção de uma laje pavimentada para que a comunidade possa trafegar no local com segurança. Continuar lendo

INSCRIÇÕES PARA O 1º JOGOS ABERTOS DE JUAZEIRO JÁ ESTÃO ABERTAS

unnamedA Prefeitura de Juazeiro, através da Superintendência de Esportes, abriu as inscrições para o 1º Jogos Abertos de Juazeiro. Interessados devem comparecer ao Ginásio de Esportes Aloísio Viana até o dia 26 de setembro, das 8h às 17h. Não será cobrado taxa de inscrição.

O Gerente de Esportes, José Carlos Santana, explica que realizar os Jogos Abertos no município é uma discussão antiga, mas que somente neste ano, foi inserido no calendário esportivo para atletas com idade a partir dos 16 anos. “Por que quando se encerra a idade escolar, normalmente o atleta não segue aquela modalidade.

Antes nós tínhamos atletas de 19 anos, que era o juvenil e agora não temos mais, pois nos adequamos ao calendário nacional. Então criamos os Jogos Abertos para atender a esse público que já não está mais nas disputas dos jogos escolares e quer praticar esporte”, explica Santana. Continuar lendo

O DIA DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DA BAHIA

Eleições Bahia: candidatos concedem entrevistas nesta quarta-feira

BN - Os postulantes ao governo da Bahia passam a quarta-feira (17) concedendo entrevistas à imprensa, em sua maioria. Rogério Da Luz (PRTB) recebeu lideranças políticas e candidatos a deputados no comitê pela manhã e grava programa eleitoral no resto do dia.
Rui Costa (PT) concedeu entrevista a duas emissoras de rádio pela manhã e faz carreata em Malhada de Pedra, Brumado e Ibitira, distrito de Rio do Antônio, de tarde, antes de fazer comício em Caetité.
Lídice da Mata (PSB) concede entrevista a emissoras de rádio e televisão pela manhã e faz caminhada no fim de linha de Boa Vista de São Caetano à tarde.
Paulo Souto (DEM) participa da Carreata do Cabula na manhã e, pela tarde, se reúne com equipe de campanha. À noite, o candidato faz comício em Paulo Afonso.
Marcos Mendes (PSOL) concede entrevistas a emissoras de televisão e rádio ao longo do dia. Renata Mallet (PSTU) não divulgou agenda para esta quarta.

PETROLINA COMEMORA SEUS 119 ANOS SENDO REFERÊNCIA EM PERNAMBUCO

Foto Farnésio Silva

                       Orla de Petrolina-PE                                 Foto Farnésio Silva

Cidade do sertão Pernambuco conhecida internacionalmente por sua fruticultura rica e abastada, Petrolina também se destaca quando o assunto é saúde. Ao longo de cinco anos, a gestão tem proporcionado mais dignidade e qualidade no atendimento à saúde dos petrolinenses. Hoje, o município tem uma cobertura de saúde de 74,57% maior cobertura que das cidades de médio e grande porte do Estado como Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Recife, Olinda e Paulista.

O reconhecimento de Petrolina é resultado de ações bem sucedidas como o Projeto AME, idealizado pela gestão Lossio, a partir da escuta da população feita através do programa Petrolina Participativa. “Somente com vontade política e estratégias de saúde humanizadas conseguimos avançar.

Em cinco anos reduzimos a mortalidade infantil, construímos AME, reformamos e ampliamos unidades de saúde, expandimos as equipes de saúde da família, implantamos programas como o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e o Serviço de Atenção Domiciliar, o SAD que têm levado mais saúde e incorporado hábitos de uma vida saudável com mais qualidade de vida aos nossos petrolinenses. Portanto, Petrolina tem muitos motivos para comemorar seus 119 anos”, afirma a secretária de Saúde Lucia Giesta. Continuar lendo

‘Laranja’ confirma que Yousseff é sócio de UTC; empresa doou R$ 2,4 mi na BA nas eleições

Juathai e Adolfo Viana receberam doação

Juthai e Adolfo Viana receberam doação da UTC

A baiana UTC Engenharia foi confirmada como uma das sócias da GFD, acusada de remeter dinheiro ao exterior pelo doleiro Alberto Yousseff, pelo advogado Carlos Alberto Pereira da Costa, apontado como ‘laranja’ do doleiro na Operação Lava Jato. Nas eleições 2014, o grupo já doou R$ 2,4 milhões, de acordo com a 2ª parcial da prestação de contas, para as campanhas de Rui Costa (PT) – R$ 1,5 milhão -, Otto Alencar (PSD) – R$ 300 mil -, Jutahy Magalhães (PSDB) – R$ 50 mil -, Bebeto Galvão (PSB) – R$ 50 mil -, Adolfo Viana (PSDB) – R$ 50 mil -, Fábio Souto (DEM) – R$ 100 mil – e Mário Negromonte Jr. (PP) – R$ 100 mil.

De acordo com reportagem do Valor Econômico, a própria UTC remeteu uma nota confirmando a sociedade no empreendimento Dual Medical & Business, em Lauro de Freitas. “Trata-se de uma Sociedade em Conta de Participação. Não há nada de oculto nessa sociedade. A UTC também é cotista, ao lado de outros 14 participantes, dentre os quais a GFD, do Web Hotel Salvador”, afirmou a empresa do baiano Ricardo Pessoa, que detém 56,52% das ações do grupo.

Além de citada pelo ‘laranja’ do doleiro, a UTC Engenharia apareceu ainda no depoimento do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, como um dos grupos a fazer parte do cartel delatado por ele e que atuaria dentro da estatal para obter contratos milionários. Continuar lendo

PAULO CÂMARA ‘VIRA’ EM PERNAMBUCO E TIRA LIDERANÇA DE MONTEIRO

armando monteiro paulo camara

Armando Monteiro, que chegou a liderar com folga, agora está atrás de Paulo Câmara

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (16) confirma uma das viradas mais espetaculares na disputados estaduais: o candidato do PSB ao governo de Pernambuco, Paulo Câmara, ultrapassou o rival Armando Monteiro (PTB) e agora lidera nas intenções de voto.

Agora, Câmara soma 38% das intenções de voto, contra 32% de Monteiro. Em agosto, o candidato do PTB era quem somava 38%, enquanto Paulo Câmara havia chegado aos 29%, após um salto impressionante em relação a pesquisa anterior, que o colocava com apenas 11%.

Numa simulação de segundo turno, Paulo Câmara tem 40% e Armando Monteiro 34%, Brancos e nulos somam 11% e não souberam responder 16%.

Realizada entre os dias 12 e 15 de setembro, a pesquisa contou com 2.002 entrevistas em 82 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo número PE-00025/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-00652/2014.

PETROLINA E REGIÃO SE PREPARAM PARA PRESTIGIAR A 21ª CORRIDA DE ARGOLINHAS DO SÍTIO CALDEIRÃO

unnamedDomingo, dia 21 de setembro, o Sítio Caldeirão, na região de Rajada (distrito de Petrolina-PE), realiza um dos eventos de maior tradição do município.

A 21ª Corrida de Argolinhas do Parque Pedro Berto é um evento consolidado e costuma atrair participantes e expectadores de vários municípios da região como Petrolina, Afrânio, Dormentes e Lagoa Grande, em Pernambuco e de estados vizinhos como Casa Nova e Juazeiro/BA e Acuã, Queimada Nova e Paulistana, no Piauí.

A programação deste ano acontece no dia em que se comemoram os 119 anos de emancipação política de Petrolina, um aperitivo a mais para que mais pessoas prestigiem a festa. Tradicional e marcado pela forte presença da população, a Corrida de Argolinha do Sítio Caldeirão, é uma das marcas culturais do Sertão do São Francisco. Continuar lendo

PROFESSOR DE JUAZEIRO FOI SELECIONADO PARA PARTICIPAR DO WORKSHOP DO YOUTUBE EDU ACADEMY, EM SÃO PAULO

unnamedO professor de química e diretor do Curso Top de Linha, Arnaldo César, foi selecionado para participar do Youtube Edu Academy, um workshop nacional voltado para educadores. O evento tem o objetivo de fomentar canais educacionais na plataforma Youtube para aproximar alunos e professores e acontece na próxima quinta-feira (18), na sede do Google em São Paulo.

Participarão apenas 40 educadores, onde o professor Arnaldo foi o único selecionado de todo estado baiano. “Fiquei muito feliz, no workshop iremos aprender como usar a plataforma de uma maneira mais atraente, temos a convicção de que os alunos serão os maiores beneficiados”, disse. Continuar lendo

FBC CADA VEZ MAIS PRÓXIMO DE JOÃO PAULO

Pesquisa Ibope sobre a disputa do Senado, divulgada na noite desta terça-feira (16) pela TV Globo, aponta o candidato da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, João Paulo (PT), na liderança, com 32% das intenções de voto. Em segundo lugar vem o postulante da Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB), com 27%.

Simone Fontana (PSTU), Albanise Pires (PSOL) e Oxis (PCB) aparecem com 1% cada. Brancos e nulos atingem 16% das citações, enquanto que 22% não souberam responder. Se comparado com o levantamento anterior, divulgado em 26 de agosto, o petista recuou três pontos percentuais, enquanto que o socialista avançou cinco. Continuar lendo

CARRETA MÓVEL DO SENAC EM JUAZEIRO TERÁ CURSOS E OFICINAS EM SETEMBRO E OUTUBRO

unnamedVocê aprecia a boa comida, mas acredita não ter aptidão? É profissional do seguimento da gastronomia e sente necessidade de buscar mais qualificação ou é dona de casa e quer aprender um pouco mais sobre culinária para fazer aquele jantar especial para a família? Então fique atento às opções de cursos e oficinas que serão oferecidos pela Prefeitura de Juazeiro e Senac, nestes meses de setembro e outubro na Carreta Móvel.

Nesses mais de dois anos a Carreta Móvel já ofereceu uma grade de mais de 20 cursos/oficinas, capacitando para o mercado um número que já ultrapassa os dois mil participantes. Agora o município firma um termo aditivo com a instituição para um período de mais 60 dias. “Inicialmente a carreta iria ficar pelo período de seis meses e hoje ultrapassamos os dois anos. Continuar lendo

PROJETO LEVA A ARTE DO MOVIMENTO PARA ESCOLA PÚBLICA EM PETROLINA

unnamedNeste sábado (20/09), o pátio da Escola Moysés Barbosa vai se transformar em um palco para a dança, abrindo os portões para toda a comunidade assistir apresentações gratuitamente. Na programação da mostra, que inicia às 15 horas, constam cinco grupos de artistas profissionais da região, incentivando a reflexão da prática artística dentro e fora do ambiente escolar.

O projeto Escola Em Movimento surgiu através dos sonhos de um professor, quando planejou abordar a dança na escola como uma linguagem de conhecimento de forma contextualizada. “Pretendo a partir disso, criar um grupo de dança dentro da escola, aliando estes estudos na teoria e na prática”, afirma Geraldo de Lima Lopes, arte-educador e idealizador do projeto.
Para alcançar seu sonho, algumas barreiras foram encontradas, como a falta de estrutura. Porém, com o projeto, eles irão poder criar na escola um sala adequada para dançar. “Cheguei na escola em 2012 e sempre percebi uma falta de espaço para essas aulas práticas, que aconteciam em espaços que não favoreciam à aprendizagem, nem tinham o conforto e cuidado que o corpo necessita para se experimentar”, lembra o professor.
Agora, falta conquistar o interesse dos alunos, para isso, uma mistura de linguagens serão apresentadas, como dança popular, dança contemporânea, dança de rua, capoeira e dança de salão.  Além das apresentações, o projeto também contempla uma série de ações formativas para alunos e professores da instituição. Antes da mostra de espetáculos, os professores receberam uma capacitação em arte-educação e, nos próximos meses, ainda serão realizadas cinco oficinas para os alunos.
O sonho do professor de arte, foi viabilizado após a aprovação no edital Mais Cultura nas Escolas, do Ministério da Cultura, e ainda conta com a parceria da Entre Lados Cia. de Dança, que assina a coordenação artística do projeto.

EMEI LENI LOPES CONVOCA COMUNIDADE PARA ASSEMBLEIA GERAL

blogqspcrianca foto Farnésio Silva1A direção da Escola Municipal de Educação Infantil Leni Lopes de Araújo Santos, que fica localizada no Bairro Piranga I, convoca professores, pais de alunos, funcionários e comunidade em geral para participar de uma Assembleia Geral no dia 30 de setembro, às 19h, na EMEI.

O objetivo da assembleia é convidar a todos os presentes a participar de atividades pedagógicas, administrativas e financeiras da escola, além de prestar serviços à entidade. “Nós vamos deliberar sobre a criação da Unidade Executora própria (UEX), a eleição dos membros dos conselhos e dos dirigentes da entidade, o empossamento desses membros e analisar e discutir a aprovação do estatuto da entidade”, explicou a Gestora da EMEI, Anailma Gomes dos Santos Continuar lendo

NÚMEROS DA NOVA PESQUISA IBOPE

Dilma tem 36%; Marina, 30%; e Aécio, 19%

blogqsppesquisa0Pesquisa Ibope contratada pelo Estadão e pela Rede Globo apontou queda na intenção de voto na presidente Dilma Rousseff (PT) e uma diminuição da distância entre a candidata do PSB, Marina Silva, e o candidato do PSDB, Aécio Neves, no primeiro turno.
Os dados mostram que Dilma caiu de 39% para 36%, enquanto Marina oscilou de 31% para 30% e Aécio subiu de 15% para 19%.

O pastor Everaldo Pereira (PSC) manteve 1% das intenções de voto na comparação com a pesquisa anterior, realizada entre 5 e 8 de setembro. A soma dos outros candidatos também se manteve em 1%. Brancos e nulos oscilaram de 8% para 7% e indecisos, de 5% para 6%.

Segundo Turno Continuar lendo

COISAS QUE PRECISO DIVIDIR… O MUNDO GIRA E EU LEIO AS ESTAÇÕES!

unnamed*Cauby Fernandes

Acho que os meios de Comunicação são a forma mais eficaz  de mostrar ao mundo tudo que acontece nele …E  em meio a tantos burburinhos de coisas ruins sempre existe algo que vai nos tirar desse mundo de conflitos. Vou te dar um presente…

Resgatar o hábito da leitura entre os alunos, proporcionar a toda comunidade escolar um olhar diferente no que tange a leitura diária e ainda movimentar os espaços dentro e fora do Colégio através do compartilhar da leitura e suas várias maneiras de se mostrar…Essa é a proposta do projeto da Professora Milena  de Andrade /Coordenadora Pedagógica da escola Edson Ribeiro em Juazeiro.

O Projeto que teve inicio no ano de 2013, com vários autores da nossa literatura, através de uma leitura dinâmica do mundo em sua totalidade e minúcias, relendo, reinventando,lançando mão de um olhar transformador e imaginativo ao qual a leitura proporciona.

O projeto trouxe como proposta o desafio da Leitura. A cada Unidade após leitura e resumo das obras lidas, foi feita uma premiação simbólica com ênfase no desempenho de cada aluno.

No ano de 2013 a Vencedora foi a aluna Yanne do 3º ano com 70 livros lidos e devidamente resumidos. Continuar lendo

TELECENTRO/INCLUSÃO DIGITAL SERÁ INAUGURADO HOJE NO BAIRRO OURO PRETO

Imagem/Ilustrativa

Imagem/Ilustrativa

Fruto da parceria de um trabalho da Igreja Católica com a prefeitura de Petrolina, será inaugurado um telecentro/Inclusão Digital na Paróquia Nossa Senhora das Dores no bairro do Ouro Preto.

Com a inauguração do telecentro comunitário, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, crianças, jovens, adultos e idosos do bairro Ouro Preto passam a contar com acesso facilitado à internet.

“Queremos que além dos jovens, todos tenham acesso e aprendam a utilizar os computadores. Pensando também na terceira idade, teremos um monitor capacitado e softwares livres de iniciação à informática”, disse a Secretária de Cidadania Celia Regina Carvalho. Continuar lendo

SEDUC COMEÇA A FAZER ENTREGA DE PRÉDIOS REFORMADOS PARA A POPULAÇÃO

blogqspheitorleite seceducaçãopetO prefeito Julio Lossio e o secretário de Educação de Petrolina, Coronel Leite, cumprem agenda de inaugurações de reformas e benfeitorias em escolas da zona rural, esta manhã.  

As inaugurações começarão a partir das 9 horas da manhã, pela escola N9, no Projeto Senador Nilo Coelho,seguindo para a Escola Dr José de Araújo, na comunidade do Sítio Jardim , no setor Pau Ferro e depois, seguindo o cronograma previsto, no  CMEI  Fausta Siqueira, na Vila do projeto Senador Nilo Coelho, no N3  e logo depois, Escola Daniel Berg, no Assentamento Água Viva, também setor Pau Ferro

As novas aquisições nos prédios escolares faz parte de uma série de melhorias que estão sendo feitas nas unidades escolares  atendem às solicitações dos gestores de cada escola. “Estamos buscando  deixar o ambiente mais prazeroso, com mais qualidade e dignidade para nossos estudantes, e isso tem sido muito satisfatório na gestão atual, com atendimento especial para os nossos  estudantes da rede municipal,” explica o secretário  de Educação, Heitor Leite

ADAB ORIENTA PRODUTORES SOBRE OS CUIDADOS PARA O CONTROLE DA MOSCAS-DAS-FRUTAS NO NORTE DA BAHIA

unnamedA equipe da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri), já está no Vale do São Francisco, atuando no combate à Mosca-das-frutas (Ceratitis capitata).
Desde o primeiro dia do mês de setembro todos os engenheiros os agrônomos da agência, distribuídos pelo interior do Estado, foram mobilizados para a Região Norte para monitorar e fiscalizar os produtores sobre as medidas fitossanitárias do Plano Emergencial de combate à praga, que vem infestando as culturas de manga, uva, acerola e goiaba – principais hospedeiros das moscas.
A coordenadora do Projeto Estadual de Controle de Moscas-das-Frutas da Adab, Rita de Cássia Oliveira, explica que,nesta terça-feira (16), foi iniciado um corpo a corpo com os produtores dos Distritos de Curaçá, Mandacarú, Tourão, Maniçoba e Salitre, do Submédio São Francisco, contemplados pelo Plano denominado “Por um Vale sem Mosca-das-frutas”. Continuar lendo

CONSELHOS DO VELHO SÁBIO

 A arte de envelhecer

Conta um jovem universitário que no seu primeiro dia de aula o professor se apresentou e pediu que todos procurassem conhecer alguém que ainda não conheciam.

Ele ficou de pé e olhou ao redor, quando uma mão lhe tocou suavemente o ombro. Deu meia volta e viu uma velhinha enrugada, cujo sorriso lhe iluminava todo seu ser.

Ela lhe falou sorrindo: Oi, gato. Meu nome é Rose. Tenho oitenta e sete anos. Posso lhe dar um abraço?

O moço riu e respondeu com entusiasmo: claro que pode!

Ela lhe deu um abraço muito forte.

Por que a senhora está na Universidade numa idade tão jovem, tão inocente? Perguntou-lhe o rapaz.

Rindo, ela respondeu: estou aqui para encontrar um marido rico, casar-me, ter uns dois filhos e, logo me aposentar e viajar.

Eu falo sério, disse seu jovem colega. Quero saber o que a motiva a enfrentar esse desafio na sua idade.

Rose respondeu gentil: sempre sonhei em ter uma educação universitária e agora vou ter.

Depois da aula ambos caminharam juntos por longo tempo e se tornaram bons amigos.

Todos os dias durante os três meses seguintes saíam juntos da classe e conversavam sem parar.

O jovem universitário estava fascinado em escutar aquela “máquina do tempo”. Ela compartilhava com ele sua sabedoria e experiência.

Durante o curso, Rose se fez muito popular na universidade. Fazia amizades onde quer que fosse.

Gostava de se vestir bem e se alegrava com a atenção que recebia dos outros estudantes.

Ao término do último semestre, Rose foi convidada para falar na festa de confraternização. Naquele dia ela deu a todos uma lição inesquecível.
blogqspminutoapedraLogo que a apresentaram ela subiu ao palco e começou a pronunciar o discurso que havia preparado de antemão. Leu as primeiras frases e derrubou os cartões onde estavam seus apontamentos.

Frustrada e um pouco envergonhada se inclinou sobre o microfone e disse simplesmente:
Desculpem que esteja tão nervosa. Não vou poder voltar a colocar meu discurso em ordem. Assim, permitam-me, simplesmente, dizer-lhes o que sei.

Enquanto todos riam, ela limpou a garganta e começou:

Não deixamos de brincar porque estamos velhos; ficamos velhos porque deixamos de brincar.

blogqspminutofloresHá alguns segredos para manter-se jovem, ser feliz e triunfar.

Temos que rir e encontrar o bom humor todos os dias.

Temos que ter um ideal. Quando perdemos de vista nosso ideal, começamos a morrer.

Há tantas pessoas caminhando por aí que estão mortas e nem sequer sabem!

Há uma grande diferença entre estar velho e amadurecer. Se vocês têm dezenove anos e ficam um ano inteiro sem fazer nada produtivo se converterão em pessoas de vinte anos.

Se eu tenho oitenta e sete anos e fico por um ano sem fazer nada de útil, completarei oitenta e oito anos.

blogqspminuto4Todos podemos envelhecer. Não requer talento nem habilidade para isso. O importante é amadurecer encontrando sempre a oportunidade na mudança.

Não me arrependo de nada. Nós, de mais idade, geralmente não nos arrependemos do que fizemos mas do que não fizemos.

E, por fim, os únicos que temem a morte são os que têm remorso.

Continuar lendo

GEDDEL COM MEDO DE SER DERRUBADO POR AÉCIO

unnamedO jornalista e ex-diretor da revista VEJA e Época, Paulo Moreira Leite, publicou hoje (16), a notícia (http://goo.gl/fyh5oj) de que a queda de Aécio Neves para terceiro lugar tem gerado cenas constrangedoras em vários lugares, mas a campanha de seus aliados na Bahia superou as demais.

Temeroso de ser contaminado pelo desprestígio do candidato presidencial do PSDB, o candidato Geddel Vieira de Lima, adversário histórico do PT, de Lula, de Dilma e do governador Jaques Wagner, foi até a Justiça eleitoral para tentar impedir a campanha adversária de lembrar a platéia do horário político da mais pura verdade: que ele é o candidato de Aécio na Bahia.

Sem meias palavras, os advogados de Geddel alegaram que associação entre Geddel e Aécio é uma “degradação” e também podia ser considerado “difamação de imagem.” Também é “propaganda negativa.”

Para entender melhor a situação, é preciso reconhecer que Geddel deu o azar de sua propaganda aparecer no vídeo antes que a propaganda de Otto Alencar, o candidato apoiado por Lula. Aproveitando a oportunidade, a campanha de Otto Alencar colocou uma narradora para dizer: “Acabou o programa do candidato a senador de Aécio. Agora vai começar o programa do senador de Lula.” Continuar lendo

CURSO DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS DA UNEB INICIA O PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO

unnamedTrinta estudantes integram a primeira turma do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro (BA). Os futuros profissionais poderão atuar em setores como a indústria de alimentos, cosméticos, produtos fermentados e em outros ramos como a saúde, por exemplo.

A aluna de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia Fernanda Hohana Almeida destacou que o seu interesse em ingressar no curso foi motivado pelo gosto pela área da pesquisa, depois de fazer um curso técnico na área da Química.

Na graduação da UNEB, ela e os outros estudantes que iniciaram o semestre em setembro, terão aulas de sete disciplinas: biologia celular, desenho técnico, cálculo diferencial integral, zoologia geral, análise de produção textual, física e química experimental. Continuar lendo

BRASIL ATINGE META DA ONU E REDUZ A METADE, O NÚMERO DE PESSOAS QUE SOFREM COM A FOME

Brasil atinge meta da ONU e reduz a metade porcentagem de pessoas que sofrem com fome
Nos dez últimos anos, o Brasil conseguiu reduzir à metade a porcentagem de pessoas que sofrem com fome e conseguiu cumprir um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), fixados pelas Nações Unidas para 2015. A conclusão vem de relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o estado da insegurança alimentícia no mundo.
O ODM contempla oito pontos estabelecidos pelas Nações Unidas em 2000, com o propósito de melhorar as condições de vida das pessoas em extrema pobreza. A taxa de desnutrição nos períodos de 2000 a 2006 reduziu de 10,7% a menos 5% por conta da prioridade do governo em incluir a fome como agenda prioritária. Continuar lendo